Como fazer torta de limão invertida – Receita

08/03/16

A páscoa já está chegando e nada melhor do que várias sugestões de receitas para variar o menu do tradicional almoço de páscoa. A sugestão de hoje é o passo-a-passo completo de como fazer torta de limão invertida. Esta receita é uma delicia, diferente das tradicionais e já conhecidas, refrescante e muito saborosa. Tenho certeza que vocês vão adorar!

Antes que me perguntem de onde veio essa receita especial, já adianto que ela é exclusiva e foi disponível pelo Buffet Rullus e o Chef Henrique Gilberto para vocês, leitoras do Vida de Casada. Já que mês passado eu participei do primeiro Eno Experiência realizado na loja Temps du Vin em parceria com o Rullus, a Formato Produções e várias outras empresas do segmento de casamento. Neste evento os casais de noivos de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de degustar e harmonizar os melhores espumantes da loja acompanhado por deliciosas comidas preparadas pelo Buffet. Além disso, rolou um super bate papo com profissionais de casamento, muita música boa, e uma aula com o Chef Henrique ensinando a receita da torta de limão invertida. Eu amei tanto a receita que pedi para postar no blog! Afinal, vocês sabem que tudo de legal que tenho a oportunidade de viver e aprender gosto de postar por aqui e compartilhar com vocês.

Então, que tal parar de conversar e conferir a receita completa?

Como fazer torta de limão invertida – Receita

Receita de torta de limao

Rendimento 30 porções.

Observação: Essa receita é dividida em três partes. 

Ingredientes:

1ª parte – Base cremosa de baunilha:

  • 375ml de creme de leite fresco
  • 375ml de Leite
  • 1 fava de baunilha
  • 8 gemas
  • 110g de açúcar

2ª parte – Farofa de caramelo crocante:

  • 300g de farinha de panko
  • 200g de leite em pó
  • 200g de manteiga

3ª parte – Purê de limão siciliano:

  • 3kg de limão siciliano
  • 400g de açúcar

Modo de preparo:

1ª parte – Base cremosa de baunilha:

Bata a gema com o açúcar enquanto aromatiza o leite e o creme com a baunilha. Junte as duas misturas batendo vigorosamente e coloque nas forminhas de silicone para assar em banho maria por 4min a 150º. Congele para desenformar.

2ª parte – Farofa de caramelo crocante:

Junte a farinha de panko e o leite em pó e misture bem. Aqueça a manteiga em uma panela e junte a farinha deixando ate dourar bem e liberar um cheiro de caramelo. Deixe escorrer em uma peneira pro 30 minutos antes de usar.

3ª parte – Purê de limão siciliano:

Descasque o limão cuidadosamente para que seja retirada apenas a parte amarela da casca, em seguida fervente essa casca 5 vezes. Feito isso, faça uma calda com o açúcar e a mesma quantidade de água. Confite a casca por 25minutos e retire da calda para bater no liquidificador com o suco dos limões descascados.

Dica para a hora de servir

Que tal uma dica para deixar tudo ainda mais gostoso? Na hora de servir a receita, o Chef acompanhou com Sorbet de limão. Lembrando que Sorbet é “tipo” um sorvete, mas a sua mistura é mais líquida do que a do sorvete tradicional, pois não leva leite e sua consistência. O sabor e a textura são próximos da nossa raspadinha, já que possui pequenos cristais de gelo que se misturam ao sabor adicionado pela fruta. Por isso, sua consistência é mais fina que a do sorvete de massa.

como fazer torta de limão

Bem, espero que tenham gostado de conferir os detalhes de como preparar essa deliciosa receita de torta de limão. Agradeço ao Tulio e ao Chef Henrique do Rullus por permitirem que eu compartilhasse esta deliciosa receita com todas vocês! Se fizerem já sabem! Não esqueçam de me contar o que acharam! Tenho certeza que ela vai fazer o maior sucesso!

*Não deixem de conferir também as outras receitas de sobremesa compartilhadas no Vida de Casada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Malu disse:

    Sou louca por torta de limão!!!…essa ficou linda demais! Vai entrar pra lista de receitas pra testar, qdo fizer te conto!

    Beijos.

    1. Juliana Santiago disse:

      Malu, tudo bem??
      que bom que gostou querida!!
      é uma delícia!