Decoração de Sala Simples e Barata

25/07/16

A Semana está começando cheia de novidades por aqui. Então, que tal conversamos um pouco sobre truques e dicas de decoração de sala simples e barata?

Sabemos que nem sempre o nosso orçamento permite que tenhamos o projeto dos sonhos, mas é possível contornar isso e criar um espaço maravilhoso e especial sem gastar muito. Neste post separei várias ideias e dicas de decoração para sala de estar , que não vão gastar muito do seu tempo e nem o seu dinheiro!

{Veja também – truques e ideias para decorar a sala de estar}

decoracao de sala simples e barata

Decoração de Sala Simples e Barata 

Layout 

Vamos começar do básico: o layout da sua sala de estar. Muitas vezes nós enjoamos dos espaços da nossa casa e sentimos a vontade de fazer um novo projeto do zero, quando é possível deixá-lo com aparência de novo apenas mudando a disposição dos móveis. Portanto, dê uma repensada no layout da sua sala, procure mudá-lo. Se isso já melhorar a decoração, pode diminuir o seu orçamento pela metade e focar só em adornos e detalhes!

Drywall 

Recentemente falei aqui no blog sobre gesso acartonado, o famoso drywall, e como ele vem se tornando uma alternativa cada vez mais barata para o gesso e a alvenaria. E também, como ele é um queridinho de arquitetas pela facilidade e versatilidade que possui: dá pra fazer praticamente tudo que vier à imaginação. Se você estiver disposta a investir em uma mudança mais radical, um painel ou detalhe de drywall é uma excelente opção!

Pintura 

Lembra que no outro post de decoração de sala eu falei sobre acrescentar cor à parede? É um ótimo jeito de dar uma cara de nova para sua sala de estar sem gastar muito. Escolha a parede foco do seu espaço e faça com que ela se destaque ainda mais com uma cor que você gosta! Muitas vezes uma simples pintura já é o suficiente para transformar um espaço!

Papel de parede 

Mais uma dica que eu já tinha dado no meu post de decoração de sala, e que pode também transformar seu espaço em outro. Não gosta de pintura ou não conseguiu pensar em uma só cor que você quer na sua sala? Invista em um papel de parede! Eles podem não ser uma opção tão barata e simples quanto a pintura, mas estão entre as mais econômicas e possuem uma variedade enorme de opções!

Equilíbrio 

Uma dica para trabalhar com o design da sua sala sem nem precisar comprar nada novo, é trabalhar com o equilíbrio do seu espaço. Se você não gosta de simetria, você também pode trabalhar com um equilíbrio assimétrico ou radial (Simetria radial é aquela que as coisas acontecem em um um eixo, e não um plano)

Acredite: pensar nisso na hora de organizar o layout e a disposição dos seus móveis e adornos vai fazer toda a diferença no resultado final!

decoracao de sala simetricaExemplo de uma sala com equilíbrio simétrico.

decoracao de sala radialExemplo de uma sala com equilíbrio radial.

Adesivo de parede 

Cada vez mais comuns, os adesivos de parede são uma alternativa barata e prática para quem não quer investir num quadro grande e mais caro. Hoje em dia é possível encontrar todo tipo de adesivo: mapas, flores, passarinhos, frases motivacionais e divertidas… É um jeito de destacar ainda mais o seu espaço com pouco esforço.

decoracao de sala barata adesivos de paredeExemplos de adesivos de parede.

Quadros pequenos 

Outra alternativa para quem não quer investir em um quadro grande, mas ainda busca uma forma de destacar a parede da sala de estar, é criar uma decoração bacana com vários quadros pequenos. Você pode imprimi-los e montá-los sozinha com uma moldura (foi o que eu fiz para a minha varada!) ou pode compra-los já prontos. Eles costumam ser bem mais em conta que quadros maiores!

decoracao de sala assimetricaExemplo de uma decoração com equilíbrio assimétrico e quadros pequenos.

Misture estampas e texturas 

Uma boa forma de deixar sua decoração de sala mais diversificada, é misturando estampas e texturas (como de almofadas, por exemplo). Misture estampas coloridas para um espaço mais divertido e despojado, e texturas mais finas para um espaço elegante e moderno. Fazer essa mistura em detalhes já vai dar uma cara especial à sua sala, com certeza!

Reaproveite móveis antigos 

Aposto que você já estava esperando essa dica. Não dá pra falar em decoração barata sem falar de reaproveitamento. Afinal de contas, não existe nada mais barato do que usar algo que você já tem. Portanto, vasculhe sua casa: às vezes você vai encontrar no quarto ou no escritório um móvel que você não usa ou não gosta. Você pode dar uma cara totalmente nova com pintura, pode usá-lo para algo totalmente diferente na sua sala ou até mesmo usar uma parte do móvel para um projeto de faça-você-mesmo!

DIY 

Falando no faça-você-mesmo, também não poderia faltar o DIY (do inglês do it yourself, faça você mesmo) nas nossas dicas de decoração de sala simples e barata. Apesar de nem todos os projetos de DIY serem os mais fáceis de fazer, existem vários que vão te surpreender com sua simplicidade. Dá pra reaproveitar alguma coisa que você já tem, ou criar algo novo com materiais baratos. Geralmente, os projetos de DIY possuem um orçamento bem baixo, já que a intenção é usar a criatividade para inovar sem gastar muito.

diy decoracao de sala barataVocê pode usar caixas de madeira e transformá-las em nichos, como nas fotos acima!

Bandejas prateadas 

Sempre que falamos em decoração, falamos sobre espelho. Afinal, superfícies metálicas ou espelhadas ajudam para que tenhamos uma percepção maior do espaço e o deixa mais sofisticado. Uma alternativa barata para quem não pode investir em espelhos, são bandejas de prata. Sim! Sabe aquelas bandejas que você usa para servir o café da tarde? Você pode usá-las como adornos decorativos na parede da sua sala! Além de dar um toque vintage, você também terá o mesmo efeito de pequenos espelhos!

bandejas de prata como decoracao de salaVocê pode usar bandejas prateadas ou misturar com bandejas cobre e douradas, como na segunda foto.

Faça uso dos seus livros 

Livros são diversas vezes usados como objetos de decoração (quem nunca comprou um livro porque sabia que ele ficaria lindo na decoração?!), e com razão: eles sempre deixam o espaço mais bacana. Use e abuse dos livros que você já tem para decorar sua sala! Você pode juntar vários livros grandes para montar uma mesa de apoio ao lado da sua poltrona, por exemplo!

Invista em almofadas 

Almofadas são um ponto chave se tratando em salas de estar. Elas podem transformar completamente o seu espaço, deixa-lo mais divertido ou sério, elegante ou despojado, e são um investimento relativamente baixo! Também vale aplicar a dica de mistura de estampas e texturas aqui: monte um conjunto de almofadas diferentes que tornem seu espaço mais especial!

Prateleiras 

Além de ser uma ótima dica para quem quer organizar melhor o espaço, as prateleiras também entram nas nossas dicas de decoração de sala simples e baratas. Elas tem um custo baixo, principalmente em comparação à diferença que podem fazer no seu ambiente! Você pode fazer um projeto com drywall, colocar livros ao longo delas como adornos, colocar pequenos quadros e fotos… Elas te dão uma lista infinita de opções de adornos para destacar ainda mais sua sala!

decoracao de sala prateleirasExemplos de prateleiras com quadros pequenos e livros na decoração.

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas de decoração de sala simples e barata! Tenho certeza que juntando elas com os truques de decoração que passei no outro post, vocês vão arrasar!

Não esqueçam de comentar o que acharam das dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Quadros Decorativos disse:

    Muito boa as dicas para criar uma sala legal, eu to mudando a decoração da minha e estava com a ideia já de colocar quadros decorativos, obrigado pela dica 🙂

  2. Eu posso separar o rack do painel da tv