Decoração: Vamos conversar sobre tapetes?!

06/03/14

Lembram do post que fiz sobre cortinas?! (não viu?! Clique AQUI). Que tal agora falarmos um pouco sobre tapetes?!

tapete-shaggy

Eu amo tapetes! Considero como um elemento de decoração indispensável. Tenho tapetes em todos os cômodos da minha casa, até nos banheiros. Acho algo que completa a decoração e faz a casa ter um ambiente mais aconchegante. Pode parecer algo simples, mas é um complemento especial capaz de preencher qualquer espaço vago e “vestir” um local.

tapete_sala

tapetecoloridos

Escolher o tapete certo para cada ambiente de sua casa é muito importante, o ideal é que o tapete escolhido faça parte da decoração e esteja harmonizado com os demais elementos do local. Além de item decorativo, os tapetes também tem a função de delimitar espaços e trazer leveza para um ambiente, fazendo com que o espaço onde de encontra ganhe forma e destaque.

*temp*

3 Dicas para a hora de escolher o tapete 

1) Tapetes Redondos, quadrados ou retangulares?! 

Os tapetes quadrados e retangulares são os mais usados devido sua praticidade para determinar o ambiente. São muito usados em locais menores e quando temos um cômodo com móveis bem delimitados. Já os tapetes redondos são usados com o intuito de destacar algum móvel ou canto do cômodo, e também quando queremos trazer leveza para um ambiente da casa.

round-carpet-ideas-for-family-room-915x685

2) Tapetes Estampados ou Lisos

Isso vai depender da decoração da sua casa/apartamento e também do seu gosto, claro! Tapetes estampados criam o aspecto de um ambiente “quente”. São capazes de trazer alegria e envolvimento para sua decoração. Já um tapete liso é ideal para quando você querer deixar o ambiente mais clean e também quando for priorizar os elementos de cor em outro ponto do seu cômodo.

tapete_estampado

3) Qual Material de Tapete usar?

O material do tapete também vai ter bastante influência na hora de criar o ambiente. Tapetes com pêlos (aqueles fofinhos) são capazes de trazer conforto térmico, e por isso são muito usados em salas de TV. Já os tapetes persas são muito usados em sala de estar, pois criam um ambiente sofisticado e elegante. O ideal é verificar se o material escolhido vai atender a funcionalidade do seu ambiente.

eclectic-family-room-with-red-carpet-anf-fabric-decoration-in-big-cushions (1)

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Vale ficar atento a informação que você deseja passar no ambiente para fazer a melhor escolha do seu tapete. Agora, quero saber de vocês?! Qual tipo de tapete gostam mais?! Qual escolheram? Aguardo os comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários

  1. samia disse:

    Olá, adoro seu blog e tenho uma dúvida: como usar tapete arraiolo, ainda se usa? BJ e obrigada

    1. Vida de Casada disse:

      Samia, tudo bem?!
      Então o uso desse tipo de tapete vai depender muito da decoração da sua casa. Confesso que eles já foram mais usados, mas muitas vezes vale a pena adequar o produto em nosso ambiente.
      Qualquer dúvida estou aqui,
      Beijo grande,
      Ju

  2. Mariana Gabriele disse:

    Bom Dia ameei todos os estilos os meus preferidos são bem coloridos pois minha casa é grande e gelada! Muito legal o post!!

    1. Vida de Casada disse:

      Mariana, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas! Eu tbm adoro todos os estilos. Amo a maneira que os tapetes decoram!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Isabelle Santiago disse:

    Eu fiquei com uma dúvida.
    Não sei que tamanho de tapete usar.
    Gostaria de saber a diferença e efeitos de cada tamanho, se possível.
    Obrigada 🙂

    1. Vida de Casada disse:

      Isabelle, tudo bem?!
      Quanto aos tamanhos, você pode escolher se você prefere demarcar e neste caso comprar um tapete menor, ou então usar um tapete maior que cubra grande parte do seu comodo.
      Vai depender de como você vai querer decorar e o que vai querer destacar! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  4. Angélica Hirota disse:

    Boa tarde Juliana,
    Estou adorando seu blog. Me casei faz um ano e ainda estou na fase de “compor” minha casa. Fizemos os móveis planejados em toda casa faz pouco tempo e agora é o momento de pensar na decoração. rs
    Tenho uma dúvida quanto aos tapetes da sala de estar/tv: Gosto muito dos modelos de pelinhos (mais fofinhos) mas minha sogra me fez comprar um persa, pois disse que é mais fácil de lavar. Ainda não estou contente com ele e queria sua opinião. Os tapetes fofinhos realmente são ruins na hora de limpar?
    Obrigada. Beijos

    1. Juliana Santiago disse:

      Angelica, tudo bem?!
      Eu também tenho um persa, rs! Acho super fácil de limpar e não solta pelo…
      Os peludinhos são lindos, mas dependendo do modelo eles soltam pelo… :/
      Beijo grande,
      Ju

  5. Ana disse:

    Oi Ju, tenho uma dúvida. Na minha sala de casa coloquei uma TV, e portanto, ela cumpre os dois papéis: sala de estar e TV. Nesse caso, qual o melhor tapete a ser usado? Estilo persa ou de pelos altos? Um beijo grande, adoro seus vídeos e todo o seu conteúdo do blog!!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Ana, tudo bem?
      Isso vai de acordo com o seu gosto pessoal e o restante da decoração da sua casa, eu particularmente gosto mais dos tapetes baixos, pois eles trazem mais sofisticação ao ambiente.
      Beijos,
      Ju

  6. Rose Vitor disse:

    Olá Ju. Estava na dúvida se usaria tapete na sala de estar, que também é de TV. Acho que minha próxima compra será essa, rss.