O que fazer em Ouro Preto? – Roteiro de 1 dia

30/09/14

Quer saber o que fazer em Ouro Preto em um roteiro de 1 dia? Quem me acompanha nas redes sociais sabe que no último final de semana eu e meu marido fomos para Ouro Preto passar o sábado. Queríamos fazer uma programação neste estilo (turismo em MG) já tinha tempos. Estamos procurando conhecer mais nossa cultura e aproveitar as coisas especais que o nosso estado tem para nos oferecer, além de aproveitar uma ótima viagem à dois.

Para nosso passeio cultural escolhemos Ouro Preto como destino. Eu sinceramente não lembrava a minha última vez na cidade. Acho eu que devia ter uns 10 anos no máximo e estava provavelmente em uma excursão do colégio, rs! Para quem quer saber um pouco mais do nosso dia e dicas das atrações turísticas da cidade é só acompanhar o post abaixo:

O que fazer em Ouro Preto? (Roteiro de 1 dia)

O que fazer em Ouro Preto

Sobre Ouro Preto

Ouro Preto é famoso por sua arquitetura colonial, pode-se dizer que é um “museu ao céu aberto”, com lindas igrejas, casas e ruas que nos fazem reviver o período imperial. A cidade fica a aproximadamente 100km de Belo Horizonte em Minas Gerais. Como somos de BH, fomos de carro, e por conta de algumas obras na ida para a cidade, gastamos cerca de 1 hora e 30 minutos na ida e apenas 1 hora na volta. A estrada é bem tranquila e linda, cheia de montanhas.

Para quem optar por ir de ônibus para Ouro Preto, a Pássaro Verde tem mais de 10 opções de horários por dia saindo de Belo Horizonte-MG.

Onde almoçar? – Dica de Restaurante

Não saímos de casa muito cedo, acordamos com calma, organizamos as coisas e acabamos chegando na cidade por volta de meio dia. Como já era hora do almoço fomos direto comer. O restaurante escolhido foi o O Passo (várias pessoas indicaram o restaurante), ele é uma pizzaria e restaurante de culinária contemporânea. Os pratos são super bem servidos e muito gostosos.  De entrada pedimos carpaccio acompanhados com focaccia (a melhor que já comemos até hoje, muito boa!). De prato principal eu fui de salada (porque queria comer sobremesa, rs!) e o meu marido pediu um filé com molho apimentado. Os pratos estavam todos uma delicia, a salada é super farta e serve duas pessoas.

Restaurante O Passo em Ouro Preto

A carta de sobremesa é realmente algo a parte, por recomendação de uma amiga pedi o petit gateau de limão siciliano com sorvete de macadâmia. Gente, é muito bom!! Nossa vale CADA CALORIA! Amei!!! Só de pensar esqueço a dieta, rs!

Ouro Preto (2)

Pontos Turísticos

Depois do almoço foi hora de turistar pela cidade. Ouro Preto tem vários pontos turísticos e como queríamos fazer tudo em um dia, tivemos que escolher o que visitar.

1) Museu dos Contos

Começamos no Museu dos Contos (que fica bem perto do restaurante). A entrada para este museu é gratuita (pois é mantido pelo Ministério da Fazenda)  e funciona onde originalmente foi a casa do banqueiro João Rodrigues de Macedo, refúgio dos Inconfidentes e também a “Casa de Contratos” destinada ao recolhimento de imposto. O museu é super legal, conta a historia da moeda no Brasil, desde quando surgiu até os dias de hoje, e também mostra  como era a vida dos escravos na época.

Museu dos Contos em Ouro PretoCasa da moeda em Ouro Preto

2) Igreja da Nossa Senhora do Pilar

Depois fomos para a Igreja da Nossa Senhora do Pilar. Nossa fiquei ENCANTADA! A Igreja é TODA revestida em ouro no seu interior. Eu fiquei impressionada com tudo! Muito bonita mesmo! O custo para visitação da Igreja é de R$10,00.

Igreja da Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto

3) Feirinha de Artesanato

Saímos da igreja e fomos para a feirinha de artesanato que fica em frente a Igreja São Francisco de Assis conferir os produtos feitos de pedra sabão. Eu adoro essas feirinhas! Fico com vontade de levar tudo para casa. Vocês também são assim??

Feira de Artesanato em Ouro PretoIgreja de Ouro Preto

4) Museu da Inconfidência Mineira

Para finalizar nosso dia turístico, fomos visitar o Museu da Inconfidência Mineira, que fica localizado na praça Tiradentes. Adorei poder voltar na historia e lembrar tudo que estudei sobre a inconfidência, Aleijadinho e Império brasileiro nos tempos de colégio!  Uma verdadeira aula de historia brasileira.

Museu da Inconfidência Mineira

Onde tomar café? – Dica de Cafeteria

Antes de ir embora passamos na loja e cafeteria Chocolates de Ouro Preto e tomamos um cappuccino, e eu como AMO doce também comi um trufa de maracujá (muito boa!). A loja também fica localizada na praça Tiradentes, pertinho do Museu.  (O custo para visitação também é de R$10,00 inteira)

Cafeteria Chocolates de Ouro Preto

Confesso que foi uma das coisas mais legais que já fiz! Às vezes ficamos desanimados de visitar uma outra cidade por ser longe, cansativo… e eu falo de coração NÃO foi! Muito pelo contrario, foi um dia incrível, passeamos, curtimos, comemos bem, aproveitamos! No caminho aproveitamos para conversar, rir, trocarmos ideias e na cidade tivemos a oportunidade poder passar um dia diferente e cheio de cultura. Tem muita coisa para se fazer em Ouro Preto, tenho certeza que vão adorar!

Rua de Ouro Preto

Muitas vezes esquecemos das coisas incríveis que o nosso Brasil tem! Vale a pena mergulhar na nossa cultura e historia! Que tal procurar uma cidade ou passeio perto da sua casa que você sempre quis fazer e até hoje por preguiça ainda não fez?? Não perca tempo! Vai! Tenho certeza  que você vai adorar! Tem outras dicas sobre o que fazer em Ouro Preto? Não deixe de comentar!

Fotos: Blog Vida de Casada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 Comentários

  1. Ju Freitas disse:

    Ah, Ouro Preto é realmente muito amor! É linda, é inspiradora…
    Arrumei um pretexto ótimo pra voltar: esse petit gateau de limão siciliano! rs

    1. Vida de Casada disse:

      Ju, tudo bem?!
      Nossa não deixe de provar! É muito bom!!
      Depois me conta o que achou!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Amo essas “day-trips”, é um dos programas mais legais para se fazer a dois!

    1. Vida de Casada disse:

      Thayse, tudo bem?!
      Realmente são os melhores programas!
      Adorei sua visita!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Carolina disse:

    Adorei esse post! Amo passeios culturais e gastronômicos!!!!!rs….
    Sou de São Paulo e adoraria conhecer MG!!!
    Aproveitando, gostaria de parabeniza-la pelo blog que está sendo muito útil em minha vida de recém casada. Já coloquei em prática muitas dicas tiradas daqui!
    Um abraço,
    Carolina.

    1. Vida de Casada disse:

      Carol, tudo bem?!
      Que bom que você gosta do blog! Fico muito feliz em saber que ele esta te ajudando nesta nova fase!
      Quando tiver oportunidade não deixe de conhecer MG e ir para OP!
      Você vai adorar!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Tawana disse:

    Fiz isso outro dia com meu marido e minha filha de 5 anos. Amamos o passeio, vale muito a pena.

    1. Vida de Casada disse:

      Tawana, tudo bem?!
      Esse passeio é maravilhoso, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  5. Fabiana Ribas disse:

    Adorei as dicas!!!

    1. Juliana Santiago disse:

      <3 <3

  6. Paulo Dória disse:

    Top demais o post. Vou seguir exatamente o script para o próximo dia dos namorados hahaha. Sou de BH, já estava querendo conhecer Ouro Preto e agora é uma ótima oportunidade! rsrs.

    1. Juliana Santiago disse:

      Paulo, tudo bem?!
      Nossa este é certamente um excelente passeio!
      Abraços,
      Ju

  7. Olá pessoal. Parabéns pelo blog. Gostamos muito das informações. Att.
    https://www.carnavalouropreto.com

  8. Ronaldo disse:

    Me interessei pela visita a cidade depois do que li de você

  9. Olá galera. Adoramos o conteúdo das informações de seu blog.
    Att. https://www.ouropretomg.com.br/

  10. Adrik disse:

    Olá, Juliana! Gostei muito do post. Estou indo a primeira vez em Ouro Preto e sem dúvida você me ajudou a escolher ótimos lugares para passear e comer! Rs! Obrigado!

  11. Adrielle disse:

    realmente este lugar é incrível, temos que ficar uma semana inteira para conhecer toda a cidade! As minas de ouros são minha rota predileta.

  12. Amelia disse:

    Estou interessada em visitar Ouro Preto, talvez dormir uma noite, pois moro mais longe, no Rio. .vou olhar o clima tempo e também procurar um hotel perto da praça Tiradentes.

  13. Amelia disse:

    Amei as dicas , Vou aproveitá-las quando visitar a cidade