Mármore Travertino – Tipos, Modelos e Como Usar na Decoração

25/10/16

Vocês já sabem que eu amo falar sobre decoração aqui no blog, e até mesmo trazer curiosidades de produtos e materiais queridinhos de arquitetos e designers, como o gesso acartonado e o papel de parede. E hoje eu separei várias dicas e informações sobre um material nobre e elegante que é o favorito de muitos arquitetos: o mármore travertino.

A seguir, eu vou falar um pouco do que é o mármore travertino, quais os tipos de acabamento que ele pode ter e também mostrar alguns modelos conhecidos e utilizados aqui no Brasil. No final, vou te mostrar vários jeitos diferentes para você usar essa peça atemporal na decoração da sua casa, e você vai ver diversos projetos com mármore travertino para se inspirar. Vamos conferir?!

travertino apartamento

{Projeto Arquiteta Graziella Nicolai}

Tudo que você precisa saber sobre mármore travertino

O que é?

Travertino é uma rocha calcária natural de cor bege, composta de calcita, aragonita e limonita. Ela é facilmente reconhecida pelos pequenos buracos presentes na pedra, que existem por causa da ação da água durante sua formação. Apesar de as mais famosas e utilizadas serem as italianas, existem grandes pedreiras desse tipo de rocha no México, Peru e na Turquia.

É o mármore mais usado em construção ao longo da história, e até hoje é um dos queridinhos de arquitetos e arquitetas ao longo do Brasil e do mundo. E com razão: é um mármore nobre, bonito e atemporal. Mas nem tudo são flores: além de ser mais frágil que granito e outros materiais sintéticos e precisar de cuidado, é também um dos mármores mais caros do mercado.

Acabamentos e modelos

É possível encontrar o mármore travertino em vários modelos e cores, e também com quatro tipos diferentes de acabamento, e tudo isso faz diferença na hora de escolher qual o mármore que será usado na sua casa e onde ele será instalado. Para saber onde você vai colocar o travertino, que é a primeira pergunta a ser feita, é preciso considerar os acabamentos:

Bruto/Natural — é a pedra como ela vem da natureza, e o acabamento é opaco e com veios (os “buracos”) aparentes. Pode ser usado como revestimento de paredes, mas não é recomendado para paredes de banheiro, bancadas ou cubas, pois a água passa pelos poros, levando à infiltração. No caso de pisos, é preciso muita manutenção.

Resignado/estucado — é feito com a aplicação de uma resina na pedra, o que ajuda a cobrir os poros da superfície, eliminando o problema dos “buracos”. É a forma mais utilizada em mármores, em comparação com a pedra bruta, e pode ser combinado com os dois acabamentos abaixo.

Levigado — acabamento liso e opaco.

Polido — acabamento liso e com brilho.

Em ambos acabamentos levigado e polido, a pedra é lixada com abrasivos até que fique lisa. São normalmente usados em combinação com a aplicação de resina, sendo um deles um acabamento opaco e outro brilhante.

E antes de falarmos sobre os modelos de mármore travertino que podem ser encontrados no mercado, precisamos entender também dois tipos de corte que podem ser feito na pedra: o corte horizontal, ou clássico, que é um corte contra o veio, o que possibilita ver os veios naturais do material; e o corte vertical, ou perlato, que é um corte a favor do veio, criando um padrão mais aberto, sem a presença de veios.

travertino classico x traverino perlato

Quanto aos modelos de mármore travertino, é possível encontrar diversos em variadas cores no mercado, e a seguir separei alguns dos mais famosos e utilizados em projetos de arquitetura e decoração:

modelos de marmore travertino

Onde e como usar na decoração

O mármore travertino, como eu falei lá em cima, é muito usado em projetos de arquitetos e designers de interiores por sua nobreza e beleza. Ele é capaz de agregar bastante valor visual aos espaços se usado de forma confluente com o resto do projeto. Independente do modelo e acabamento, o mármore travertino é sempre uma boa escolha.

Separei a seguir algumas ideias de formas que você pode usar o mármore travertino na decoração, e também algumas fotos de projetos que podem te inspirar!

Mármore travertino no piso

Quando aplicado em pisos, ele traz um ar elegante e sofisticado ao espaço, já fazendo com que o próprio piso seja um destaque. Mas como nesse caso o mármore é usado em uma escala maior, tenha em mente uma cor e modelo que combinem com o resto do seu projeto, e com a sua personalidade.

marmore travertino piso

Mármore travertino na parede

Ele pode ser usado de forma bruta ou polida no caso de revestimentos de parede, e até de outras formas, como em ladrilhos, por exemplo. Uma parede de mármore travertino traz também muita elegância ao espaço, e uma ótima ideia é aplica-lo na parede destaque do seu ambiente.

marmore travertino paredetravertino parede

Mármore travertino em escadas

Para uma escada nobre e sofisticada, o mármore travertino é uma excelente pedida. Porém, o resultado fica ainda melhor se o piso também for feito do mesmo material. Caso você opte por fazer apenas a escada em mármore travertino, tenha certeza que o modelo e o acabamento escolhido conversam bem com ambos os pisos ligados à escada.

Mármore travertino em banheiros

Você pode usá-lo em todas as paredes e na bancada, criando uma decoração contínua e muito elegante, ou pode usá-lo sobre na bancada, em uma das paredes ou nas cubas, por exemplo. Se optar por fazer o banheiro todo em mármore travertino, mantenha o resto da decoração minimalista, pois o próprio mármore já trará muita informação para o espaço.

 marmore travertino lavabo

Mármore travertino como painel de TV

Um dos usos mais diferentes e elegantes deste tipo de pedra é como um painel de TV. Fica muito sofisticado, elegante e moderno. O resultado é belissímo!

marmore travertino

Mármore travertino em áreas de piscinas 

Por fim, não podia deixar de falar do uso do mármore travertino em áreas externas, como no caso do piso ao redor de piscinas. Nesse caso, prefira o material mais opaco, para que não fique escorregadio e pareça mais natural.

Espero que você tenha gostado de conferir um pouco sobre o mármore travertino comigo, e tenha gostado das dicas de decoração e das informações sobre esse material tão nobre e elegante! Não deixe de compartilhar comigo o que achou nos comentários, e também quais os modelos e acabamento você prefere!

Fotos usadas neste post: Projetos da Arquiteta de Belo Horizonte Graziella Nicolai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *