Um dia de Faxina, depois de receber em casa

13/08/15

Final de semana chegando e com ele as recepções e encontros em casas. Como vocês sabem, eu amo receber os amigos e a família, porém depois que todos vão embora chega a hora de organizar e limpar a casa toda. Ou seja, hora da faxina!

Eu adoro deixar a minha casa limpinha e cheirosa, mas odeio perder todo o meu tempo do final de semana arrumando tudo. Por isso, gosto de ser prática e objetiva. Na última vez que recebi os amigos gravei todas etapas da minha faxina pós receber, e preparei um vídeo super especial onde mostro cada etapa da minha organização.

Capa - Faxina e Organização depois de receber

Aperte o play e assista o vídeo!

 

Um dia de faxina – Depois de receber os amigos!

No dia anterior… A recepção acabou e os amigos foram embora, às vezes gosto de organizar tudo no mesmo dia, mas se estou cansada vou dormir e no dia seguinte na parte da manhã já organizo tudo.  Mesmo quando organizo as coisas no dia seguinte, não durmo sem guardar as comidas que sobraram em potinhos na geladeira, evitando perdas. Outra coisa que gosto de fazer no dia anterior é colocar água com um pouco de detergente em todas as travessas e panelas sujas, assim a sujeira não gruda e fica mais fácil a limpeza no dia seguinte.

Como fazer faxina – Depois de receber os amigos!

O primeiro passo é guardar as vasilhas que por algum motivo já foram lavadas no dia anterior. Assim, não misturo as peças sujas com as limpas.

Começando a organização pela cozinha

Lavo primeiro as travessas e panelas que ficaram sujas. Depois de lavadas, pego um pano de cozinha (pano de prato) e seco todas as panelas e travessas, em seguida já guardo tudo para liberar a pia.

limpando panelas

Depois, é hora de colocar os talheres, pratos e copos na máquina de lavar. Eu coloco tudo que posso nela, assim não perco tempo lavando mais itens de cozinha. Lembrando que peças delicadas como taças de cristal não podem ser lavadas na máquina. Por isso, lavo tudo a mão enquanto a máquina lava as demais peças.

louças na maquina de lavar

Hora de Limpar a casa

Primeiro a VarandaDepois de lavar todas as louças, a cozinha já começa a ser um lugar que podemos circular, rs! Em seguida, começo a faxina do restante da casa. Como recebemos muito na varanda, gosto de começar a limpeza por lá, depois vou para a sala e depois para a cozinha.

O processo de organização e limpeza para esses dias é bem simples, não faço uma faxina pesada, pois quero aproveitar o final de semana e curtir o dia com o marido. Começo passando um pano seco na mesa para tirar as sujeiras, depois passo um produto de limpeza para vidros para dar brilho.

Depois é hora de limpar o chão, começo varrendo e depois gosto de passar pano. Misturo em um balde com água duas tampas de veja perfumes (ou similar, gosto do Mr. Músculo com Glade também!). Este tipo de produto é ideal para uma limpeza rápida e tem o bônus de deixar a casa perfumada! Adoro!

faxinapassando rodo

Limpeza da Sala de Estar/Jantar: Depois da varanda, é a hora da sala! A mesa da sala geralmente está cheia de itens que ainda não foram guardados. Então, começo a organização da sala guardando tudo. Em seguida, faço o mesmo procedimento de limpeza da varanda. Limpo a mesa, varro e depois passo o pano com o mesmo produto usado na varanda.

organizando a salaum dia de faxina

Por último, é a hora da cozinha! Como comentei, gosto de fazer a faxina de dentro para fora, por isso deixo a cozinha por último. Começo pela bancada que tenho na cozinha e faço o mesmo procedimento das mesas da varanda e da sala, um pano seco e depois o produto limpa vidros.

A limpeza do fogão depende muito do que foi servido no dia anterior, às vezes não é necessário lavar as grades e as trempes do fogão, mas se estão sujas eu lavo tudo para deixar bem limpinho. Nos dias que recebo, limpo o fogão de uma maneira mais prática: primeiro passo o papel toalha para tirar a gordura, depois o desengordurante, em seguida um pano úmido e por último outro papel toalha para secar o fogão.

limpeza do fogao

Para finalizar, é hora de limpar o balcão da cozinha. Gosto de usar um paninho 3×1 da Scotch Brite ele tem um lado mais áspero e outro mais macio. Passo o detergente, depois esfrego com este pano, para finalizar basta usar o rodinho de cozinha para secar.

limpeza cozinha

Como o piso da minha cozinha é granito, o processo de limpeza é bem tranquilo, e por isso faço o mesmo que fiz no restante da casa.

Pronto! Depois disso, é hora de curtir a casa limpinha e pronta para o final de semana!!!

Apesar do post estar grande, rs! Eu não demoro 30 minutos para fazer este processo todo, acho super tranquilo e rápido! Geralmente o meu marido me ajuda, mas neste dia fiz tudo sozinha para mostrar com detalhes como funciona o passo a passo.

Quero muito saber o que vocês acham deste estilo de vídeo e post sobre faxina! Se gostarem posso fazer sempre! Quero saber saber também, quais são as suas dicas de um dia de faxina.

Confira mais posts sobre o assunto: 
Produtos para limpar o piso
Vídeo com produtos para limpar a Casa e o Banheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários

  1. NARA LIMA disse:

    Olá,tudo bom!!!! sempre estou de olho no seu blog…sempre que eu digo é quase todos os dias rsrsr… mais adorei este poste…
    gosto de olha como posso facilitar minha vida de dona de casa!!!
    adorei!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Nara, tudo bem?!
      Obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que goste do blog e das dicas!!
      Obrigada por sempre estar por aqui! 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  2. Elizabete disse:

    Estou gostando muito dos seu videos. Eu tenho a lava louça 12 serviços, eu sempre acumulo as louças nela e ela tem a vantagem de fazer uma pré lavagem sempre que prescisa esperar uma quantidade maior de louças para lavar. Eu gosto muito muito e não acho que gaste tanta energia assim já que a energia esta tão cara!
    Bjos!

    1. Juliana Santiago disse:

      Elizabete, tudo bem?!
      Nossa eu acho a mesma coisa… Super recomendo máquina de lavar! São realmente um ótimo investimento!
      Fico muito feliz em saber que você gosta dos vídeos! Muito obrigada por assistir!
      Beijo grande,
      Ju

  3. ágatha sampaio disse:

    Amei o vídeooo!!! Ajudou muito, obrigada 🙂

    1. Juliana Santiago disse:

      Que bom que gostou! 😉

  4. Viviane disse:

    Ótimo!! Ju que tal fazer um vídeo sobre como organizar a geladeira? ou se já tem um assim, qual o link?
    Acho que preciso de dicas para organizá-la. Obrigada beijos

    1. Juliana Santiago disse:

      Viviane, tudo bem?
      Espero que tenha gostado do vídeo! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  5. Elizângela disse:

    Gosto muito do seu carisma você é muito simpática

    1. Juliana Santiago disse:

      Obrigada querida! <3 <3

  6. Priscila Santos Martins Dias disse:

    Muito bom o vídeo! Realmente ficou bem pático e eficaz. Obrigada!