Quais alimentos posso congelar?

02/03/15

Uma dúvida frequente por aqui é sobre o congelamento de alimentos. Sei da importância de comer comidas preparadas na hora, porém na correria do dia a dia é impossível não recorrer a esta facilidade.

Falei um pouco dos alimentos que deixo no congelador no post e no vídeo que fiz sobre como organizar a comida da semana.  Porém, como algumas leitoras  pediram uma lista completa e resolvi resumir neste post.

quais alimentos posso congelar

– Filés de Boi e Frango: Depois de fazer as compras do supermercado, eu deixo separado as carnes e peço para minha diarista já deixar temperado e fazer pacotinhos  com 3 ou 4 filés cada. Neste caso, eu deixo as carnes temperadas no congelador e na hora de comer eu retiro, espero descongelar e levo na frigideira.

– Frango desfiado e carne moída temperada: Eu gosto de comprar o peito de frango e eu mesma desfiar e temperar, acho mais gostoso do que comprar aquelas porções que já vem desfiado. Eu sempre faço uma quantidade maior (um quilo geralmente), deixo um pouco na geladeira para o consumo e o resto levo para o congelador. A mesma coisa funciona com a carne moída.

– Feijão e arroz: Eu já falei que sempre deixo feijão congelado.  Como já contei por aqui eu não congelo arroz (para não acumular tanta comida congelada), mas se você quiser ele pode ser congelado.

– Bolos:  Eu adoro bolo! Porém, como aqui em casa é somente eu e meu marido, muitas vezes quando faço um tabuleiro completo acabo perdendo o alimento. Por isso, toda vez que tenho bolo aqui em casa eu corto ao meio e guardo o resto no congelador para comer na outra semana.

– Pão: Quem não ama um pão quentinho?! Para ter sempre um pãozinho em casa, eu compro uma quantidade maior e deixo congelador, na hora de comer é só levar ao forno que fica uma delicia!

– Molhos e caldos: Deixar algum molho pronto é uma verdadeira mão na roda. Você pode preparar vários potes do seu molho favorito e descongelar ao longo da semana. A mesma coisa funciona para os caldos e sopas, na época do frio é excelente.

– Massas: Deixar algumas opções de massas já prontas e montadas também pode ajudar muito, principalmente se você vai receber alguma pessoa de última hora ou tem família grande. Não se esqueça de preparar a massa em um tabuleiro que possa ir direto ao forno

E você o que gosta de deixar congelado para facilitar o seu dia a dia?? Me conta nos comentários, vou adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

  1. Lais disse:

    Como faz para descongelar o bolo?

    Obrigada Bjs

    1. Vida de Casada disse:

      Lais, tudo bem?!
      Aqui é só tirar o bolo e esperar descongelar. 😉
      Beijo grande,
      Ju

  2. Sonia Xavier disse:

    Ola Juliana, também adoro pão gostaria de saber qual é a marca do pão que você compra congelado, ou é um pão caseiro. Beijos

    1. Vida de Casada disse:

      Sonia, tudo bem?!
      Geralmente eu deixo pão de sal mesmo, baguete, pão de ciabatta… é super tranquilo!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Aline disse:

    Eu sempre deixo carne moída, hamburguer caseiro, frango desfiado, preparo lasanhas, escondidinhos de aipim, empadão. Gosto de deixar brócolis também, que é super fácil de preparar depois. Faço caldo de carne e de frango. Tenho até panetone no congelador.
    Acho muito mais prático. Quando vou pra cozinha faço tudo umas 3x a mais do que iremos comer na hora.

    1. Vida de Casada disse:

      Aline, tudo bem?!
      Que delicia deixar o panetone! eu adoro!
      Realmente fazer a comida em maior quantidade é bem melhor.
      Beijo grande,
      Ju

  4. Ariane disse:

    Oi Juliana,

    Tudo bem, eu também uso o freezer como um aliado na correria do dia a dia, além dos itens citados no blog, que foi uma matéria de excelente qualidade, também coloco alguns temperos frescos, na forminha de gelo e com azeita, por exemplo, alecrim, louro, salsa etc.
    Assim quando descongela eles mantem aparência de fresco e não de descongelado.
    Beijos

    1. Vida de Casada disse:

      Ariane, tudo bem?!
      Eu já coloquei temperos frescos e realmente fica ótimo!!
      Principalmente nas forminhas de gelo! 😉
      beijo grande,
      Ju

  5. Raquel disse:

    eu também costumo deixar carne moída, filé de frango, molhos pronto e outras coisas, mas nunca tentei congelar pão, tenho receio quando colocar no forno ele venha suar demais.

    1. Vida de Casada disse:

      Raquel, tudo bem?!
      Então isso nunca me aconteceu… :/
      É só colocar no forno que fica ótimo! 🙂
      Depois me conta o que achou..
      Beijo grande,
      Ju

  6. Eliana disse:

    Ola,além dos alimentos que falou, congelo também brigadeiros/beijinhos, bacalhoada já pronta,feijoada,em pirex com tampas ,sobras de frutas como manga que esta bem madura, abacaxis ,descasco e congelo em porções que congeladas levo ao liquidificador com água ou leite fica muito bom.

    1. Vida de Casada disse:

      Eliana, tudo bem??
      Nossa que legal saber que você congela doces. Eu nunca congelei doces (até porque eu gosto tanto que não deixo ao ponto de congelar, rs!!)
      Eu também adoro congelar frutas, como você falou são bem uteis para fazer sucos.
      Beijo grande,
      Ju

  7. Barbara disse:

    Eu sempre deixo as carnes e frango congelado e já temperado, me ajuda muito…
    Tudo fica mais fácil….

    1. Juliana Santiago disse:

      Barbara, tudo bem?!
      Também acho! 🙂
      Beijo grande,
      Ju