Dicas de como armazenar medicamentos

17/11/14

Quando um alimento estraga, é fácil reconhecer a aparência e o cheiro de estragado. Porém, com os medicamentos não é bem assim. Como muitas vezes o remédio vencido “parece bom”,  muitas pessoas arriscam e usam os produtos sem verificar.  Pensando na importância do assunto, resolvi pesquisar e trazer algumas dicas de como armazenar medicamentos e quais fatores devemos levar em consideração na hora de armazená-los.

Conversei com a farmacêutica Renata Migotto, responsável pela farmácia interna da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, para me auxiliar nas informações. “O armazenamento incorreto dos medicamentos pode interferir na sua qualidade, podendo gerar danos à saúde quando utilizados, com diminuição da eficácia, efeitos indesejáveis e até mesmo intoxicações”. Explica Renata.

medicamentos2

 Dicas de como armazenar medicamentos
  •  Os remédios não devem ficar junto com materiais de limpeza ou outros produtos cosméticos, para evitar contaminação.
  • Cuidado com caixas e frascos parecidos. Armazene separadamente para evitar a confusão na hora de administrar o medicamento.
  • Leia atentamente as recomendações do fabricante. As embalagens devem conter orientações de guarda que podem variar de acordo com o tipo de medicamento.
  • Não esqueça de manter os medicamentos longe do alcance de crianças ou de pessoas que não estão aptas a realizar a administração de medicamentos

medicamento

Fatores que devem ser considerados na hora de armazenar medicamentos:

TEMPERATURA: Grande parte dos medicamentos devem ser armazenados em temperatura até 25º C, porém existem alguns medicamentos manipulados, insulinas e outros, que necessitam ser refrigerados. Estes podem ser guardados na geladeira (exceto na porta, pois há muita variação de temperatura), afastado dos alimentos. Nunca utilize o congelador.

UMIDADE: Evite locais muito úmidos, como cozinha e banheiros. Os medicamentos devem ser guardados em um local seco e arejado, afastados das paredes para evitar o contato com mofo e com infiltrações.

LUZ: Evitar locais com luz direta.

EMBALAGEM: Utilize a embalagem original para o armazenamento. Quando os medicamentos são retirados da embalagem, a validade é reduzida pela exposição ao ambiente.

VALIDADE: A validade após abertura pode variar de acordo com o tipo de medicamento, como as suspensões preparadas antes da administração. Sempre siga a orientação do fabricante. Verifique as validades com frequência e mantenha o local limpo e livre de pó, partículas e mofo. Nunca utilize um medicamento vencido.

medicamentos4

E O ESTOQUE DE MEDICAMENTOS?? Devemos ressaltar que o estoque de medicamentos em sua residência facilita o acesso quando necessário, porém é muito importante não fazer a automedicação, e principalmente não indicar remédios para outras pessoas. Os medicamentos prescritos para você, por seu médico, podem ser contra indicados para outra pessoa.

Por fim, devemos lembrar que não basta deixar os medicamentos super organizados em caixas e gavetas se não seguimos as recomendações descritas acima. Por isso, acredito que as dicas deste post vão ajudar bastante na hora de escolher o local adequado e também  na avaliação dos seus medicamentos! 😉

Espero que tenham gostado!

Fonte: Renata Migotto, farmacêutica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *