Como montar uma noite de Queijos e Vinhos?

24/06/14

Lembram da noite de queijos e vinhos que postei na semana passada??  Se ainda não viu, clique aqui e confira. Conforme prometido, resolvi reunir algumas dicas e fazer uma segunda parte somente com informações de como montar uma noite de queijos e vinhos.

Abaixo você vai conferir dicas fundamentais para criar uma recepção nesse estilo! Se interessou? É só continuar lendo!

Dica Queijos e Vinhos

Queijos e vinhos – Como criar a noite perfeita!

Esse tipo de reunião é marcada pela informalidade. Sugiro separar um móvel central em um ambiente que todos possam ter acesso sem muitas dificuldades. Para noites a dois, a mesinha de centro da sala de estar funciona super bem. Para recepções maiores, a mesa de jantar ou da varanda é a melhor opção. O ideal é criar um ambiente em que os seus convidados possam circular por todo móvel de maneira confortável.

Queijos e Vinhos (13)

Depois que o local a ser servido for definido, o segundo passo é escolher a quantidade e variedade de queijos. Quando for organizar sua noite, o ideal é avaliar o número de pessoas que você irá receber e relacionar com a quantidade de queijos a ser servido. Afinal, o queijo é o prato principal, a “estrela da noite”, e avaliar a quantidade disposta para os convidados é fundamental.

Muitas pessoas podem perguntar se é correto servir apenas queijo nesse tipo de encontro, para esses a resposta é: sim. O recomendado é servir pelo menos 4 tipos de queijos, verificando sempre o equilíbrio dos sabores.

Tipos de queijos

Sugiro servir dessa forma:

  • 1 Queijo forte – Exemplo: Roquefort, Gorgonzola
  • 1 Queijo forte de textura dura –  Exemplo: Parmesão, Gran Padano, Gruyère
  • 1 Queijo firmes de sabor suave – Exemplo: Ementhal, Gouda, Reino
  • 1 Queijo cremoso suave – Exemplo: Brie, Camembert, Saint Paulin

Quem acompanhou minha noite de queijos e vinhos sabe que eu escolhi mais do que quatro tipos de queijos. Como éramos 10 pessoas, resolvi incrementar e colocar mais de um modelo de queijo de cada grupo. Assim os meus convidados tiveram mais opções e puderam degustar mais modelos.

Dica Queijos e Vinhos2

Para alguns, somente queijo pode parecer pouco. E é nesse momento que surge a dúvida quanto aos acompanhamentos: o que servimos para acompanhar os queijos? Quais petiscos ou prato adicionais podem incrementar uma noite de queijos e vinhos?

Acompanhamentos e pratos adicionais sugeridos para queijos e vinhos

  • Pães: Eu gosto muito de pães, acho que eles compõe a noite perfeitamente, sugiro colocar pelo menos 3 tipos diferentes. Baguete e pão ciabata são os meus favoritos.
  • Frutas: Sempre uma ótima opcão! Além de combinarem perfeitamente com o formato de recepção, servem também para decorar as bandejas.
  • Tábua de frios: Para quem considera o queijo “pouco”, pode optar também por uma deliciosa e variada tábua de frios. Caso você receba o público masculino, eu não me hesitaria em providenciar uma.
  • Patês, geleias,azeites especiais e  mel: Acho que incrementam bastante! Eu amo queijo brie com mel (uma das minhas entradinhas favoritas), por isso acho super interessante você acrescentar alguns desses itens na hora de montar sua mesa.
  • Sopas e caldos: Se você ainda achar que a mesa vai ser pouca, você também pode providenciar uma sopinha ou caldo. Sugiro algo leve e não muito pesado. Um creme de brócolis ou aspargos funciona super bem!

Dica Queijos e Vinhos3

Dicas finais para montar uma noite de queijos e vinhos

Para finalizar as dicas, sugiro deixar os convidados ainda mais confortáveis e dispor de pratos e talheres de sobremesa. Por uma questão óbvia, queijos nunca são servidos em grandes quantidades. E assim eles vão se sentir mais à vontade para experimentarem dos variados sabores de queijos sem precisar misturá-los.

Queijos e Vinhos (8)

Resumindo, confesso que organizar uma noite de queijos e vinho é muito mais fácil do que parece. Afinal, é o tipo de recepção que a anfitriã não precisa ser nenhuma chef de cozinha para conseguir realizar com sucesso. E claro, é uma recepção naturalmente sofisticada, ainda que seja simples de fazer.

Outro ponto positivo é que podemos receber um número maior de pessoas sem muito trabalho. Até mesmo porque, uma das maiores dificuldades na hora de receber muitos convidados é o menu: precisamos cozinhar para mais pessoas e também dispor todos os pratos na mesa ou bancada. Com a noite de queijos e vinhos isso fica muito mais fácil e tranquilo!

Dica Queijos e Vinhos4

Bem, espero que vocês tenham gostado desse post, fiz com muito carinho e tentei reunir o máximo de informações possíveis para que vocês realizem uma deliciosa noite de queijos e vinhos! Quero muito saber o que acharam!

E quem tiver alguma outra dica não deixe de compartilhar nos comentários!

Ah! E se você gosta de receber em casa, não pode deixar de conferir o e-book totalmente gratuito que criei com várias dicas de Enxoval para Receber em Casa que vão transformar suas recepções. Nele eu detalho todos os itens básicos que você precisa ter para receber seus amigos em casa, além de dicas para incrementar a decoração da sua mesa.

Você pode fazer o download gratuito clicando na imagem abaixo:

 

Imagem-Blog

Gostou do conteúdo? Escrevi também uma parte dois, com mais  dicas e informações sobre noite de queijos e vinhos. E aqui no blog você encontra também dicas de qual vinho servir.

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

78 Comentários

  1. Aglaia disse:

    Que mesa mais linda!! Dentre tudo, acho que o que mais me chamou atenção foi a ideia de inverter as taças, transformando-as em castiçais! Chiquérrimo!

    1. Vida de Casada disse:

      Aglaia, tudo bem?!
      Essa ideia é ótima, não é mesmo?!
      Muito fácil é simples! Espero ter te inspirado….
      Beijo grande,
      Ju

  2. Juliana, muuuuuuito obrigada! Depois dessas dicas, não tem como meu aniversário não ficar perfeito!

    Beijos
    Pattiws

    1. Vida de Casada disse:

      Pattiws, tudo bem?!
      Que bom que você gostou!! Espero ter ajudado e que seu aniversario seja perfeito!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Livia disse:

    Nossa adorei o posto! Vou fazer com certeza! 🙂

    1. Vida de Casada disse:

      Livia, tudo bem?!
      Ahh… que bom saber que você gostou do post! Tentai reunir o máximo de informações da melhor forma possível!
      Se fizer a noite não deixa de me contar como foi!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Gabi disse:

    Ju, sensacional!!! Só senti falta das quantidades que vc calcula por pessoa. Isso facilitaria bastante! Qts gramas de queijo por tipo e por pessoa vc costuma comprar? E de pães???? Essas dicas serão mto preciosas pra nos que ainda estamos aprendendo a montar mesas lindas como as suas!!! Brigadao! Bjs

    1. Vida de Casada disse:

      Gabi, tudo bem?!
      Então, isso vai depender se você vai servir somente queijo ou se vai optar por algum outro prato ou acompanhamento. Também tem o perfil dos convidados que sempre deve ser avaliado. Geralmente sugiro 200gramas de queijo por pessoa.
      Beijo grande,
      Ju

  5. Jamille Lima disse:

    Ju, adorei tudo! Parabéns!!!
    E o vinho? posso disponibilizar somente o tinto suave? não fica chato?

    beijos.

    1. Vida de Casada disse:

      Jamille, tudo bem?!
      Que bom que você gostou do post!
      Então, geralmente o ideal é servir um modelo mais encorpado e outro mais leve.
      Afinal, o objetivo da noite e degustar vários tipos.
      Beijo grande,
      JU

  6. gente, que ideia maravilhosa essa de inverter as taças.
    Deu um toque todo especial na decoração.
    Adorei todas as dicas!
    Parabéns!!!

    https://estousaindodecasa.wordpress.com/

    1. Vida de Casada disse:

      Olá, tudo bem?!
      Que bom que você gostou da ideia! Fico muito feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita,
      Beijo grande,
      Ju

  7. valeria Cardoso disse:

    Mais um post de super bacana Juliana.

    Vou tentar colocar em prática.

    Beijos.

    Valeria.

    1. Vida de Casada disse:

      Valerina, tudo bem?!
      Que bom que gostou!! Depois que fizer uma noite nesse estilo me conta, em?!
      Beijo grande,
      Ju

  8. Luciana disse:

    Que mesa linda! Amei!!!
    Gostaria de saber onde vc comprou esse jogo de talheres de bambu, acho lindo mas nunca achei. Será que tem alguma loja online?
    Bjo!

    1. Vida de Casada disse:

      Luciana, tudo bem?!
      Então eu comprei na loja La Ville, na internet vi na loja da Mari do Vestindo a mesa (@vestindoamesa) vende e eu super recomendo é só mandar um email para vestindoamesa@hotmail.com ela entrega para todo o brasil e é super confiável, não deixe de avisar que você é leitora do Vida de Casada! 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  9. Decoracao disse:

    Adorei as dicas!!!

    1. Vida de Casada disse:

      Paola, tudo bem?!
      Que bom que você gostou! 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  10. ana amorim disse:

    ola!, gostei muito da postagem, mais vale salientar, Como diz a especialista Joanna Siimon ” A idéia de que vinho e queijo são pares perfeitos é mito.” A dificuldade na combinação provém das características conflitantes entre os dois alimentos. O queijo tem sabor forte e, em geral, é gorduroso. Além disso, é salgado e pode ser ácido. E, em alguns casos, como no do brie, apresenta uma textura que “reveste” a língua, dificultando a degustação.
    Já os vinhos podem ficar mais amargos no contato com o sal e têm seu sabor recoberto, se não forem tão ácidos quanto o queijo.
    Algumas parcerias, porém, superam o problema, seja por oposição de sabores, seja por aproximação. É o caso do salgado queijo roquefort com o doce vinho Sauternes ou do ácido chèvre com o também ácido vinho Sancerre.

    fica a dica.

    1. Vida de Casada disse:

      Ana, tudo bem?!
      Adorei as informações! Obrigada por compartilhar conosco! 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  11. Luiz Sérgio da Silva Reis disse:

    Obrigado pela dica de como preparar queijos e vinhos.

    Quero ser informado de cursos de uma maneira geral

    grato

    Luiz Sérgio

    1. Juliana Santiago disse:

      Luiz, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!
      sucesso com a sua noite de queijos e vinhos!
      Abraços,
      Juliana

  12. Iris disse:

    Amei tudinho.vcs podiam fazer um livro sobre essas dicas….queria saber q vinho eu compro???

    1. Juliana Santiago disse:

      Iris, tudo bem?!
      Quem saber um dia o blog não vira um livro, vou amar!
      Você chegou a conferir a parte 2 da noite de queijos e vinhos?!
      https://www.blogvidadecasada.com/como-montar-uma-noite-de-queijos-e-vinhos-parte-ii/
      Acho que vai te ajudar!
      Beijo grande,
      Ju

  13. Elaine Mello disse:

    Nossa! Nem preciso procurar mais, tudo que eu precisava encontrei aqui.
    Adorei!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Elaine, tudo bem?!
      Que bom que gostou das dicas!
      Beijo grande,
      Ju

  14. ISE CHALUB disse:

    ADOREI AS DICAS -VOU RECEBER AMIGOS EM CASA PARA UMA NOITE DE QUEIJOS E VINHOS.

    1. Juliana Santiago disse:

      Ise, tudo bem?1
      Que bom que gostou!
      Sucesso com a noite de queijos e vinhos!
      Beijo grande,
      ju

  15. ISE CHALUB disse:

    ADOREI AS DICAS -VOU RECEBER AMIGOS EM CASA PARA UMA NOITE DE QUEIJOS E VINHOS.
    CASO TENHA NOVAS DICAS GOSTARIA DE RECEBE-LAS.

    1. Juliana Santiago disse:

      Ise, tudo bem?!
      Que bom que gostou das dicas!
      Beijo grande,
      Ju

  16. marcos antonio ribeiro de almeida. disse:

    Olá Juliana, escrevo para lhe parabenizar, suas dicas estão harmoniosas e perfeitas. Outro dia fui a um queijos e vinhos, perdeu de longe para o seu, senti falta de vários complementos, sugeridos aqui, forte abraço.

    1. Juliana Santiago disse:

      Marcos, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!
      Fico muito feliz por isso!
      Abraços,
      Ju

  17. Cláudia Gregos disse:

    Percebi que tinha algumas plaquinhas enfrente às bandejas de queijos, era os nomes de cada queijo utilizado? Tudo muito lindo.

    1. Juliana Santiago disse:

      Claudia, tudo bem?!
      Justamente!
      Fica muito delicado não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  18. Irene disse:

    Vou receber seis pessoas em casa, para queijos e vinhos, e sua matéria está me ajudando muito. Pesquisei vários artigos e o seu foi o mais completo. Parabéns! Gostaria de alguns esclarecimentos, se possível: como seremos um total de nove pessoas, posso usar dois jogos de cristal com padronagens diferentes, 6 taças de um jogo e 3 taças de outro jogo (não tenho taças lisas)? Não fica feio ou deselegante? Outra dúvida: um dos meus jogos não tem taças diferentes para vinho tinto e outras para vinho branco, mas apenas 6 taças para vinho: posso usar o mesmo tipo de taças para esse dois tipos diferentes de vinho, já que o meu jogo não faz essa distinção? Grata pela atenção. E mais uma vez, parabéns, seu blog é maravilhoso!

    1. Juliana Santiago disse:

      Irene, tudo bem??
      Fico muito feliz que tenha gostado das dicas e do post!
      como este é um tipo de recepção mais descontraído, não teremos problemas quanto a mistura de taças!
      Eu acho legal você ter a taça especifica para servir o vinho branco, acho mais interessante e acredito que vale o investimento…
      Fico muito feliz que goste do blog! Muito obrigada!
      Beijo grande,
      ju

  19. Marcos disse:

    Gostei da idéia, bem positiva e diferente. Dá um certo Glamour.

    1. Juliana Santiago disse:

      Marcos, tudo bem?
      Que bom que gostou!
      Obrigada!
      Abraços,
      juliana

  20. Daniel disse:

    Parabéns pelo artigo ! Foi a primeira opção na minha pesquisa sobre o assunto e já me dei por satisfeito !!!
    Mas … e os vinhos ? o que você sugere de quantidade e tipo ? E uma opção mais leve, para quem não é muito fã de alcool, como sangria ou clericot ?
    Abs

    1. Juliana Santiago disse:

      Daniel, tudo bem??
      Sugiro você ler a parte dois, que falo sobre os vinhos e completo com mais informações.
      https://www.blogvidadecasada.com/como-montar-uma-noite-de-queijos-e-vinhos-parte-ii/
      Para as pessoas que não bebem vinho sugiro sucos de uva integral de uvas brancas e roxas, são excelente opções!
      Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo! 🙂
      Abraços,
      Ju

  21. Rosa da Silva disse:

    Linda Mesa sugestao: o queijo Brie vc pode cortar lo ao meio tire um pouco do queijo c uma colher e acresente goiabada Em pedacos Damascos cortado Em cubinhos ou lasquinhas uvas passas figo quslquer fruta seca e coloque de novo o queijo q foi retirado por cima e tb a outra metade Em cima. E abra numa massa de pizza uma Camada fininha e cubra todo o queijo acresente uma tranca de massa de pizza para dar charme passr uma gems de ovo e de uns furinhos Em o queijo depois de colocado a massa de pizza e por p Assar ate ficar dourado e esparramar o recheio servir c bscoito de sal . E Lindo delicioso e vc pode trocar a goiabada por doce de leite tb . aprendi aqui Em Boston onde Moro a 30 anos e eh muito frio e um bom vi ho e sempre bem vindo .

    1. Juliana Santiago disse:

      Rosa, tudo bem?!
      Adorei a sua dica!
      obrigada por compartilhar!
      Beijo grande,
      Ju

  22. Gislaine valesin disse:

    Achei ótimo. A mesa ficou linda! É desta forma que costumo fazer, mas sempre tive,dúvidas se estaria correto, Agora não mais….

    1. Juliana Santiago disse:

      Gislaine, tudo bem?!
      Que bom que gostou do post!
      Beijo grande,
      Ju

  23. Wagner Abreu disse:

    Que maravilha! Minha noite de queijos e vinhos vai arrasar com suas deliciosas sugestões. Obrigadíssimo!

    1. Juliana Santiago disse:

      Que bom que gostou Wagner!
      Abraços,
      Ju

  24. Maria jose disse:

    Muito bom. Parabéns! Adoro esse evento!

    1. Juliana Santiago disse:

      Que bom que gostou!
      Fico muito feliz!
      Beijo grande,
      Ju

  25. Sulamita Andrade disse:

    É queijos e vinhos… Cadê os vinhos?

    1. Juliana Santiago disse:

      Sulamita, tudo bem?
      Esta na parte dois deste texto.
      Abraços,
      Juliana

  26. Leni Regina disse:

    Boas dicas. Obrigada. Uma duvida se senta em volta da mesa como um jantar ou pode sentar em qualquer lugar.

    1. Juliana Santiago disse:

      leni, tudo bem? é um encontro mais informal, cada pessoa fica em um ambinete.. como no sofa da sala,por exemplo.
      abraços,ju

  27. jairo vieira disse:

    simples e interessante, mas com classe

  28. claudio disse:

    Gostei muinto bom

  29. marilia disse:

    gostei muito da arrumação da meza.È exatamente como costumo fazer.Sempre fico em duvida quanto a sobremesa.Uma mousse é bem vinda?

    1. Juliana Santiago disse:

      Marilia, tudo bem?
      Eu sugiro você colocar opções simples, como alguns brigadeiros, bem casados, pão de mel..
      Fica bem legal!
      Beijos,
      Ju

  30. Simone Feitosa disse:

    Juliana é verdade que quando eu for servir vinho a toalha tem que ser branca?
    Hoje estou conhecendo seu site , estou adorando.
    Abraços.
    Simone Feitosa

    1. Juliana Santiago disse:

      Simone, tudo bem?!
      Nunca li sobre isso, mas de qualquer forma o branco é melhor porque tira manchas mais fácil..
      Beijo grande,
      ju

  31. Jacque disse:

    Adorei as dicas, muito úteis!

  32. Flávio Gonçalves tolentino disse:

    Nossa amei .encontrei tudo que eu queria

  33. Claudetr disse:

    Gostei muito da maneira de montar essa bela mesa e também das dicas dos queijos.

  34. Marcia disse:

    Achei lindíssima a mesa. As taças deu um toque maravilhoso. Quero receber alguns c amigos e fazer igualzinha. Rs bjs

  35. gianine lima disse:

    Amei suas sugestões. Obrigada pela generosidade.
    O pão…gosto muito da ideia, lembra Ceia…
    Como servir o pão? Algum acompanhamento para ele ?

    1. Juliana Santiago disse:

      Ei querida, tudo bem?
      Você pode adicionar um patêzinho, uma concerva de beringela…
      Ju

  36. Roseane Lima disse:

    Amei…vou receber na minha casa uns amigos para uma noite de vinhos.

  37. Glenda Cristina Fernandes Teixeira disse:

    Adorei, continuem a postar mais eventos do tipo.

  38. Sergio Araujo disse:

    Adorei as dicas, vou tentar colocar em pratica.
    Obrigado

  39. Fernanda Campos De Feminino Cordeiro disse:

    Simplesmente amei!!! Já imprimi e vou encadernar e deixar em casa. Bjs!

  40. Mirian disse:

    Ahhh qto EU amo seguir VC..bjosss…amei amei

  41. Maiara Fernandes disse:

    Ju, adorei esse post! Se não fosse você, não sei o que seria de mim!
    De uns 2 anos pra cá, comecei a olhar para esse mundo de mesa posta e como ser uma boa anfitriã e estou amando te seguir e sempre pegar dicas com você!
    Continue com esse lindo trabalho!
    Vc nos inspira !!
    Beijosss

    1. Juliana Santiago disse:

      Maiara, tudo bem?
      Nossa muito obrigada!
      Fico muito, muito feliz em saber disso! <3
      Felicidades sempre para você!
      Beijos,
      ju

  42. Rosângela disse:

    Mto preciosa suas dicas, adorei! Vc como sempre sensacional. Um enorme beijo.

  43. simone disse:

    Amei! Fiz aqui em casa, uma vez. Nossa…como sobrou queijo, não porque os convidados não tivessem comido e, sim porque acho eu – exageramos! Para uma próxima vez, vou dosar mais, para evitar comprar queijos que não não sugeridos, esse foi outro erro que cometemos.

  44. Lana Myriam B. Reggiori disse:

    Adorei as dicas, antes estava meio insegura. Facilitou bem. Obrigada.

  45. Márcia disse:

    Excelente as dicas.
    Somente trocaria exitaria por hesitaria.

  46. Simone Lima disse:

    Adorei suas dicas, claras, diretas, tudo ao alcance de todos e com toques sofisticados!! Tudo lindo!!

  47. Luiz disse:

    Muito bom. Boas dicas. Obrigado.

  48. Adorei os comentários sobre queijosve vinhos.