10 Dicas de como fazer compras no supermercado

13/10/14

Semana passada enquanto fazia minhas compras, percebi que nunca tinha abordado o assunto “compras no supermercado” por aqui. Não pensei duas vezes, liguei o computador e resolvi reunir algumas dicas de como fazer compras no supermercado.

dicas supermercado

1 – TENHA SEMPRE UMA LISTA: Acredito que esta seja a dica mais “manjada”. Todo mundo sugere ver o que esta faltando em casa e anotar antes de sair, mas será que você faz isso?? É sempre bom lembrar.

2 – VALIDADE: Esta também é outra dica simples, mas que também deve ser lembrada. Quando não olhamos a validade, podemos cair em “pegadinhas” e comprando produtos com 1 ou 2 dias para vencer. Eu mesma já fiz isso.

dicassupermercado

3 – EVITE IR COM PRESSA: Apesar de estarmos sempre na correria, não recomendo ir no supermercado com pressa. Você acaba pegando produtos errados, esquece de alguns e prioriza outros. Neste caso, o ideal é separar um tempo para você ir comprar seus produtos e fazer boas escolhas.

4 – NÃO SE EMPOLGUE COM OS PETISCOS (SEM MOTIVOS PARA USÁ-LOS): Entre uma gondola e outra, a gente sempre pega produtos extras que geralmente são usados quando vamos receber e que em um curto espaço de tempo não terão utilidade. Exemplo: Você passa na parte de queijos especiais e pega alguns apenas porque está à vista, e não porque tem um motivo real para usá-lo. Eu gosto muito deste tipo de produtinho, mas sugiro vocês comprarem apenas quando já tiverem uma visita agendada. Caso contrário, o produto fica perdido na geladeira e muitas vezes até velho demais.

supermercado

5 – CUIDADO COM O PREÇO DE LEGUMES E VERDURAS: Geralmente os legumes e verduras em supermercado são mais caros, por isso vale a pena deixar este tipo de produto para o sacolão. 😉

6 – MARQUE NA AGENDA: Tenha o compromisso com o supermercado! É engraçado falar, mas quando eu não vou ao supermercado parece que estou fora do rumo, sabe?! Que a semana não começou ainda. Por isso, separe sempre um horário na agenda!

supermercado

7 – DEFINA A SUA PERIODICIDADE: Acho super importante você definir o número de vezes no mês que quer ir ao supermercado. Como aqui em casa é somente eu e meu marido, gosto de ir semanalmente ou quinzenalmente. Acho melhor do que uma ida mensal.

8 – SUPERMERCADO VAREJO X ATACADO: Eu adoro ir no Sam’s Club, vocês sabem?! Geralmente vamos de 4 em 4 meses (porque somos apenas dois e o consumo dos produtos é lento) e estocamos produtos de limpeza e algumas comidas que sabemos que encontramos mais barato por lá. Já os produtos do dia a dia (iogurte, presunto, queijo…) compro em supermercados de varejo.

9 – DEFINA ESCALAS COM O MARIDO:  Aqui em casa geralmente vamos juntos ao Sam’s Club, mas nos supermercados de varejo faço sozinha. Eu gosto de ter essa responsabilidade, mas se você não gostar da tarefa, acho super importante você revezar com o seu marido para não ficar sobre carregada.

dicassupermercado2

10 – ANALISE AS PROMOÇÕES: Se você não tiver preferência por determinada marca, acho super importante analisar qual marca está com um desconto especial.

Essas foram as minhas dicas! Eu assumo que até gosto de ir ao supermercado! Fico olhando as coisas, pesquisando produtos e novidades, rs! E  vocês gostam?? tem alguma dica ou truque especial??? Não deixe de me contar nos comentários! Vou adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 Comentários

  1. Carla disse:

    Adorei as dicas!! Sou recém casada e ir no supermercado não era muito minha praia quando solteira. Mas agora as coisas mudaram! rsrs Adoro suas dicas me ajudam muito.

    1. Vida de Casada disse:

      Carla, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas, eu também ia muito pouco quando solteira, mas depois que casei virou um vicio, rs!
      Sucesso com as compras! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  2. Ana Caroline disse:

    Oi Jú!!! Nossa amei as dicas, SEMPRE faço lista, e caia muito nessa dos petiscos, hoje não caio mais! Hahahaha, Em Salvador passei a odiar ir ao mercado, por causa das filas gigantescas aff… mas aqui em Feira já tô in love de novo! 😉 Também compro produtos de limpeza pra estocar e o restante de 15 em 15 dias, sabe o que acho que facilita na hora de fazer a lista tb: elaborar cardápio! Faço bem simplesinho meesmo, mas se vc já sabe o que vai comer compra certinho o que vai usar e evita desperdício! Beijoos!

    1. Vida de Casada disse:

      Aninha, tudo bem?!
      Realmente a dica de elaborar o cardapio é muito boa para quem almoça em casa! adorei!!!
      Adoro quando você passa por aqui! 🙂
      Beijo grande,
      JU

  3. Ei Ju,
    Vc acha que no sal’e club posso comprar coisas com melhor preço para os bolos?? Sou doida para ir lá!! Consigo fazer o catão na hora? Beijos

    1. Vida de Casada disse:

      Tati, tudo bem?!
      Eu acredito que você vai encontrar produtos para os seus bolos sim!
      Eles fazem o cartão na hora! Vale a pena passar la!
      Beijo grande e obrigada pela visita,
      Ju

  4. Daniely disse:

    Oi Ju! Achei as dicas ótimas! Tb vou sempre ao supermercado e confesso q adoro! Vejo as novidades, compro coisas novas para experimentar… rs
    Minha dica é sempre arrumar a despensa e a geladeira antes de ir às compras. As vezes compramos coisas q esquecemos e ficam lá no fundo do armário… acabamos trazendo mais e o outro acaba vencendo… Tb tento elaborar cardápios semanais, para só comprar o que realmente vou usar logo, principalmente do que é perecível.
    Bjos!!!

    1. Vida de Casada disse:

      Dani,tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dica!!
      Eu também adoro organizar antes, principalmente quando vou fazer compras maiores!
      Beijo grande,
      Ju

  5. Elianai disse:

    Amei ?

    1. Vida de Casada disse:

      Eliana, tudo bem?!
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Beijo grande,
      Ju

  6. Fátima disse:

    Boa a dica! Na minha opinião, para quem mora em BH e possui carro, o melhor lugar para comprar produtos de consumo a longo prazo é o supermercados BH. Saber os dias de promoção dos perecíveis nos demais estabelecimentos também é válido. E o mais importante, evitar o desperdício, preparar somente o que for consumir. Abraços

    1. Juliana Santiago disse:

      Fátima, tudo bem?!
      Nossa evitar disperdício é muito importante, não é mesmo?!
      As vezes compramos coisas que não usamos apenas por impulso..
      Beijo grande,
      ju

  7. Adorei o post e incluiria não ir ao supermercado com fome, principalmente quando se tem filhos… acabamos comprando por impulso e muitas vezes sem necessidade.
    Eu tenho a facilidade, morando em Vigo-España, de ter vários supermercados de bairro bem na ¨esquina¨ de casa e por isso acabo indo praticamente todos os dias, mas com a listinha na mão sempre e a vantagem de comprar tudo sempre fresquinho. Aqui também temos frutarias, padarias, farmácia, etc… tudo muito perto e amo muito tudo isso. Deixo pra ir ao Carrefour, por exemplo, para compras mais pesadas, porque por ser um pouco mais longe, tenho que ir de carro.
    Aqui temos uns carrinhos de mão (que já vi ai no Brasil também) tipo aqueles de feira e faço tudo caminhando mesmo, o que acho ótimo.
    Quanto ao marido e filho (14 anos), prefiro deixá-los em casa, rsrs… porque gasto muito menos sem eles… rsrs…
    Amo cozinhar e tenho um blog onde posto as receitas que faço pra matar a saudade das gostosuras do Brasil e de outras terras que me encantam…
    http://www.saboreandonacozinha.com
    Beijos e parabéns pelo blog!

    1. Juliana Santiago disse:

      Agnes, tudo bem??
      Nossa você falou tudo! realmente é impossível ir no supermercado com fome e com crianças… Isso não funciona. Aqui em BH eu até tenho bastante coisa perto de casa, mas é tudo morro… ai tem que estar com disposição, rs!
      Beijo grande,
      ju

  8. Fernanda disse:

    Eu adoro ir no supermercado e meu marido detesta. Resolvemos isso da seguinte forma: como não dirijo ele vai e fica no carro lendo, quando eu termino ele vem para o caixa me ajudar a embalar as compras!

    1. Juliana Santiago disse:

      fernanda, tudo bem??
      justamente! Organização é tudo! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  9. Kalena Laura disse:

    Também gosto de ir ao supermercado. O que você falou de ter um rotina pra isso é muito importante, assim como temos rotina para as diversas atividades da vida. Já ouviu falar sobre o aplicativo Softlist? Uso ele em minhas compras, faço uma lista prévia, tem espaço para os preços, quantidades, quilos (quando são frutas, legumes). O bom é que você sempre sabe quanto vai pagar no caixa e, como os preços ficam salvos, você pode comparar as suas compras. Abraço!

    1. Juliana Santiago disse:

      Kalena, tudo bem?
      Que bom que gostou do post… Eu confesso que não conheço o aplicativo!
      Vou pesquisar!
      obrigada pela dica!
      Beijos,
      Ju

  10. Fernanda Viana disse:

    Ju, eu achei que era só eu que adorava ir ao supermercado….rsrsss
    Sua dicas são ótimas com sempre! Bjss

  11. Elaine disse:

    Vc poderia fazer lista semanal , p gente, que tal?

    1. Juliana Santiago disse:

      Elaine, tudo bem?
      Vou fazer! adorei a sugestão… 😉

  12. lara luisa oliveira rodrigues disse:

    adorei seu blog,ja conhecia seu canal,mas nunca tinha vindo no seu blog. Tambem adorei as materias que eu li. Amei,um beijosss

    1. Juliana Santiago disse:

      Que Delicia saber disso! <3

  13. Marcele Nunes disse:

    Uma dica legal para supermercados de atacado é combinar de comprar por exemplo, minha família junto com as compras da minha mãe, assim acabam pagando mais em conta!

    1. Juliana Santiago disse:

      ótima sugestão! <3

  14. Thiago Queiroz disse:

    outra dica boa é olhar esse folhetos, igual esse de ofertas do carrefour. Da pra achar um monte pela internet com datas atualizadas e ver onde o preço está melhor! to fazendo isso e to conseguindo economizar bem