Erros de Etiqueta em Verdades Secretas – Acredite!

14/09/15

Uma coisa que eu adoro são telenovelas. Porém, confesso que há tempos não acompanhava uma trama tão assiduamente como Verdades Secretas. Não sei o que aconteceu com as últimas histórias apresentadas pela TV Globo, não me sentia “presa” por nenhuma delas, mas foi só ver um capítulo de Verdades Secretas que adorei e viciei!

A trama entre o triângulo amoroso Alex-Angel-Carolina, a impressionante atuação de Grazi Mazzafera como viciada em drogas, assuntos polêmicos como book rosa, book azul e aborto são temas que trouxeram muito sucesso para a novela.  Outros elementos que destacam e diferenciam Verdades Secretas são o poder, a riqueza e luxo apresentados ao longo dos seus capítulos. Acredito que não teve uma pessoa que não ficou impressionada com os jantares, recepções e aniversários realizados pelos personagens.

Ao longo da trama fui anotando erros (sim, erros!) de etiqueta, que os personagens do núcleo riquíssimo (leia-se a família do Alex) cometeram ao longo da trama.

Erros de Etiquetas em Verdades Secretas

Angel x Macarrão com colher

Comecei a anotar os erros ainda no início da novela quando assisti ao capítulo que Angel (que nesta fase ainda fazia book rosa) foi até a casa da Giovanna (na época ainda uma simples colega de colégio) fazer um trabalho de escola e jantar com a sua mãe Pia e o seu irmão Bruno. No jantar promovido, um dos pratos servidos era espaguete, e Angel demostrou não entender a utilidade da colher para comer o prato. Durante o jantar a mãe de Giovanna ensina a modelo como fazer o processo de comer espaguete com garfo e colher, e ela fica um pouco constrangida por não saber a “regra de etiqueta”.

A verdade (secreta) é que na cena, a personagem de Camila Queiroz (Arlete/Angel) é que estava de acordo com a etiqueta. Não é correto comer espaguete com colher (sim, não é!), isso não é considerado um costume italiano. Não é uma prática usada e também não é bem visto por eles.

Então, qual a maneira correta? Devemos comer o espaguete somente com o garfo, deixando o talher em pé no centro do prato, até que fique uma quantidade suficiente para levarmos à boca. Para evitar uma “bolona de espaguete”, basta posicionar o garfo levemente sobre a massa. Reforço ainda que nunca devemos usar a faca!

verdades secretas_jantar macarrãoetiqueta de espaguete_verdades secretas

Café da manhã dos Lovatelli

Continuando na casa dos Lovatelli (sobrenome da família da personagem Pia), outra cena que me chamou atenção foi a posição dos itens na mesa de café da manhã da família no dia seguinte em que Giovanna dorme em casa com o modelo Daniel.

Na mesa o guardanapo de tecido está ao lado direito do prato, mas na verdade deveria estar ao lado esquerdo! (Reparem na foto a posição dos talheres no local da mesa que seria o de Giovanna.) 

Em outras mesas de café da manhã na casa dos Lovatelli a posição dos copos de suco também foi apresentada de forma errada, uma vez que estes deveriam ficar ao lado direito do prato, acima da faca e próximo da xícara de chá/café, e foram apresentados ao lado esquerdo acima do garfo. (Leia o post detalhado sobre como posicionar talheres em mesa de café)

erros de etiqueta_verdades secretas

Taças coloridas para Vinhos

Algumas vezes na casa Pia eles cometeram o erro de tomar vinho em taças coloridas. Como já comentei por aqui algumas vezes, vinhos devem ser sempre servidos em taças transparentes, de preferência de cristal.

taça de vinho colorida_verdades secretas

Exaltações e muitos elogios de Carolina

Saindo da casa de Pia vamos para o apartamento de Alex e volto a cena da primeira vez que Carolina visita a casa do empresário.  Carolina ficou impressionada com a beleza do apartamento (o que é normal, pois é realmente maravilhoso). Porém, quem acompanha a novela vai lembrar que na cena ela exagerou MUITO e repetia o tempo todo que o aparamento era uma mansão e muito chic. Sei que as falas da personagem queriam demostrar que aquela era uma realidade social diferente da vida de Carolina, porém foram um pouco excessivas. Por isso, resolvi incluir nesta lista também.

É sempre bonito e atencioso elogiar a casa das pessoas, os pratos, a decoração, mas devemos nos policiar com possíveis exaltações de comentários e elogios. Quando fazermos comentários em excessos os anfitriões podem ficar constrangidos. Por isso, evite sair como puxa-saco!

carolina visita alex

Bem, é isso! Preparei e reuni todas as informações com muito carinho para o blog. Me avisem se gostem deste formato de post sobre curiosidades de etiquetas em novelas e filmes, se gostarem posso fazer sempre. Quero muito saber o que acham deste estilo de post, não deixem de comentar!!

E se você quer saber mais sobre Etiqueta à Mesa, não deixe de se inscrever no Curso Receber em Casa e Etiqueta à Mesa 100% Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários

  1. Marilia P disse:

    Menina, arrasou! Vc é super detalhista e expert no assunto, acho digno o pessoal da Globo oferecer seu curso aos funcionários para evitar esses errinhos! rsrs Adorei essa reunião de erros e serviu para nos deixar ainda mais atentas aos detalhes. Eu, por exemplo, uso (ou melhor, usava rs) faca ao comer espaguete, agora aprendi!

    1. Juliana Santiago disse:

      Marilia, tudo bem??
      Muito obrigada!! fico muito feliz que tenha gostado do post! Imagina, eu na globo oferecendo o curso?! Não custa nada sonhar, ne?! vou tentar fazer sempre! 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  2. Rosana Carolina disse:

    muito perceptiva vc Ju

    1. Juliana Santiago disse:

      Rosana, tudo bem?
      Obrigada!
      Abraços,
      Juliana

  3. Fabiana Ribas disse:

    Adorei o post! Aprendi várias coisas que não sabia, e concordo com a Marilia P, a rede globo deveria fazer o seu curso…rsrsrsrs…

    1. Juliana Santiago disse:

      Fabiana, tudo bem?
      Obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado!! Quem sabe um dia a globo não me contrata 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  4. juliana medeiros disse:

    Acredito que os elogios de “carolina” foi feito de proposito para passar ao telespectador esse erro mesmo, que ela é sem “etiqueta” , “sem cultura” ” pobre” e bláblá…. Adorei o post

    1. Juliana Santiago disse:

      Juliana, tudo bem??
      Neste caso pode ser mesmo…
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Beijo grande,
      ju

  5. Kellen disse:

    Como sempre vc arrasa!!!!!Parabéns Jú. bjs.

    1. Juliana Santiago disse:

      Kellen,

      Que bom gostou! 🙂
      Beijo grande

  6. Leandra disse:

    As vezes ficamos tão encantadas com o luxo, o requinte dos cenários, que não percebemos os erros, erros até bem simples, mas que fazem a diferença. Ainda bem que acompanho o Vida de Casada!