6 Dicas para uma Casa Limpa e Organizada

08/11/17

Quem me acompanha lá no canal do Vida de Casada viu que recentemente compartilhei um vídeo com 6 dicas para uma casa mais limpa e organizada. Vocês me pedem muito dicas de como criar uma rotina de organização, e por isso resolvi separar seis pequenos passos que considero fundamentais para manter a casa sempre limpa e organizada.

A parte mais importante é que você consiga fazer as coisas na hora. Deixar acumular sujeiras e bagunças é o principal problema na hora de criar essa rotina prática e diária de oganização. Abaixo você vai conferir as seis dicas e também o vídeo com elas. Vamos lá?!

6 dicas para uma casa limpa e organizada

Dicas para uma casa limpa e organizada

Fazer a cama todos os dias

Só essa simples atitude já dá aquela sensação de que a sua casa está mais organizada. Principalmente quando somos casadas, uma cama de casal bagunçada, com as coisas todas jogadas, impede de certa forma até mesmo o seu dia de começar. Então o primeiro passo para uma rotina de organização é fazer a cama todos os dias.

Evitar a bagunça

Não é fácil para algumas pessoas, eu sei. Nem todo mundo tem aquele instinto de organização, aquela vontade de deixar tudo organizado que vem naturalmente. Para algumas pessoas é preciso criar o hábito, porém é necessário e importantíssimo para quem quer manter a casa limpa e criar aquela rotina eficiente de organização.

Então sempre quando você for sair de um ambiente na sua casa, dê uma olhada em volta e veja se alguma coisa está bagunçada. Uma almofada fora do lugar, roupa jogada na cama, já aproveita e arruma na hora. Com isso você evita a famosa procrastinação, o deixar para depois.

organizacao diaria da casa

Organizar sua correspondência

Essa dica você não precisa seguir diariamente, mas pelo menos duas vezes por semana seria o ideal. Mesmo vivendo em um mundo digital, ainda recebemos correspondência e é muito importante que você mantenha elas organizadas, principalmente por serem quase todas contas.

Vai facilitar quando você precisar encontrar algo, e vai otimizar muito o seu tempo. Você pode organizá-las em caixas ou pastas, por exemplo. E como eu disse no post dos erros de organização mais comuns: quanto melhor você categorizar as suas coisas, mais fácil fica de encontrá-las depois.

Organizar seu espaço enquanto cozinha 

Essa dica é bastante comum e você com certeza já ouviu ela, mas se você ainda não segue isso, ela é essencial. Organizar sua cozinha, o espaço a sua volta, à medida que você o utiliza e está cozinhando, é muito importante. Enquanto você estiver preparando o seu almoço ou jantar e perceber um tempo para lavar ou organizar alguma coisa, já adiante o serviço.

Assim no final você não vai ficar com a impressão de que tem um mar de louças para lavar ou pratos para organizar. A bagunça parece bem menor e você se sente inclusive menos cansada. E confie em mim: criar esse hábito vai te ajudar muito na rotina de organização!

limpeza constante rotina de organizacao

Limpar sujeiras na hora

Caiu alguma coisa no chão ou na pia? Sujou a mesa? Essa dica é muito importante: limpe na hora, enquanto a sujeira ainda estiver recente ou até mesmo molhada. Isso evita com que a mancha ou sujeira seque, endureça ou acabe danificando o seu móvel ou piso, por exemplo.

Tomar cuidado com o piso da cozinha

A dica acima também entra nessa, mas não só limpar a sujeira do chão assim que ela cair é importante. É legal varrer o chão da cozinha pelo menos uma vez por dia, para evitar que a sujeira acabe indo até o resto da casa. A gente sabe que a cozinha é um espaço de convivência e muitas vezes um dos mais utilizados, então essa limpeza diária acaba sendo fundamental.

Quer conferir o conteúdo em forma de vídeo? Separei ele abaixo para você:

Espero que você tenha gostado dessas 6 dicas para uma casa limpa e organizada. Existem várias outras pequenas ações diárias que ajudam na rotina de organização, mas resolvi separar 6 que considero algumas das mais importantes. E também as que mais me ajudam.

Sentiu falta de alguma dica? Deixa ela aqui nos comentários! Eu vou amar receber a sua contribuição!

E se você quer conferir mais conteúdos de organização e limpeza, acho que talvez você goste desses dois posts aqui:

15 erros de organização que você comete e faxina no banheiro: limpeza de rotina.

Beijos e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  1. Amanda Gentil disse:

    Adorei! Ótimas dicas, práticas e inteligentes. Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar!

  2. Alex Veloso disse:

    Obrigado mesmo pelas dicas. Aqui em casa quem limpa sou eu, haha! Mesmo assim, não é a atividade que tenho melhor desempenho, então sua ajuda foi de bom grado, principalmente em relação à organização. Abraço!

  3. Lucia Rizo disse:

    Achei ótimo pelo fato de abordar situações que são corriqueiras e passam despercebidas nos colocando sempre repetindo os mesmos erros.

  4. Thalita disse:

    Nada melhor do que chegar em casa e vê-la limpa. Essas pequenas ações de arrumar a cama todos os dias, organizar as correspondências… São ações simples, mas fazem toda a diferença no dia-a-dia. Muito boas dicas. Amei!

  5. Ana Paula disse:

    Gostei das dicas! Não sou muito organizada e achei super útil as dicas!
    Obrigada!

  6. Fernanda disse:

    Suas dicas são sempre perfeitas!

  7. Daniela Mello disse:

    Oi Ju, sua linda.
    Amo suas dicas.
    Porém aqui em casa todos já brigam comigo ,meus 3 filhos e o meu marido por causa q só passo o tempo organizando e limpando.
    Eu não consigo ,acho q tenho toque kkk.
    Vc tem alguma dica ,em que eu consiga manter TD organizado e que tenha mais tempo pra eles? Afinal são 4 homens pra eu cuidar e administrar

  8. zora sengure disse:

    amei as dicas por acaso eu ate era muito mas organizada mas quando mi casei vieram os filhos huuuuu aquela correria .bjo

  9. Muito bom conteúdo, pois prioriza dicas básicas que muitas vezes deixamos passar despercebidos. Obrigado.