Qual a quantidade ideal de taças e louças?

18/03/14

Uma das perguntas que recebo com maior frequência é: “Qual a quantidade de louças e taças que é ideal ter em casa??

taças

A quantidade certamente vai variar de acordo com a sua fase de vida, e também com a intensidade que você recebe. Exemplo: Se você for solteira e morar sozinha não vai precisar da mesma quantidade de uma pessoa casada há 30 anos. Mesmo isso sendo tão óbvio, uma pergunta ainda fica no ar: qual é a quantidade ideal para cada uma das fases?

Resolvi fazer esse post e dividir a lista em 3 grupos:  As pessoas que recebem até 8 pessoas, as que recebem grupos de até 15 pessoas e as que recebem grupos maiores entre 15 a 20 pessoas.

As pessoas que recebem até oito pessoas são geralmente as que moram sozinhas ou as pessoas casadas que gostam de receber em menor quantidade. Se você se encaixa nesse grupo, você não precisa de ter várias louças, apenas um aparelho de jantar completo (aqueles que acompanham xicaradas de chá, café, prato raso, de sobremesa e fundo) irá te satisfazer. O ideal é que você tenha um jogo básico, sugiro louça branca, assim você vai conseguir variar sua mesa apenas com jogos americanos e porta guardanapos. Quanto as taças para bebidas, acho interessante você ter uma quantidade maior de taças de vinho tinto, porque como é a bebida mais consumida, a perda e quebra também será maior. Para as taças de água 12 unidades são suficientes, sugiro optar pelas transparentes, pois assim como a louça branca elas combinam com tudo e você não fica “presa” a usar sempre a mesma decoração de mesa. Copos de whisky e cerveja são opcionais, mas acho interessante ter para quando for servir. As taças de vinho branco/rosé e espumante acho legal ter no minimo 6 unidades.

8pessoas

Se você já gosta de receber um número maior de pessoas (até 15), o ideal é ter uma quantidade um pouco maior de louças e taças (acredito que a maioria das recém casadas  vão se encaixar aqui).  Nesse caso,  sugiro que você tenha um aparelho de jantar extra  para 8 pessoas (pode ser somente de pratos), além do jogo completo para 12 pessoas. Na hora que você for fazer as compras o ideal é escolher dois aparelhos de jantar que combinem, porque caso você precise, possa usar os dois juntos. Que tal optar por um aparelho de jantar com louça branca e um outro aparelho com algum detalhe colorido??

Na parte das taças sugiro que você tenha 12 taças de vinho tinto, 12 taças de espumante e pelo menos 6 copos de whisky. Também acho interessante você ter uma opção de copo para cerveja. Quanto as taças de água, acho 18 unidades um número legal, lembrando que elas não precisam ser todas do mesmo modelo. Você pode ter 3 jogos de 6 unidades, cada um de uma cor, porém elas devem ter pelo menos algo em comum (Exemplo: tamanho, lapidação…).

15pessoas

Agora, se você for uma pessoa que ama receber ou tem uma família grande, o ideal é que você tenha pelo menos dois jogos de aparelhos de jantar completo.  Como já falado, ressalto a importância que os dois aparelhos “conversem” entre si.

Quanto as taças, sugiro que você tenha no minimo 18 de vinho tinto, 18 de vinho branco e 18 taças de espumante, se você consumir muito alguma dessas bebidas, sugiro que você altere para 24 unidades. As taças de água acho interessante você ter pelo 4 jogos de 6 ou então 2 de 12, como já mencionado não é uma regra que todos sejam iguais, mas é imprescindível que eles combinem para caso um dia você precise usar todos juntos.

20pessoas

E se eu for receber mais de 20 pessoas?? Bem se você for o tipo de pessoa que recebe mais de 20 pessoas com frequência, o ideal é que você tenha ainda mais opções de louça e ainda mais taças, agora, se você for o tipo de pessoa que recebe um numero acima de 20 pessoas apenas esporadicamente uma ótima sugestão é alugar as louças e taças para receber em maior quantidade, assim você sempre tem variedade e não fica cansada dos seus jogos.

Há, e se você gosta deste assunto de receber em casa, não pode deixar de conferir o E-book totalmente gratuito que criei com várias dicas de Enxoval para Receber em Casa que vão transformar suas recepções. Nele, eu detalho todos os itens básicos que você precisa ter para receber seus amigos em casa, além de dicas para incrementar a decoração da sua mesa. Você pode fazer o download gratuito clicando na imagem abaixo :

Imagem-Blog

Pessoal, espero que vocês tenham gostado do post e que ele tenha de alguma forma ajudado vocês em relação as quantidades de louças e taças que devemos ter.  Vale destacar que as quantidades descritas não são uma regra, pois além da quantidade de pessoas que você recebe, outros fatores também são importantes, como as bebidas mais consumidas por você, faixa etária das pessoas que você recebe, situação, espaço para guardar as louças, etc.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

27 Comentários

  1. Leide Daiane disse:

    Juliana, o post era tudo o que precisa para tirar minhas dúvidas. Você foi perfeita, muito bom.

    1. Vida de Casada disse:

      Leide, tudo bem?!
      Que bom que você gostou! Fico muito feliz em ter ajudado!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Patty Freitas disse:

    Ju, Me tira algumas dúvidas?
    Com relação “Para receber ate 15 pessoas” qual tipo de 8 pratos compraria raso ou fundo? Atualmente minha mesa acomoda-se 6 lugares, mas futuramente irei substituir para outra mesa com 8 lugares, minha dúvida é se compro 3 tipos de taças para água… com relação a 8 lugares ou compro 18 taças? Deu pra entender???
    Patty Freitas
    http://www.by-patty.blogspot.com
    BJUSSSS…

    1. Vida de Casada disse:

      Patty, tudo bem?!
      quando ao jogo você poderia comprar o jogo de 8 pratos para 8 pessoas que acompanham raso, fundo e de sobremesa. Entendi a sua pergunta, bem você pode fazer o que achar melhor: comprar 3 jogos de 6 e misturar quando for receber 8 pessoas, ou então comprar 2 jogos de 8 (16 taças). Se você gostar de misturar taças acho que a primeira opção vai ficar bacana, agora se você foi uma pessoa que prefere uma mesa “igualzinha” ai acho melhor você comprar 2 de 16.
      Bem, espero ter ajudado.
      Beijo grande,
      JU

  3. Jacqueline Alexandre disse:

    Adeus minhas dúvidas. Tudo que eu precisava saber está aqui! 😀
    Nunca pensei que casar fosse tão complicado… Mas enfim, minhas dúvidas foram embora.

    1. Vida de Casada disse:

      Jac, tudo bem?!
      Que bom saber que você tirou suas dúvidas! Espero de coração que o Vida de Casada possa te ajudar sempre! 😉
      Espero sempre receber sua visita em?? Se tiver alguma sugestão também pode me passar que adoro!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Jacqueline Alexandre disse:

    Obrigada tambémmm!!!

    Na verdade, a minha dúvida era fruto, entre outras coisas, da quantidade de pessoas que ia dar início a minha nova família. Mas analisei a questão com a frieza que ela merecia e tomei a seguinte decisão: seremos, a princípio, somente eu e ele. Tomada essa decisão, resolvi comprar tudo de meia dúzia. 😀 Aliviada.

    Só não decidi ainda se vou comprar o aparelho de jantar branco liso ou decorado. Ohhhh dúvida cruel! O que você acha?

    1. Vida de Casada disse:

      Jac, tudo bem?!
      Então eu sugiro o branco, se você fo ter apenas um sugiro sempre o modelo mais basico, ai você pode brincar com os jogos americanos, e porta guardanapos. Louça branca tem que ter, recomendo muito! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  5. Jacqueline Alexandre disse:

    Outra coisa: é impressão minha, ou tudo tem que ser duplicado? Tipo, dois aparelhos de jantar (sendo um para o dia a dia e outro para ocasiões especiais)? Copos e talheres para dias de festa e outros para os dias de festa? A grana tá tão curta… 🙁

    1. Vida de Casada disse:

      Ei Jac, tudo bem?!
      Caso você queira, você pode ter apenas um modelo. Eu sugiro dois porque os do dia a dia tendem a ficar com cara de usadinho mais rapido, rs!eijo Mas, se você quiser pode ter um de cada que es’ta super tranquilo e bem servida!
      Beijo grande,
      JU

  6. Lizianne disse:

    Ótima dicas precisava disso…
    Eu já ganhei 2 aparelhos de jantar de porcelana da minha cunhada (1 completo para 6 pessoas – prato raso, fundo, sobremesa, conj. de chá e de café; e outro só de pratos para 4 pessoas) e fiquei feliz em saber que não preciso comprar outros (pelo menos por enquanto), rsrs. Não sei se você já falou sobre isso, mas minha família não tem o habito de fazer mesa posta (ouvi sobre isso na semana passada na primeira vez que vi um vídeo do seu canal), mas eu gostaria de fazer quando tivesse algum convidado em casa. A minha dúvida é como preparar a mesa sem deixar os convidados desconfortáveis, pois como terá muitas coisas na mesa (pratos e taças) eles podem ficar confusos e sem graça por não saber usar.

    1. Juliana Santiago disse:

      Liziane, tudo bem?? Adorei a sua pergunta… Então, você pode começar a montar a mesa posta de forma mais “compacta” sem muita coisa apenas com um jogo americano bonito, guardanapo de papel (ao inves do de tecido) taças e talheres… Com o tempo você vai incrementando as coisas e faz algumas mudanças… adiciona o guardanapo de tecido.. coloco enfeites… e por ai vai!
      Vai devagar que aos poucos as pessoas se acostumam…
      Beijo grande,
      ju

  7. Lizianne disse:

    Olha eu de novo, rsrs… Estou amando cada post.
    Eu vi em um outro canal sobre mesa posta a respeito dos identificadores de taças. Não vi nenhum comentário seu sobre isso no canal ou aqui no blog.
    Você recomenda a utilização? Para qualquer quantidade de convidados ou só quando forem muitos mesmo?

    1. Juliana Santiago disse:

      Lizianne, tudo bem??
      O uso deste tipo de item não é obrigatório… você pode usar se julgar confortável ou se achar interessante…
      Eu uso quando recebo mais de 10 pessoas, ou quando lembro, rs!… 😉
      Beijo grande,
      Ju

  8. Ju tenho uma duvida e acredito que neste post fique mais fácil de me esclarecer. Sou cristã minha família também . A grande maioria de pessoas que irei receber em casa não consomem bebida alcoílica. Preciso ter taças de vinho , licor etc … E em qual taça posso servir o suco ou refrigerante ?

    Obrigada beijão!

    1. Juliana Santiago disse:

      Bethania, tudo bem??
      Você pode usar aquelas taças como bico de jaca, abacaxi…
      Sobre a qualidade de taças de bebida sugiro ter pelo menos 6 de cada, apenas por segurança!
      Beijos,
      Ju

  9. Vanisse disse:

    Quantas taças alugo para um casamento de 250 pessoas??

    1. Juliana Santiago disse:

      Vanisse, tudo bem?
      Sugiro você olhar com o seu cerimonal ou buffet
      Beijos,
      Ju

  10. Lays disse:

    Adorei… amo de paixão taças e copos pra cerveja wiski…

  11. Luísa Jacira disse:

    Muito bom. ??

  12. Nathália disse:

    Ju bom dia querida ! Amando seu blog e suas dicas.
    Uma dúvida : tenho 06 pratos rasos e fundos brancos de porcelana e tenho 01 jogo de jantar para 04 pessoas com 04 pratos rasos , 04 fundos , 04 sobremesa , 04 pires e 04 xícaras.
    Ah e tenho 06 taças lírios , mas não sei o que pode ser servido com elas ? Nos casamentos que vou o pessoal geralmente deixa para : suco , água e refri. É isso mesmo ?
    Sobre os pratos de porcelana branco , você acha que eu devo completar o jogo comprando a parte os pratos de sobremesa , pires e xícaras ?
    Me ajude rsrs

    Beijos ;*

    1. Juliana Santiago disse:

      Nathalia, tudo bem?
      Você pode usar a taça lirio para esta finalidade mesmo, sobre os pratos brancos acho interessante os brancos de sobremesa.
      Funcionam bem!
      Beijos,
      Ju

  13. Aline disse:

    Adorei, sempre aprendendo muito com teus posts. Bjs no coração Ju

  14. Fran disse:

    Ju minha mesa e redonda só posso por um arranjo é isso?

  15. Sandra Oliveira disse:

    Bom dia Juliana
    Bem eu baixei o e book
    E sinceramente amei..
    Estava mesmo procurando dicas de quantidade de peças que eu devo comprar ..e encontrei aqui…Mas ano que vem se Deus quiser irei fazer o curso se tiver claro.. Pois você vai estar com bebê…
    Que aliás ela venha com muita saúde… Bom é só isso amo seus vídeos e suas dicas
    Beijo
    Fica com Deus

  16. Danielle Madureira disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se posso servir suco e refrigerante em uma taça de champanhe? Se não, em qual taça eu posso?
    Posso colocar uma taça e um copo na mesa de jantar? Obrigada!

  17. Rose disse:

    Oi.Apesar desse post ser de 2014,eis que estou aqui em 2019,com uma dúvida que gostaria que você a me ajudasse. Não consigo encontrar faqueiros com serviço de peixe e quando encontro um,ele é totalmente diferente do outro faqueiro.Queria que ficassem em harmonia.Posso,assim mesmo,comprar faqueiros de estilos diferentes?