Como montar um kit bordado perfeito

17/05/21

Que o bordado voltou com tudo para as tendências mais legais de decoração para casa você sabe, mas, se te perguntarem de quais materiais você precisa para montar um kit bordado básico, você sabe? Conhece um  bastidor, por exemplo? Ou ainda, sabe escolher qual a melhor agulha para bordar

Se você ainda possui dúvidas dos itens de armarinho que precisa adquirir para começar a executar bordados à mão, vem com a gente saber mais!

kit bordado

Como Montar um Kit Bordado

Bastidor para que te quero

O bastidor para bordar é uma ferramenta fundamental para quem está iniciando neste universo. Eles firmam o tecido sem deixar enrugar e são super práticos para quem ainda está pegando experiência. O modelo com tarraxa é ideal para deixar seu tamanho regulado de acordo com a grossura do tecido. Já o sem tarraxa, é mais fácil de se encontrar. Muitas vezes, encaixar o tecido nesse modelo é mais difícil pela falta de regulagem, mas nada que demande um grande trabalho. 

O bastidor de madeira é o mais utilizado e possui um acabamento super descolado para ser quem pensa em usá-lo como decoração.

Agulhas afiadas e prontas

Existem inúmeros tipos de agulhas no mercado e uma das coisas mais importantes para se levar em conta na hora de escolher a sua, é pensar que o tamanho da agulha selecionada depende da espessura da linha que você vai utilizar no bordado. 

A agulha deve sempre deslizar sem precisar de puxões e também não pode ser tão grande a ponto de deixar buracos no tecido. Ao escolher a sua, lembre-se que quanto maior o número, menor seu tamanho e espessura. Para as iniciantes no bordado as melhores escolhas são as de número 7 e 8, pois são ideais para tecidos planos.

kit para costurar

Alinhe-se com a linha

A linha para bordar mais comum é a linha mouliné, pois se encaixa em quase todos os tipos de bordados. Vendida em meadas, é formada por 6 fios, que devem ser retirados um a um, na hora de realizar um trabalho, além de ser uma ótima opção para trabalhos delicados. É importante contar com o máximo de cuidado na hora de manuseá-los, a fim de evitar os tão temíveis nós. 

Quanto às linhas raion, estas são separáveis de 1 a 4 fios, e proporcionam mais cor e brilho ao bordado. Também é necessário cuidado para que a raion não embarace ou desfie, já que seu material base é a viscose. Por último, as linhas pelléas, confeccionadas em algodão, são vendidas em novelos e possuem um único fio, diferente das demais. 

linhas para bordar

Tecido para bordar

O tecido mais usado no bordado é livre de elastano, como por exemplo o algodão e o linho. Tanto pela grande variedade de cores e estampas quanto por sua durabilidade e resistência. Quando a opção for por um bordado mais delicado, a seda é uma ótima opção, principalmente se você pensar em utilizar materiais como pérolas, vidrilhos e lantejoulas.

Agora que você já sabe mais sobre como montar seu kit bordado, que tal se empenhar nesta nova aventura que pode ser um trabalho manual? Divirta-se!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *