Noite de Fondue – Como preparar + Dicas de Etiqueta

08/07/15

Continuando os posts sobre noite de fondue, preparei para vocês uma espécie de tutorial respondendo todas (ou quase todas!) as dúvidas sobre como preparar uma noite de fondue.

Como o foco é ajudar vocês com o máximo de informações possíveis, adicionei também informações de etiqueta sobre como servir este tipo de prato e também como se portar diante deste tipo de recepção.

 noite de fondue

Tudo que você precisa saber para criar uma NOITE DE FONDUE!

Como devo montar a mesa?!

Para criar a sua mesa posta de fondue você deve adicionar talhares de sobremesa, prato de sobremesa (ele vai funcionar somente como “suporte” mesmo), jogos americanos (ou toalha de tecido) e guardanapo de tecido (sim, porque não?!). Crie um ambiente intimista e bem decorado.

Quais tipos de aparelhos de fondue existem?

Existem basicamente três tipos de aparelhos de fondue: Os tradicionais (com rechaud), os elétricos (ligados na energia) e também de vela (que servem apenas para chocolate ou queijo). Apesar do fondue elétrico ser perfeito para o fondue de carne, eu sugiro o tradicional para quem não tem nenhum modelo.

Os matérias são porcelana, cerâmica e inox. Os de porcelana e inox são perfeitos para servir queijo e chocolate, já o de inox é coringa para os três tipos de comida

noite de fondue 6

Quantos aparelhos de fondue devo ter?

Cada aparelho serve até 4 pessoas (se sua mesa for redonda, um aparelho consegue servir até 6). Caso receba um número maior de convidados o recomendado é que você tenha outros aparelhos de fondue.

Você deve servir cada tipo fondue em um aparelho ou panela diferente. Quando for preparar uma noite de fondue completa (servir fondue de queijo, carne e chocolate), você infelizmente não vai conseguir servir vários tipos de fondue usando a mesma panela.

Noite de Fondue

Fondue de carne? Fondue de peixe?

O fondue de carne ou peixe (sim, existe de peixe e frango também), são práticas mais recentes adaptadas para atender os mais diversos paladares. Eles são essenciais para quem deseja preparar uma noite servindo apenas fondue (como foi o meu caso).

Precisa de molho para o fondue de carne? Este é um item obrigatório?

Sim, precisa! Servir somente a carne sem acompanhamento não tem graça nenhuma, rs! Escolha molhos leves com temperos variados que combinem com carne (ou o peixe, frango se for o caso). Neste caso evite molhos com creme de leite e queijo (você já vai servir o fondue de queijo como prato, então colocar mais molho com queijo não faz sentido!)

noite de fondue 5

Existe uma ordem para servir os fondues? O de carne pode ser o primeiro? 

Como o fondue de queijo é mais o pesado, sugiro servir ele primeiro. Em seguida, o ideal é intercalar outro tipo de fondue antes de servir o de chocolate (como o de carne, frango ou peixe). Isso ajuda com que os seus convidados façam uma melhor digestão do fondue de queijo.

Como comer fondue de carne, peixe ou frango?

O fondue de carne você deve espetar usando o garfo próprio de fondue na carne e levar no aparelho de fondue para que a carne seja fritada ou cozida (isso vai depender se você vai fazer ele no oléo ou água). Depois que sua carne estiver pronta você deve retirar a carne usando um garfo, e depois adicionar o molho de sua preferencia para temperar a carne.

Como pegar o fondue de queijo e chocolate?

Você deve espetar o pão no garfo de fondue. Coloque o garfo dentro da máquina de fondue de forma que você faça movimentos circulares ou de “oito” na panela. Este movimento é importante, pois você mistura o queijo para o próximo convidado e deixar o fondue ainda melhor  para a outra pessoa.

noite de fondue 2

Como comer o fondue de queijo?

Diferente do fondue de carne, o fondue de queijo não precisa de ser retirado do garfo para ser levado na boca. Você pode levar o pão diretamente,  porém deve ficar atendo para NÃO encostar o garfo na boca. Se ficar inseguro use os talheres para auxiliar.

Nunca faça um “duplo mergulho” no fondue de queijo ou chocolate

Cuidado ao molhar duas vezes a mesma peça de pão ou fruta. Isso viola a etiqueta do fondue ao extremo. Uma vez que você mergulhou a comida e mordeu, não é educado colocá-lo de volta na panela. 

Bem espero que vocês tenham gostado de conferir as dicas de etiqueta e como preparar uma noite de fondue!

Há, e se você gosta deste assunto de receber em casa, não pode deixar de conferir o E-book totalmente gratuito que criei com várias dicas de Enxoval para Receber em Casa que vão transformar suas recepções. Nele, eu detalho todos os itens básicos que você precisa ter para receber seus amigos em casa, além de dicas para incrementar a decoração da sua mesa. Você pode fazer o download gratuito clicando na imagem abaixo :

Imagem-Blog

Se preferir conteúdo em formato de vídeo não deixe de conferir as dicas postadas no canal do youtube!

Veja mais posts sobre Noite de fondue:
Decoração mesa de fondue
Receita de Fondue de Chocolate
Receita de fondue de Carne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

  1. Muito bom, vou fazer amanha aqui em casa!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Thayna, tudo bem?!
      Que bom que você gostou!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Jaay disse:

    – Adorei .. só de ver dá água na boca.

  3. Fernanda Campos De Feminino Cordeiro disse:

    Amei! Ficou lindo o material!!! Bjs!

  4. Thayná Martins disse:

    Oi Ju, tudo bem?1
    Amei as dicas. Seus posts são tão caprichados em detalhes, percebo seu amor pelo que faz, isso é contagiante! Parabéns!
    Beijos,
    Thayná

  5. Catia barros de oliveira disse:

    Adorei essa matéria , adooorooooo fondue!!!!!!!

  6. Mari disse:

    Oi Ju!

    Eu e meu esposo temos a maior dificuldade em conseguir fazer o fondue de queijo já tentamos por diversas vezes. Inclusive fizemos até uma noite de fondue e realizamos vários testes com os queijos dias antes e não obtivemos sucesso, recorremos a caixinha mesmo. Vendo seu vídeo vimos que o seu fondue de queijo ficou perfeito e o nosso sempre fica puxa-puxa. Então meu esposo me pediu pra te enviar uma mensagem perguntando qual a marca que você usou?

    Seu Blog é ótimo. Parabéns!