Viagem no Sul do Brasil – Serra Gaúcha

04/08/15

Incrível como o nosso país é rico e recheado de locais especiais, não é mesmo?! Apesar de adorar as praias brasileiras, uma das viagens que mais tenho vontade de fazer é conhecer as cidades na região da Serra Gaúcha no Sul do Brasil. Tenho vários  amigos que já fizeram e adoraram, e toda vez que penso em um destino para uma viagem romântica no Brasil não consigo pensar em outro lugar.

Fui desafiada pela Expedia Brasil a criar o meu roteiro dos sonhos no Brasil. Adorei a ideia e resolvi  tirar as minhas ideias do papel e montar um post com os passeios imperdíveis  na Serra Gaúcha.

Formada por várias cidade do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha possui dois “núcleos”: a Região das Hortênsias, formada por Gramado, Canela e Nova Petrópolis, e o Vale dos Vinhedos, onde ficam Bento Gonçalves e Garibaldi. E apesar de termos essa divisão, podemos fazer todas as cidades em uma única viagem.

Fiz uma seleção dos pontos turísticos imperdíveis no meu roteiro em cada uma das cidades. Vamos conferir?!

O Que fazer em Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi? – Serra Gaucha

Serra gaúcha

Gramado

Lago Negro: Região com vegetação trazida da Floresta Negra, da Alemanha, o lago é circundado por uma extensa pista de caminhada. No lago você também pode alugar um pedalinho para curtir o seu amor!

Lago_Preto (1)

Mini Mundo: Um parque super fofo com réplicas de monumentos e diversas construções em miniaturas.

minimundo

Igreja Matriz São Pedro: Igreja localizada no centro de Gramado com arquitetura em estilo romano com vitrais projetados e paredes erguidas com aproximadamente 70 mil pedras de basalto.

Vai passar mais do que 3 dias em Gramado? Confira aqui as dicas de roteiro do Expedia Brasil.

Canela

Parque do Caracol: Um complexo turístico localizado a sete quilômetros do centro da cidade. Entre as atrações do parque estão a escadaria de 927 degraus que leva até a base da cascata, mirantes e trilhas ecológicas.

6

Catedral de Pedra: Um dos cartões postais da Serra Gaúcha. Revestida de lajes de basalto, com contornos pontudos lembram igrejas góticas europeias. O interior é colorido por vitrais que destacam Nossa Senhora de Lourdes.

Catedral de Pedra

Nova Petrópolis

Aldeia do Imigrante: Já imaginou conhecer uma típica aldeia alemã do século 19? Esse parque possui uma área de 10 hectares de mata nativa com lagos, árvores centenárias e casas típicas.

parque-aldeia-do-imigrante

Labirinto Verde: Localizado na Praça das Flores, o Labirinto Verde é formado por ciprestes plantados em círculos com passagem para chegar ao centro. Tem como não ficar encantada por um lugar como esse? Adorei!

labirinto-verde-nova-petropolis

Bento Gonçalves e Garibaldi

Vinícolas: Um dos meus sonhos é conhecer uma vinícola (juro!). Acho aconchegante, romântica e a minha cara, rs! Por isso um local que não pode faltar no meu roteiro do sul são os passeios nas vinícolas. Imagina conhecer todas as etapas da produção de vinhos e espumantes, desde a chegada da uva até o engarrafamento? As principais são Aurora, Salton, Miolo e Casa Valduga.

miolo

Caminho das Pedras: O roteiro possui cerca de 10 quilômetros traz cenários com casas de pedra ou madeira que datam da época da chegada dos primeiros imigrantes italianos à região.

Maria Fumaça: Passeio de duas horas a bordo de uma locomotiva do século 20 até a cidade de Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. A recepção é feita com degustação de vinhos, uma delícia.

1359740159974014

O melhor disso tudo é que você pode alugar um carro no aeroporto e fazer todas as cidades em um roteiro de carro! Adoro viagens assim, em que podemos ir conversando durante um passeio e aproveitando momentos tão gostosos entre o casal.

Bem, é isso. Espero que tenham gostado do meu roteiro romântico! Não vejo a hora de conhecer a região sul e aproveitar tanta beleza.

*Este post foi elaborado em parceria com o Expedia Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

  1. Monica disse:

    Oi, Ju!
    Amo a Serra Gaúcha, inclusive voltei de lá no último domingo!
    Gramado é um encanto…Canela também é linda!
    Fui também para Bento Gonçalves e visitei algumas vinícolas.
    Vale muito a pena!
    Bjsss

    1. Juliana Santiago disse:

      monica, tudo bem?!
      quero muito ir! Depois me passa o nome do seu hotel?!
      Beijo grande,
      Ju

  2. linda la. filha disse:

    Me enviem período e programa caso de final de semana do festival do vinho. As sin como promoçoes. OK

  3. Douglas disse:

    Olha Juliana, não quero parecer chato e nem desmancha prazeres, mas em um dia não dá pra fazer nem 1/4 do roteiro da Serra, só Gramado possui inúmeras atrações. Pra quem vem de muito longe como as regiões nordestinas, do Sudeste, Centro-Oeste, Norte, o ideal é ficar no mínimo 7 dias para conseguir aproveitar todas as atrações e estar mais descansado (sem aquela correria e apertos para ver tudo), isso que ainda tem a região dos Canyons e das águas termais, mas claro, só se quiser fazer todos esses roteiros, aí depende do tempo e do bolso do turista.
    Porém, sempre vale apena uma visita à essa região, ela é encantadora e única no Brasil, a educação dos moradores é de outro mundo e quando chega o inverno, tudo conspira para quem está apaixonado, vá lá e aproveite bastante!
    Minha dica é que quando fores pra Serra, passe pela ROTA ROMÂNTICA, uma estrada bucólica cheia de plátanos com folhas coloridas enfeitando a paisagem (melhor época é no outono, quando as folhas estiverem amarelando), passa por 14 cidades, incluindo Gramado, Canela e Nova Petrópolis!

    1. Juliana Santiago disse:

      Douglas, tudo bem?!
      Super concordo que quando mais tempo temos, mas podemos curtir a beleza desta região!
      Adorei a sugestão da rota que passa pelas cidades…
      Abraços,
      Juliana

  4. sueli disse:

    você não deixou os preços dos passeios. Vou por conta propria e não gostaria de fazer os pacotes usando agencia de turismo. Gostaria de saber o preço do trem maria fumaça de Bento Gonçalves. Estamos indo agora dia 28.03.2018, vamos passar a pascoa là. Por favor se puder me ajudar informando os preços, ficaremos uma semana. por gentileza pode mandar pelo meu FACE. Obrigada

    1. Juliana Santiago disse:

      Sueli, tudo bem?
      Não tembro do preço, mas na época tudo pela agência saiu mais barato! 😉