Ebook


15 Erros de Organização que VOCÊ Comete!

30/10/17

Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu amo compartilhar dicas de organização. Acho muito importante que a gente tenha uma rotina e hábitos que nos ajudem a ser mais organizados, principalmente com a nossa casa. Por isso decidi compartilhar os 15 erros de organização mais comuns.

Será que você comete algum deles? É muito provável que sim. E quem sabe não é esse erro que está te impedindo de sentir que sua casa está realmente organizada de forma prática e objetiva?

erros de organizacao que voce comete

15 Erros de organização que você comete

Organizar papéis e documentos em pilhas soltas

Esse é um erro comum e que muitas pessoas cometem: pegar todas aquelas contas e papéis e juntar elas em uma pilha “organizada”. É melhor do que deixar eles espalhados, mas ainda não é a solução ideal. Você está apenas reorganizando, mas sem cuidar de fato do problema.

Se você organizá-los em pastas suspensas em categorias, por exemplo, não só tudo vai estar no mesmo lugar, como você vai saber exatamente aonde ir para encontrar um papel importante, sem precisar gastar mais do que dois minutos.

Colecionar sacolas

É muito conveniente guardar sacolas de lojas ou supermercado em casa para quando precisamos carregar alguma coisa. O problema está em exagerar e guardar todas elas. Com isso você vai acabar tendo uma gaveta ou um armário lotado de sacolas e bagunçado.

Defina um número limite e siga ele. Você pode, por exemplo, pegar a maior sacola de todas e colocar as outras menores dentro dela. Esse seria o seu limite: o número nunca pode ultrapassar o máximo que você consegue colocar lá dentro.

Você segue apenas modelos de organização dos outros

Nem sempre o que funciona para uma pessoa, pode funcionar para outra. Com organização é preciso sentir e saber aquilo que combina melhor com você. Muitas vezes você vai encontrar ideias maravilhosas na internet, mas elas não vão se encaixar na sua rotina, ou não é algo que vai ser útil no seu dia a dia.

Saiba perceber quando algo não está te ajudando, ou até mesmo está te atrapalhando. E vá criando novas rotinas de organização com base naquilo que melhor se encaixar para você.

bancada de cozinha limpa e organizada

Confundir limpo com organizado

Esse erro está bastante relacionado ao primeiro: é importante não confundir uma superfície ou um armário limpo com uma superfície ou um armário organizado.

Se você juntar todas as suas coisas em pilhas ou colocar todas as coisas em um lugar “escondido”, a aparência pode até ser de um espaço limpo, mas a desorganização ainda vai existir e você ainda vai ter dificuldade na hora de acessar aquelas coisas. Portanto, tenha um espaço designado e setorizado para cada coisa na sua casa.

Se esquecer da praticidade

Você faz sucos todos os dias? Então deixar o liquidificador na bancada da cozinha provavelmente é uma opção inteligente. Muitas vezes pensamos que organização significa ter todas as coisas sempre guardadas, mas o maior propósito de organizar sua casa é garantir que você otimize e economize seu tempo e nada se perca.

Então é importante manter em mente a praticidade quando falamos de organização. Se é algo que você usa todos os dias ou muitas vezes por semana, às vezes é melhor deixar à mostra, ou com fácil acesso do que guardar em algum lugar que você vai precisar perder parte do seu tempo para pegar.

Escolher estética ao invés de praticidade

Isso acontece principalmente no closet, e é um erro bem parecido com o erro acima. Quem não sonha com um closet parecido com o da Carrie Bradshaw em Sex and The City? Mas mantenha em mente aquilo que é mais prático para você. Se você não usa sapatos de salto todos os dias, deixe eles reservados e coloque em fácil acesso aqueles que você usa com mais frequência.

erros de organizacao mais comuns

Acumular coisas desnecessárias

Ser uma pessoa organizada é também tomar decisões acertadas sobre o que manter e o que desapegar. Muitas vezes enchemos gavetas com coisas que não precisamos, e achamos que está organizado só porque não podemos ver a bagunça. Sempre que encontrar uma gaveta cheia, retire tudo o que tem dentro dela e faça uma análise do que você realmente usa e do que está apenas ocupando espaço.

Não ter as coisas bem dividas

É o mesmo caso dos papéis, como as contas: de que adianta você juntar todas elas em um mesmo lugar, se você ainda não sabe qual conta é sobre o quê? Crie sempre setores para as suas coisas e se necessário subdivida elas. Você pode inclusive comprar organizadores para gavetas para garantir que tudo está mais organizado, bem dividido e acessível.

Sair colocando tudo de forma solta e desorganizada em gavetas, armários ou caixas não vai fazer da sua casa mais organizada. Voltamos a um dos erros anteriores: não confundir limpo com organizado.

Comprar milhares de organizadores antes de se organizar

Um erro muito comum é ver pessoas que compram diversas caixas ou organizadores pensando que eles vão solucionar o problema da bagunça que elas tem em casa, e depois acabarem frustradas. Organize suas coisas primeiro e veja quais organizadores são necessários e quais você não vai usar.

Você não só vai economizar e evitar uma frustração, como também vai garantir que sua organização é otimizada e prática, voltada para as suas necessidades.

como se organizar de forma pratica

Criar um estoque de caixas organizadoras

Esse erro é muito parecido com o de cima. Muitas pessoas usam milhares de caixas para organizar as coisas, mas nem mesmo sabem o que tem em cada uma delas. Caímos no mesmo problema de achar que só porque as coisas estão escondidas, elas estão de fato organizadas. Não adianta de nada ter infinitas caixas ou organizadores se elas não possuírem um propósito.

Não rotular suas caixas

Se você usa caixas para te ajudar a organizar suas coisas, criar rótulos para cada uma delas é um passo muito importante. Dessa forma, fica fácil saber o que pertence ou não àquela caixa, e evita que você cometa um erro fundamental: jogar uma caneta na caixa de clipes só porque tem espaço sobrando.

Não se organizar diariamente

Como já falei aqui no blog no post de rotina diária de organização da casa, é importante criar essa rotina. Organizar a casa não é um evento esporádico, isso deve acontecer diariamente, até mesmo nas pequenas ações. E voltamos à mesma dica que falei várias vezes aí para cima: crie um sistema que combine com você, e assim você com certeza vai mantê-lo no seu dia a dia.

como se organizar

Se esquecer dos fios e cabos

Um espaço com milhares de fios e cabos no chão sempre vai parecer bagunçado e desorganizado. Desembole os fios, compre um organizador de cabos ou faça um em casa que te ajude a mantê-los sempre organizados e fora de vista. Te garanto que o seu espaço vai parecer muito mais limpo e você vai evitar um risco de que alguém tropece ou que os cabos sofram danos.

Excesso nas prateleiras

Colocar todos os livros à mostra, empilhados, ou colocar vários acessórios deixando uma prateleira cheia. Tudo isso vai fazer com que seu espaço não pareça tão organizado quanto você acha que está, e ainda vai acumular poeiras e sujeiras. Procure um equilíbrio, e veja o quanto daquilo é necessário estar ali.

Mudança de hábitos

Quando estamos falando sobre organização, uma rotina de hábitos é essencial. Crie regras previsíveis e siga elas diariamente. Coloque sua carteira no mesmo lugar todos os dias ao invés de colocar cada dia em um lugar diferente de forma espontânea, por exemplo, e assim você vai se condicionar àquela ação e uma hora isso vai se tornar automático.

erros de organizacao prateleiras cheiasExemplo de uma prateleira cheia. 

E aí? Você de fato comete algum desses erros? Eles são bastante comuns, então não se preocupe se esse for o caso! O importante é estar sempre atenta e tentando criar cada vez uma rotina de organização e um sistema que seja perfeito para você, seus hábitos e seu dia a dia.

Quer mais dicas de organização? Aqui no blog já separei várias dicas legais:

Como organizar bolsas, como organizar sapatos, como organizar bijuterias e até mesmo como organizar panelas.

Não deixa de me contar nos comentários o que você achou, ok? Eu vou amar ouvir a sua opinião! E me conta também qual desses erros você comete ou já cometeu!

Beijos e até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *