Minha Viagem para Serra Gaúcha – Hotéis, Passeios, Restaurantes e Transporte

07/10/16

Quem me acompanha nas redes sociais e também no Youtube sabe que no fim do mês de setembro estive em Gramado (Serra Gaúcha) para curtir alguns dias de férias com o marido. Apesar de ter postado várias dicas pelo insta e também nos vlogs de férias no canal do youtube, sei que muitas pessoas gostam de acompanhar os detalhes, por isso resolvi fazer um resumo de tudo que fiz por lá.

Nos resolvemos viajar um pouco de ultima hora, rs! Sabe quando queremos viajar e não tiramos as ideias do papel? Então, desta fez foi assim… Foi então que uma amiga me indicou a To Travel Turismo da Fernanda e da Raquel, uma agência de viagens que faz passeios para Brasil e o mundo, tudo personalizado da forma que você procura. Achei ótimo! Conversei com as meninas e elas ficaram por conta da montagem do roteiro, me ajudaram  na escolha dos hotéis, transfers, passeios e tudo mais. Foi muito prático e rápido, em menos de 2 dias resolvemos tudo!

viagem gramado

Quando conversei com as meninas, contei que eu e o Lucas (marido) estavámos em busca de uma experiência diferente na Serra Gaúcha, por isso dividimos nosso roteiro de oito dias em duas etapas. A primeira para curtir e relaxar, e a segunda para conhecer e fazer passeios turísticos. Neste contexto, ficamos dois dias em Gramado para conhecer um pouquinho da cidade, dar uma “desligada” e entrar no clima de férias, depois seguimos para Cambará do Sul e ficamos 2 dias. Por último, voltamos para Gramado e fizemos passeios turísticos e visitas nas cidades vizinhas (Bento Gonçalves e Nova Petrópolis).

Para facilitar o post e separei da seguinte forma:

  • Hotéis que fiquei hospedada na Serra Gaúcha
  •  Passeios que fiz separados por cidade
  • Restaurantes em Gramado
  • Dicas de Transportes

Tudo sobre a minha Viagem para a Serra Gaúcha 

Hotéis 

Como fiquei 8 dias na serra gaúcha resolvi ficar em três hotéis para a viagem para ficar dinâmica. Nos primeiros dois dias escolhi um hotel para relaxar e descansar em Gramado, o Casa da Montanha. O Hotel é maravilhoso, possui uma decoração de casa mesmo. Muito lindo e charmoso! O café da manhã é dos mais completos que eu já vi, o hotel possui piscina, jacuzzi e spa da Loccitane. Sabe aquele hotel que transforma a viagem em algo único?! O Casa da Montanha é assim…
Hotel Casa da Montanha

Depois ficamos dois dias em Cambará do Sul (uma cidade que fica aproximadamente uma hora e meia de gramado) no Hotel Parador Casa da Montanha. O hotel fornece uma experiência de “acampamento” de luxo. Ele fica localizado no meio de uma fazenda no meio das montanhas e um córrego passa na frente do hotel, uma sensação única de contato com a natureza.

hotel parador casa da montanhahotem cambara do sulparador casa da montanha
No Hotel você fica hospedado em Cabanas ou então em chalés. Sabe aquele lugar que você desconecta? Fica próxima a natureza? O Parador te proporciona tudo isso e ainda conta com uma infraestrutura de hotel de luxo.
Para os curiosos nos ficamos em uma cabana completa, com jacuzzi na varanda e uma vista para as montanhas.
Quarto Hotel Parador Casa da Montanha
Por último, voltamos para Gramado e ficamos quatro dias hospedados no Hotel Laghetto Stilo Centro. A rede Laghetto possui vários hóteis espalhados na cidade e o Stilo Centro é ótimo, muito bom mesmo. Todo novinho, bem localizado (fica praticamente do lado da Igreja de Gramado), possui quarto arejado, roupa de cama e travesseiros novíssimos! O hotel possui uma decoração moderna, confortável e clean… Adorei!
laghetto stilo{detalhes do quarto do Laghetto Stilo nos vídeos no final do post}

Passeios na Serra Gaúcha 

Reuni neste post todos os passeios que eu fiz na cidade de Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Cambára do Sul e Nova Petrópolis

Passeios em Gramado – Pontos Túristicos

Lago Negro 

O Lago Negro, um dos pontos turísticos mais famosos e românticos de Gramado, é um lago artificial que recebeu esse nome porque Leopoldo Rosenfeldt, responsável pela área, importou várias mudas de árvores da região da Floresta Negra, na Alemanha, seu país de origem, para plantar ao redor do lago. Com sua intenção de deixar o parque o mais próximo possível dos parques europeus, ele também plantou hortênsias e azaleias que hoje fazem do Lago Negro um lugar tão bonito.

Lago Negro Gramado

O lago foi criado artificialmente para impedir o alastramento de um incêndio que aconteceu em 1942 e para impedir a destruição total da mata no local que antes se chamava Vale do Bom Retiro, e pertencia à família Bier. Hoje o Lago Negro é um ponto turístico famoso de Gramado, no qual é possível caminhar, fazer um passeio de pedalinho e, claro, apreciar a calma e tranquilidade dessa paisagem maravilhosa!

Lago Negro em Gramado

Mini Mundo 

O Mini Mundo, um parque cheio de miniaturas de construções ao ar livre, nasceu de um sonho da família alemã Hoppner, que veio morar no Brasil em 1952 para fugir do caos no qual se encontrava a Europa na época. A família se estabeleceu em gramado e por lá criou o Hotel Ritta Hoppner em 1958.

Mas quando os netos chegaram, o Sr. Otto Hoppner e seu filho sentiram a necessidade de criar uma área de lazer na qual eles pudessem brincar, e de quebra agradar aos filhos dos hóspedes do hotel também. A medida que foram aumentando o arsenal de brinquedos, começava a se formar o parque temático Mini Mundo.

Mini Mundo Gramado

Por lá você encontra várias réplicas de construções da Alemanha, Suíça, Argentina e até uma réplica da Cordilheira dos Andes e do aeroporto de Bariloche, tudo em miniatura. E tem pedacinhos do Brasil também: a mini Igreja de São Francisco de Assis e Estação Ferroviária de São João Del Rey, ambas situadas em Minas Gerais, e uma construção recente: o famoso Museu do Ipiranga de São Paulo.

Todo o parque é feito de forma artesanal e é rico em detalhes: casas, prédios, animais, cidadãos, carros de polícia e do corpo de bombeiros, ônibus, trens, aviões, lagos com barcos, pontes, igrejas, prefeitura, restaurantes… Você vai se sentir como um gigante em uma cidade pequena!

Le Jardin – Parque de Lavanda 

O parque criado por Jorgito e Patrícia, foi inicialmente um jardim de flores e lavandas que o casal criou para uso pessoal. Porém, em 2006 o casal resolveu abrir as portas de sua residência e compartilhar com visitantes de todos os lugares do Brasil e até do mundo o Le Jardin Parque de Lavanda.

Le Jardim Parque de Lavanda Gramado

Em um espaço de 3,5 hectares, você encontra diversas plantas exóticas e espécies de lavanda inéditas no Brasil, uma loja temática, estufas de produção de flores e um pequeno café. Lá você também descobre os benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários da lavanda, além de ver de perto um pouco da cultura e técnica de um jardim natural.

Igreja Matriz de São Pedro

A ideia de construir uma igreja veio do Arcebispo D. João Becker, lá em 1917, e então nasceu uma pequena capela de madeira em Gramado. Mas em 1943, com a chegada do Padre Guilhermino Maschio, teve início a construção que levou aproximadamente 8 anos e fez da Igreja Matriz de São Pedro o que ela é hoje. Inspirada no estilo arquitetônico romano, foram usadas cerca de 78 mil pedras basálticas em sua construção.

Igreja Matriz de Sao Pedro Gramado

Os vitrais da igreja foram pintados por um artista alemão chamado Pedro Dobmeier, e contam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. Em frente à igreja de 860 metros de altura total, estão 12 estátuas dos apóstolos de Jesus em tamanho real com identificações.

Centro de Gramado (Rua Coberta, bares e cafeterias da região)

Chamada de Rua Coberta por causa dos 100 metros de telhado de vidro que protege os turistas durante dias de chuva, a rua Madre Verônicaliga a Av. Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi, e fica próxima ao Palácio dos Festivais, onde acontece o maior Festival de Cinema da América Latina. Ao longo da Rua Coberta é possível ver vários turistas e moradores assistindo shows de bandas locais que se apresentam em um palco montado na rua, e aproveitando a noite em bares e restaurantes.

A Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado, localizada bem ao centro da cidade e é um lugar que vale a pena visitar. Além dos bares e restaurantes, você também vai encontrar lojas de artesanato, chocolates, artigos em couro e malharia.

Snowland Gramado

O Snowland, primeiro parque de neve indoor da América, possui uma área total de 16 mil metros quadrados, sendo 92% dessa área coberta. A temperatura é de -2°C e -2,5°C, mas logo na entrada o parque já disponibiliza roupas, luvas e capacetes para te ajudar a suportar o frio. E não pense que só as crianças se divertem: o parque possui várias atrações e deve ser visitados por todos que sonham em um dia conhecer neve, brincar com ela ou até mesmo os que amam esse tipo de clima.

Parque Snowland Gramado

Dentre as atrações do lugar estão: patinação no gelo, montanha para esqui e snowboard com 15 metros de altura e 120 metros de extensão, caminhadas na neve…

Snowland Gramado

Passeios em Canela

Parque do Caracol 

O parque do Caracol, localizado a sete quilômetros do centro de Canela e com 25 hectares de área, é um dos pontos turísticos mais visitados de Canela e um ótimo lugar para amantes da natureza. Lá é possível fazer trilhas e caminhadas, ver cachoeiras e até mesmo fazer um passeio de trem, com o maquinista Zé do Apito que te conta a história da imigração do sul do país e sobre as primeiras viagens de trem na região.

Parque Caracol

Porém, a atração principal do parque — e também da cidade de Canela — é a Cascata do Caracol, uma queda livre de 131 metros com um mirante a 150 metros para se admirar a cachoeira. Para chegar até a base, é preciso enfrentar uma escada ecológica com 927 degraus. Porém, é uma beleza que vale o esforço!

Catedral de Pedra

Eleita em 2010 uma das sete maravilhas do Brasil, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, é uma construção imponente em estilo gótico localizada no centro da cidade de Canela. Seu idealizador foi o cônego João Marchezzi, e ele se encontra sepultado no interior da igreja, onde seus fiéis depositam flores até hoje.

A igreja possui um altar que é uma verdadeira obra de arte: lá está um quadro da Santa Ceia esculpido por Julio Tixe, artista uruguaio, e quadros da Via Sacra de Jesus em madeira e argila, que representam o percurso de Jesus carregando a cruz; obras do escultor Pablo Orona Herrera. Estão por lá ainda os brasões de quatro evangelistas: Marcos, Mateus, João e Lucas, obras do pintor e escultor gaúcho Marciano Schmitz.

Passeios em Bento Gonçalves

Vinícola Miolo

A vinícola Miolo existe desde de 1897, apesar de ter partido para a produção comercial apenas em 1990, e é hoje líder no mercado nacional de vinhos, e possui parcerias internacionais com Argentina, Chile, Espanha e Itália. O primeiro vinho produzido pela marca foi um merlot feito com uvas do Vale dos Vinhedos, sede da empresa. Só no ano passado, a Vínicola Miolo recebeu 200 mil turistas em sua sede.

Vinicola Miolo

O passeio inclui uma visita acompanhada de um enólogo, degustação dirigida de vinhos e espumantes e noções de harmonização e análise sensorial. Ao final do mini curso, você recebe um Manual do Vinho Miolo, com dicas de variedades de uvas, elaboração, serviços e harmonização, e a inscrição custa R$60,00, dos quais R$5,00 são revertidos para a compra de rótulos do grupo.

Vinicola Miolo Bento Goncalves Vinicola Miolo em Bento Goncalves

Passeio de Maria Fumaça

Uma grande atração da Serra Gaúcha, o passeio turístico de trem à vapor já começa com uma degustação de vinho na recepção na estação de Bento Gonçalves. De lá o trem parte para percorrer 23 quilômetros em 1 hora e meia de passeio ao longo de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Maria Fumaca Bento Goncaves

Na estação de Garibaldi, os turistas são recepcionados ao som de música gaúcha e italiana e com uma degustação de champagne, e em Carlos Barbosa, são recepcionados com um show de música italiana e um momento de confraternização. De lá, é possível se despedir da maria fumaça ou embarcar no passeio de retorno.

Passeio em Cambará do Sul

Canyon Fortaleza

Situado a 23 quilômetros de Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral, o Canyon Fortaleza possui esse nome graças à configuração do seu terreno, talhado de forma que lembra as muralhas de um forte. Em alguns lugares suas escarpas atingem 900 metros de altura e a vegetação verde escura agarrada às rochas é constituída de folhas grandes de até 1,5m de diâmetro chamadas de “abóboda do diabo”.

Canyon Fortaleza

Lá se encontra a cachoeira do Tigre Preto, o Mirante do Fortaleza e a famosa Pedra do Segredo. O cânion em si se estende por cerca de 5800 metros de comprimento, 2000 metros de largura e possui uma profundidade de 600 metros. De cima é possível observar 95% do cânion e as praias que fazem limite entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em Cambará do sul você também contra vários Cânions como o Itambezinho, se estiver com tempo vale incluir no roteiro.

Passeios em Nova Petrópolis

Esculturas Parque Pedras do Silêncio

O parque foi criado com a intenção de resgatar a história da imigração germânica e divulgá-la por meio de esculturas em pedras. As esculturas são todas em arenito, uma pedra abundante no Rio Grande do Sul, e o nome surgiu da ideia de que a história da imigração é contada em silêncio através dessas esculturas. O parque foi idealizado em 2011 e concluído em 2014, quando foi aberto à visitação.

Museu Pedras de Silencio Nova Petropolis

Parque Aldeia do Imigrante

O Parque Aldeia do Imigrante é o ponto turístico mais atrativo e visitado do município de Nova Petrópolis, e foi criado para preservar e resgatar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram a região — preodominantemente a imigração alemã. O parque é dividido em dois espaços: a Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica, e através dele é possível ver uma representação da história dos primeiros imigrantes em forma de um museu vivo.

Aldeia do Imigrante Nova Petropolis

No primeiro espaço, a Aldeira Bávara, estão presentes elementos arquitetônicos como “Pórtico de Entrada”, “Biergarten” (Jardim da Cerveja) e “Salão de Baile”. No segundo espaço, a Aldeia Histórica, é possível ver a estrutura e funcionamento de uma aldeira de imigrantes através da reconstrução de prédios antigos. Algumas das construções possuem 100 anos de idade, um verdadeiro show de história ao vivo!

Praça das Flores e Labirinto Verde

O Labirinto Verde se encontra dentro da Praça das Flores, localizada no centro de Nova Petrópolis, que como vocês já devem imaginar, é uma cidade típica alemã da Serra Gaúcha. O desafio é andar pelo labirinto e achar o seu centro, onde se encontra um pódio feito de cimento para você registrar o momento. E claro: sair também é um desafio.

Labirinto Verde Nova Petropolis

O labirinto, que antigamente era um pequeno campo de futebol onde as crianças e adolescentes brincavam, não perdeu o apelo que tem entre os pequenos: é possível ver as crianças se divertindo enquanto tentam encontrar o caminho certo dentro do labirinto de 26 metros de diâmetro, composto de ciprestes com 2 metros de altura.

Restaurantes em Gramado

Bem, para finalizar as dicas nada melhor do que uma lista com todos os restaurantes que eu fui e gostei, não é mesmo?!  Lembrando que Gramado é  uma cidade turística, por isso os restaurantes não são tão baratos assim, ok?! (Pelo menos na minha opinião)

  • Casa Da Velha Bruxa Cafeteria – Essa foi a cafeteria que eu mais gostei, o chocolate quente era maravilhoso, vale provar. Fica localizada ao lado da rua coberta. Ideal para um lanche da tarde e almoço. (Preço $$)
  • Restaurante Pastaciutta – Cantina Italiana localizada na Av. Borges de Medeiros, 2083. Eu recebi várias indicações de leitoras sobre essa cantina e adorei! Ela é super temática e os pratos muito bem servidos (um prato serve facilmente 3 pessoas). As massas são feitas na casa! Vale incluir no roteiro. (Preço $$$)
  • Restaurante La Caceria – Este restaurante fica localizado dentro do hotel da Casa Montanha e é um dos poucos restaurantes de caça no Brasil. Uma experiência incrível para quem aprecia a alta gastronomia. Você encontra pratos de Jacaré, javali, Paca (carne raríssima), coelho… O restaurante é puro requinte e os pratos são uma delícia! (Preço $$$$$)
  • Pizzaria Cara de Mau – Essa pizzaria é bem famosa na cidade por ser grande e bem cheia. Os sabores de pizza são os mais variados e você tem a opção de rodízio ou não. Ideal para quem viaja com crianças e grupos maiores. (Preço $$$)
  • Per Voi – Este é um restaurante de massas e galetos, fica localizado na Av. hortensias 1511. Possui opções da Galettos e também massas. Chegamos até lá pela alta nota no Foursquase (aplicativo), e adoramos! Comida muito boa e atendimento é ótimo! Por lá, você pode pedir a sequência (rodízio), ou então a lá carte. (Preço $$$)
  • Swiss Cottage Fondue – Não tem como ir para Gramado e não escolher um restaurante de Fondue, não é mesmo?! Entre as várias opções na cidade, o mais indicado pelas leitoras do Vida de Casada foi foi o Swiss Cottage (Av. das Hortênsias, 849). O local é romântico e muito gostoso. Pedimos a sequência de Fondue e adoramos! (observação: este hotel conta com o serviço de motorista. Eles pegam você no seu hotel e depois levam de volta) (Preço $$$$)
  • Ambrosia Bistrô – Um dia voltando do hotel vimos um restaurante simpático e cheio, resolvemos conferir e conhecemos o Ambrosia Bistrô. Este restaurante é uma delicia! Local aconchegante, atendimento ótimo e ótimas opções de comidas. Pedi uma sopa no pão (que é feito na casa) que era uma delícia! Vale incluir no pedido o vinho da casa também! Fica localizado na Praça da Catedral de Gramado em frente a Ponte do amor eterno. (Preço $$$)

Transportes e Compra de Passeios

Transfer para Porto Alegre – Gramado (ida e volta para aeroporto)

Uma dúvida que sempre surge e como vamos chegar até Gramado, afinal a cidade fica localizada a aproximadamente 2 horas de Porto Alegre. Nos fechamos o transfer em BH com a To Travel e quando chegamos no aeroporto de Porto Alegre fomos recepcionados para Brocker Turismo, uma empresa de recepitivo especializada na Serra Gaúcha e bastante conhecida na região. Tudo muito organizado!

Para voltarmos par ao aeroporto de Porto Alegre no final da viagem foi a mesma coisa, voltamos com a Brocker que pegou a gente no hotel de Gramado e levou de volta para o aeroporto. Tudo de forma simples e prática!

Passeios de Excursão

Apesar de não ter viajado de excursão nos fizemos os passeios em grupo. Quando ainda estamos em BH a Raquel da To Travel selecionou os passeios que poderiam ser interessantes para conhecermos na região e acabamos fechamos dois, o Tour em nova Petrópolis e um Tour nos Vales dos Vinhedos (Bento Gonçalves). Estes passeios também foram feitos pela Brocker Turismo.

Bus Tour

Para andar na cidade e conhecer todos os pontos turísticos de Gramado e Canela nos fechamos dois dias de Bus Tour (um ônibus de dois andares vermelhos iguais os da Europa). Este transporte além de ser super charmoso é ótimo, pois ele para em todos os principais pontos turísticos das cidades de Gramado e Canela.

Ele funciona assim, você pega o ônibus em qualquer um dos mais de 30 pontos espalhados nas cidades de Gramado e Canela. Quando você passa por um ponto turístico que deseja conhecer, basta você descer e conhecer o local. Depois de visitar, basta voltar para o ponto que desceu e esperar outro Bus Tour passar (eles passam em um intervalo de 30 e 30 minutos, é super rápido!) e seguir o seu roteiro. Achei muito prático e fácil de usar. Sem contar que mesmo quando você não desce no ponto, você consegue curtir a paisagem das cidades!

Lembrando que algumas pessoas alugam carro na viagem, porém nos não fechamos. Vale destacar que em alguns locais infelizmente é difícil achar vaga.

Quem me acompanha no Youtube viu que gravei vários vlogs de viagem! Neles mostrei detalhes como como foi curtir a Serra Gaúcha.

Para finaliza o post, vou deixar aqui todos os contatos da To Travel, agência que ficou responsável pelo nosso passeio e cuidou tão bem da viagem. Vale destacar que as meninas trabalham com roteiros personalizados (como o nosso), possuem grupo fechados (vale conferir os destinos e saídas no site) também e também trabalham como Guia Particular. Recomendo MUITO!

To Travel Turismo
www.totravel.com.br
Instagram: @totravelturismo e @viajandocomafe
Falar com Fernanda ou Raquel

Bem espero que tenham gostado das minhas dicas! Qualquer coisa que precisar só enviar pelos comentários que eu respondo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

  1. Daniela disse:

    Ju, adoreiiiiiiiiiiiii tudo estou indo essa semana e já anotei altas dicas. Me diz uma coisa, num dos videos vcs fizeram Canela e Snowland no mesmo dia??? Entendi certo?? que horas vcs chegaram lá? Deu tempo de boa de fazer tudo em Canela? Por favor me ajude

    1. Juliana Santiago disse:

      Dani, tudo bem??
      Deu sim.. Só não pode ficar enrolando muito, rs!
      Sugiro sair cedo do hotel!
      Beijos,
      Ju

  2. Helissandra Gomes disse:

    Adoro seus vídeos, suas mesas são maravilhosas, te acompanho sempre bjus!

  3. Cris Pedroso disse:

    Tive ai começo desse ano e fiquei apaixonada também!!!! Adorei seu passeio e dicas!
    Fiquei apaixonada pelo seu óculos de sol, da onde é?

    1. Juliana Santiago disse:

      Cris, tudo bem?
      esse óculos é prada!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Lubia Evangelista disse:

    Oiie sempre assisto suas mesas maravilhosas…ontem vendo uns videos seus, vc fala q foi pra Gramado…corri aqui rs.
    Vou para Gramado em janeiro (sei que Gramado é legal ir no inverno) todo mundo fala, mas é um sonho ir para lá como minhas férias são em Janeiro bora lá né…quero conhecer a beleza desse lugar. Super animada.
    OBS. Leio tudo de quem vai a gramado. rs

    Beijos.

    1. Juliana Santiago disse:

      Lubia, tudo bem?
      Que bom.,.. espero que o post tenha te ajudado de alguma forma!
      Beijo grande,
      Ju