Como Escolher o Faqueiro Ideal – 4 Dicas Essenciais

05/04/21

Escolher o faqueiro ideal para sua casa pode parecer um pouco complicado em um primeiro momento. Afinal, são tantas opções que vemos no mercado e dos mais variados preços que isso pode dificultar a nossa escolha.

Um bom faqueiro faz uma grande diferença no seu dia dia ou até mesmo quando você receber visitas. Por isso, gosto de dizer que vale a pena investir em um faqueiro de qualidade e não basear sua escolha apenas pelo preço.

Existem sim alguns pontos que você deve observar na hora de escolher o seu faqueiro, resolvi reuni-los neste conteúdo para que você não fique mais na dúvida de qual faqueiro escolher.

qual faqueiro escolher

Como Escolher o Faqueiro

1. Verifique a Quantidade de Peças

O primeiro ponto que você deve observar é a quantidade de peças do faqueiro. Existem faqueiros das mais variadas quantidades. Seja um faqueiro menor de 16 peças que são mais recomendados para atender as necessidades básicas do dia a dia e para famílias de até 4 pessoas, e faqueiros maiores como por exemplo de 72 a 130 peças que são mais completos e podem servir 12 pessoas ou mais.

O ideal é você verificar os itens que estão contidos no faqueiro e avaliar qual a sua necessidade.

Minha recomendação é escolher um faqueiro que sirva até 12 pessoas e que tenha uma variedade de itens, como por exemplo o de 90 peças ou mais, pois quando você for receber visitas, você possivelmente terá o mesmo modelo de talheres para os convidados e para as guarnições.

Vejo o faqueiro como um investimento para a casa e que irá durar por muitos anos, então é algo que vale a pena.

quantas peças faqueiro

2. Avalie a qualidade do material

Existem diferentes tipos de materiais e e acabamentos para os faqueiros. Normalmente os faqueiros de prata são os mais sofisticados, porém possuem um custo maior.

Uma boa opção são os modelos de inox, que possuem uma alta durabilidade, são resistentes e não oxidam com o tempo. Eles são mais fáceis de você manter e cuidar. Minha sugestão seria optar por um faqueiro de inox, a Brinox possui ótimas opções.

Material de faqueiro

3. Design

Outro ponto que você deve avaliar na hora de escolher é o design dos itens no faqueiro. Eles precisam ter um bom encaixe nas mãos, serem fáceis de manusear e também terem um peso adequado. Faqueiros muito leves geralmente são inferiores e podem deformar com o tempo.

Você pode encontrar variadas linhas e modelos de design, gosto dos que são mais tradicionais e dos mais românticos. Se fosse para optar por um, escolheria os que possuem design mais tradicionais, pois combinam com uma maior quantidade de peças.

4. Verifique o fio de corte da faca

Algo que recomendo você observar é o fio do corte da faca, mesmo em uma faca de mesa que possui uma serra mais suave. Observe se a faca faria um bom corte.

Existem facas que possuem um revestimento temperado, essas são melhores mantém o fio do corte por mais tempo.

Acho interessante também, além de um faqueiro tradicional e com faca de mesa, ter um faqueiro de churrasco. Para alguns tipos de carnes, o faqueiro de churrasco será a melhor opção.

tipos de corte de faca

Como falei no início deste post, um bom faqueiro faz muita diferença, por isso não faça a opção de um faqueiro simplesmente pelo preço. Avalie todos esses pontos que eu citei acima e faça uma boa escolha.

Vale a pena fazer o investimento em um faqueiro que irá atender suas necessidades e que irá durar por muito tempo, tenho certeza que com o passar dos anos você não vai se arrepender.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo e que ele te ajude a não ter mais dúvidas em qual faqueiro escolher.

Caso tenha mais alguma dica, deixe nos comentários, será um prazer ler.

Obrigada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *