Como escolher o colchão ideal para a sua casa: veja 6 dicas incríveis

26/11/21

Ter uma boa noite de sono é mais do que um conforto, é fundamental para que tenhamos um dia produtivo. É durante esse período que nosso corpo realiza funções reparadoras extremamente importantes, como fortalecimento do sistema imunológico e reforço na nossa memória de aprendizado.

Uma pesquisa realizada em 2019 constatou que 65% da população brasileira alega ter uma qualidade de sono ruim ou insatisfatória. Parte dessa má qualidade também reside em outros motivos, mas ter um colchão confortável é um passo muito importante para conseguir um sono agradável e reparador. Dormir em um péssimo colchão pode causar alguns males para o seu corpo como insônia, câimbras, dores musculares, nas costas e região lombar, por exemplo. Além, é claro, do desconforto.

Por isso, escolher o colchão ideal é muito importante. Mas falar é mais fácil do que fazer, não é? Afinal, um colchão não é algo que compramos a todo instante, e escolher o ideal em meio de tanta informação pode ser complicado.

Nesse texto,  vamos ajudar ensinando como escolher o colchão ideal para o seu lar e garantir noites de sono reparadoras, ok? Continue lendo para saber tudo.

como escolher o colchão ideal

6 Dicas de Como escolher o colchão para a sua casa

Escolha o tamanho do colchão

O primeiro item que você deve decidir é pelo tamanho do colchão. Isso, claro, vai de acordo com a sua vontade e com o espaço que você terá disponível no cômodo. O ideal é que o colchão tenha 2 cm a menos do que o tamanho de uma cama tradicional. Algumas marcas produzem seus colchões com medidas exclusivas para dar mais conforto aos clientes.

Os modelos mais encontrados no mercado são:

  • Colchão infantil, que podem variar entre 0,6m x 1,3m e 0,7m x 1,5m, de acordo com a idade da criança;
  • Colchão de solteiro, que podem ter dimensões de 1,88m x 0,88m, podendo variar em até 10cm;
  • Colchão de viúva, um meio termo entre os colchões de solteiro e casal, dá mais conforto para quem dorme sozinho e também é ótima para casal. Possui um tamanho em média de 1,88m x 1,28m;
  • Colchão de casal, ótimo para casais com um cômodo pequeno, com tamanho em média de 1,88m x 1,38m;
  • Colchão queen size, ótimo para casais que dormem com uma criança na cama ou possuem alta estatura, de tamanho 1,98m x 1,58m;
  • Colchão king size, ideal para pessoas altas ou largas, é o maior colchão de todos no mercado, encontrado em dois tamanhos: 1,98m x 1,86m (king size) e 2,03m x 1,93m (super king size).

Qual a densidade ideal para colchão?

A densidade de um colchão diz respeito à quantidade de espuma por metro cúbico. Por isso, é importante que o colchão de espuma tenha a densidade ideal para quem irá usá-lo. Para saber como escolher um colchão de acordo com sua densidade, existe a tabela de biotipos desenvolvida pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso).

A tabela mostra como escolher de acordo com sua altura e peso:

tabela para densidade de colchão

Qual é o colchão mais confortável?

Outra dúvida bastante comum, o conforto do colchão varia de acordo com sua  matéria-prima, que é diferente da sua densidade. Algumas que são encontradas no mercado hoje, são:

  • Conforto extra macio, para pessoas com problemas na coluna que estejam sob prescrição médica;
  • Macio, muito bom para crianças e adolescentes. Mas perde a sustentação ao longo do tempo;
  • Confortável médio, indicado para pessoas com peso elevado;
  • Firme confortável, são mais resistentes e oferecem muito equilíbrio, o que o torna um ótimo colchão para casais;
  • Firme, o melhor colchão para a coluna, indicado por muitos terapeutas;
  • Extra firme, indicado para quem gosta de colchões duros, que dão a sensação de se estar dormindo no chão.

Avalie o material do colchão

Escolher o melhor material para colchão é algo muito pessoal. Algumas pessoas preferem o colchão de espumas, outras, um colchão de molas. Então é muito importante que você conheça os materiais disponíveis para ter a melhor escolha.

O ideal é escolher um colchão com o tipo de material que deixe sua coluna em linha reta, deixando que o quadril e os ombros afundam gentilmente, para permitir uma sustentação correta do seu peso.

Outros materiais encontrados nos colchões são:

  • Espuma Latéx – possui boa durabilidade, mas não é nada macia;
  • Colchão viscoelástico – colchão que possui propriedades hipoalergênicas, sensível à temperatura corporal e capaz de suportar qualquer peso e altura sem prejudicar a coluna;
  • Colchão de mola – possui melhor ventilação, perfeito para quem transpira demais ou vive em locais muito quentes;
  • Colchão de espuma – ótimo para transportar, pois é mais leve que os demais. Possui bom isolamento térmico, o que é ótimo nas estações mais frias. Mas nas estações mais quentes pode acumular impurezas, como ácaros e bactérias, o que pode causar doenças.

Também é importante escolher o revestimento do colchão, que pode ser de fibra, malha ou sintético. Independente do material escolhido, o ideal é usar uma capa de colchão, para proteger o produto e garantir um conforto térmico.

Pesquise pelo melhor preço

Mesmo depois de escolher as melhores características para o seu colchão ideal, uma pesquisa pelo melhor preço é sempre uma boa opção. E tenha em mente que “melhor preço” não significa comprar o mais barato, mas sim aquele que se adeque melhor às suas necessidades pela melhor oferta.

Lembre-se de que um colchão é um investimento para a sua saúde.

Cheque a garantia do colchão 

Outro ponto muito importante. Quanto maior a garantia, maior a confiança que o fabricante deposita em seu colchão, e de que o cliente ficará satisfeito com ele. Mas, mesmo assim, verifique as garantias que a loja oferece antes da compra, principalmente se for uma compra online.

Além disso, fabricantes costumam oferecer um período de experiência de até 100 dias, para que o consumidor se adeque ao colchão que comprou e tenha certeza da qualidade do material. Do contrário, basta seguir os canais apropriados para devolver o produto e obter total reembolso da compra.

Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo com quem precisa e siga as dicas para escolher o colchão mais confortável para o seu quarto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *