Como morar em Lisboa

06/09/21

Morar em Portugal está virando uma tendência para grande parte dos Brasileiros, principalmente na capital, e a cada dia vemos mais portugueses querendo vender casa em Lisboa, o que tem facilitado ainda mais essa tendência.

Seja pela facilidade do idioma, ou até mesmo pelo custo de vida que é mais baixo em relação a outros países da Europa, Portugal, e principalmente a capital Lisboa, tem se tornando um destino muito procurado pelos brasileiros.

Muitos estão pesquisando por imobiliárias em Lisboa, e têm o grande interesse em encontrar uma moradia e começar o seu novo lar.

Neste sentido, resolvi listar aqui cinco passos para quem deseja começar uma nova vida em Portugal e na capital deste lindo país.

mudar para lisboa

5 passos de como morar em Lisboa

1) Tenha os documentos legais para morar em Portugal

A primeira coisa que você deve ter em mente, é conseguir os documentos legais para morar em Lisboa. Se você já é um cidadão de um país que pertence a União Europeia, é um caminho mais fácil, pois você poderá morar em Portugal, mas de toda forma, precisará registrar a sua residência por lá.

Caso você ainda não tenha um documento legal, você deverá conseguir algum tipo de visto, pode ser um visto de trabalho, de estudante, de aposentando, de empreendedor, de um profissional qualificado.

Enfim, veja qual o melhor tipo de visto para o seu perfil e qual seria a melhor forma de obtê-lo.

2) Estude os preços e custos da cidade

Uma recomendação para você que deseja morar em Lisboa, é pesquisar mais sobre o custo de vida da cidade.

É muito comum pessoas criarem interesse em mudar de país, mas esquecem de fazer a conta se o que você tem de renda será suficiente para o seu estilo de vida na nova cidade.

Então, é extremamente importante você pesquisar mais sobre os possíveis gastos mensais que você terá, como moradia, alimentação, vestuário, transporte, saúde, lazer, educação para crianças, esportes, viagens, dentre outros possíveis gastos de acordo com o seu estilo de vida.

melhor bairro em lisboa

3) Conheça e compreenda melhor a cidade

Algo que sugiro que você faça antes de arrumar a sua mala e viajar para Lisboa é pesquisar melhor a cidade, não só em relação aos gastos como citei no tópico anterior, mas compreendê-la como um todo.

No caso, seria você pesquisar mais sobre a cultura da cidade, o estilo de vida das pessoas, verificar quais são as regiões mais violentas, quais as melhores escolas, os melhores e piores bairros, entender melhor também o meio de transporte, o estilo de trabalho, dentre outras particularidades.

Enfim, é ter uma contextualização melhor da cultura da cidade que você irá morar.

Para isso, você pode fazer uma pesquisa mais aprofundada, mas o que eu realmente sugiro é você conversar com pessoas que moram por lá e vivenciam todos esses aspectos.

Não mude de cidade sem antes conversar com algum residente do novo local que você deseja morar.

4) Procure por uma moradia

O próximo passo agora seria você procurar por uma moradia.

Todos os tópicos anteriores irão lhe ajudar na sua tomada de decisão, e ficará muito mais fácil de você encontrar o novo lar.

Encontre algo esteja de acordo com a sua renda e que não irá alterar muito o seu estilo de vida. Mudanças drásticas tendem a ser difíceis, então se atente a mudar para algum lugar que não seja muito diferente do que você tem o costume.

como morar em Lisboa

5) Tenha um plano B

Mudanças nem sempre acontecem da forma como gostaríamos e sonhamos. Neste processo, podem ocorrer imprevistos e situações que mudam todo o nosso planejamento.

Logo, minha sugestão quando você estiver fazendo o seu planejamento é ter algum plano B, ou seja, se o seu planejamento der errado, o que você irá fazer?

Pense quais problemas podem acontecer na sua mudança para Lisboa e tente criar algum plano de contingência para eles.

Isso sem dúvida irá lhe ajudar a ter mais tranquilidade e um preparo melhor caso acontece algum imprevisto.

Espero que você tenha gostado dos 5 passos para morar em Lisboa.

Portugal é um país maravilhoso, não só pelas pessoas, mas também pela cultura e turismo, existem diversas cidades e aldeias históricas de Portugal que você precisa conhecer.

Sem dúvida morando neste local maravilhoso não faltará oportunidades para você vivenciar uma nova cultura e conhecer mais sobre o país.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *