Como passar roupa – Tudo que você precisa saber!

04/11/15

Na minha opinião uma das coisas mais chatas do serviço doméstico é passar roupa, rs! Confesso que não gosto tanto desta tarefa, mas sei da sua importância e necessidade.  Pensando nisso, resolvi reunir algumas dicas que me ajudam bastante neste processo e acredito que poder ajudar quem ainda tem dúvidas e dificuldades sobre como passar roupas.

passando roupa

Como passar roupa?

Lavagem e Secagem

O que mais interfere no processo de passar roupas é a forma como as peças foram lavadas e secas. Por isso, a minha primeira dica é não ultrapassar o limite de roupas permitido pela máquina de lavar. Isso muitas vezes deixa as peças torcidas e enrugadas, dificultado o processo de passar. Por isso, o ideal é que você respeite a capacidade da sua máquina de lavar.

Já na secagem das roupas, a dica é colocar as camisas sociais e peças estruturadas para secar já no cabide (lembrando que devemos colocar as peças no cabide de plástico e não no de veludinho, ok?!), assim mantemos os formatos das peças.  Outro fator que também influência é não deixar as roupas no varal por muitos dias, isso deixa as roupas muito secas, prejudica as fibras das peças e também dificulta na hora de passar as roupas.

Separando as roupas para passar

Depois que você já estiver com as roupas 100% secas é hora de separar as peças. Separe primeiro o que precisa ser passado ou não. Hoje em dia existe vários tecidos que não precisam sem passados (Exemplo: Roupas de Academia e Neopreme), por isso adiante o serviço e já guarde essas peças.

Com a pilha de roupas para passar, sugiro você separe novamente e divida entre peças delicadas e roupa mais grossas. Essa divisão é recomendada para que você não fique mudando a temperatura do ferro o tempo todo. Lembrando que as peças delicadas você irá colocar o ferro com uma temperatura baixa e as outras peças mais grossas como jeans e o algodão deverão ser passados com uma temperatura mais alta.

Passando roupas com bordados e aplicações

Quando for passar uma peça que tenha algum bordado ou aplicação, você deverá passar a peça normalmente, porém na parte que tiver a aplicação você NÃO deverá passar.

como passar roupa borbada

Passando Roupas com Silk

Uma dúvida frequente é sobre como passar roupas com Silk. O ideal é fazer igual as peças com bordados. Porém, caso o Silk ainda esteja amarrotado, recomendo você colocar um lenço de algodão por cima do desenho e depois passar levemente sobre desenho.

como passar roupa com silkcomo passar roupa com silk dicapassar roupa

Passando Roupas delicadas

As roupas de tecido delicado como o Cetim, Lã, Linho e Seda podem perder o brilho quando colocadas em altas temperaturas. Por isso, elas devem ser passadas com a temperatura baixa e também SEM o vapor. Se preferir passe a roupa pelo avesso ou então coloque um lenço de algodão para proteger (igual foi feito na peça de silk no exemplo anterior)

Não sei passar este tipo de tecido, como faço?

Quando você encontrar um tecido que não conheça ou que não tenha familiaridade, sugiro analisar a etiqueta da roupa para saber se ela pode ser passada ou não, e verificar também a temperatura do ferro. O desenho do ferrinho com um X significa que a roupa não precisar ser passada, um ferrinho com 1 ponto significa temperatura ate 100°C, ferrinho com 2 pontinhos temperatura ate 150°C e três pontinhos temperaturas até 200°C.

Mas, e se eu tiver cortado a etiqueta??

Neste caso, o ideal é você virar a roupa ao avesso e fazer um teste na borda da roupa. Assim, você consegue verificar antes se o tecido pode ou não ser passado.

simbolo na etiqueta das roupas

Como passar camisa social

Um dos itens mais difíceis é passar a tradicional camisa social. Para este tipo de peça o ideal é você passar a gola, e deixá-la aberta. Depois, você passa os punhos, as mangas,  a parte da frente e por fim a parte de trás. Depois coloque imediatamente no cabide e arrume a gola! Lembrando sempre de abotoar os 3 primeiros botões da camisa para cultivar o formato.

como passar camisa socialpassar camisa social

Erros comuns na hora de passar as roupas:

  • Deixar o ferro quente muito tempo sobre a peça. Se a peça já estiver desamarrotada, não há necessidade de ficar “alisando” a roupa com o ferro.
  • Depois que você passar a peça é hora de dobrar. Não é necessário você passar o ferro novamente depois que a roupa estiver dobrada. Isso deixa as peças marcadas de dobra.
  • Coloque água filtrada no ferro. A água filtrada não possui resíduos e é mais pura, por isso ajuda na vida útil do ferro de passar roupas.

como passar roupa

Bem, é isso. Agora é hora de colocar uma música bem animada e mãos à obra, rs!

Espero que tenham gostado das dicas. Quem tiver algum truque de como passar roupa, compartilhe nos comentários, vou adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

  1. Regiane disse:

    Muito boa suas dicas Ju!!
    Só um detalhe nas camisas sociais.. eu prefiro deixar a parte da frente por último, pq assim fica mais lisinho a frente que é o importante!! rsrs..
    Uma pergunta.. O que vc acha de colocar a camisa social na máquina de secar em temperatura leve, mesmo não sendo recomendável pela etiqueta?
    Bjão!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Regiane, tudo bem?
      Eu acho que elas podem encolher… Adoro máquina de secar, mas tenho medo porque algumas vezes elas encolhem as roupas!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Gleysa disse:

    Quando a roupa esta muito seca ou é dificil de ser “alisada”, uso a misturinha: amaciante, agua e alcool em um esborrifador. Ajuda muito! Uma outra coisa q faço, nas camisetas com esses “decalques”, costumo passa-las no avesso, sem marcar as laterais, aí as bordas termino de passar do lado certo. Bom, é isso. Bjinhos (adoro seu blog 🙂 )

    1. Juliana Santiago disse:

      Gleysa, tudo bem??
      Eu amooo essa misturinha! Sempre uso e ela faz o maior sucesso…
      eu tmbém adoro passar as roupas do lado avesso, ajuda bastante!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Flávia disse:

    Eu também sou do time que não gosta de passar roupas. Tarefinha chata essa da vida doméstica.
    Queria saber se você passa as roupas de cama? Eu prefiro sair amarrotada do que ver meus lençóis amassados. Mas, como é difícil passar os lençóis maiores, principalmente os lençóis de elástico.

    1. Juliana Santiago disse:

      Flavia, tudo bem??
      Realmente é uma tarefa bem chatinha… Eu gosto de dobrar e vou passando… acho mais fácil, principalmente nos dias de correria… Já os de elástico passo normal mesmo!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Yara Sousa disse:

    Aai Ju eu também odeio passar roupa e estou com uma pilha de roupas para passar desde a semana passada, acho que de hoje não passa!

    1. Juliana Santiago disse:

      Yara, tudo bem??
      passar roupa é tão chato, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  5. N disse:

    Que maravilha de post!
    Odeio passar, mas não tem omo evitar. Suas ficas goram utilíssimas.
    Beijo da Nina

    1. Juliana Santiago disse:

      Nina, tudo bem??
      Que bom que você gostou das dicas!! 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  6. Marilia P disse:

    Nossa, no calor que está fazendo, passar roupas é sempre um martírio! rs Mas já estou acostumada. O problema é que não consigo passar na tábua de jeito nenhum, estou muito acostumada com superfícies maiores, mais especificamente com a mesa de jantar, rs.
    Suas dicas foram ótimas! ?

    1. Juliana Santiago disse:

      Marilia, tudo bem??
      Também acho na mesa melhor!
      Que bom que gostou das dicas!
      Beijo grande,
      Ju

  7. Regina Berti disse:

    Para não envelhecer mto rápido as camisetas de cor forte como preto, vermelho e azul escuro eu as passo do avesso, isto evita ficar com aqueles esbranquiçados nas costuras….

    1. Juliana Santiago disse:

      ótima dica!