TOP 5: Quais itens de mesa investir?

22/06/15

Uma dúvida comum que recebo é sobre quais itens de mesa devemos investir. Quando for comprar itens de mesa é necessário avaliar a frequência de vezes que você vai usar a peça, sua versatilidade e flexibilidade.

Um item neutro é capaz de fazer um número maior de combinações e possibilita inúmeros estilos de decoração.  Para uma composição interessante crie uma mesa harmônica, sem exageros e que proporcione conforto para os convidados. Neste caso os itens brancos e transparentes tem maior destaque.

itens de mesa investimento

A louça branca por exemplo é perfeita porque além de ser básica e combinar com qualquer cor de roupa de mesa (jogo americano, toalha…), você pode usar como um item curinga quando precisa de receber mais pessoas. Exemplo: Vai receber 18 pessoas?! Você pode combinar a louça branca com uma estampada. Sugiro sempre um jogo (daqueles que acompanham xícara de café) para 12 pessoas.

Mesa posta usando toalha

As taças de cristais para vinho também são outro item fundamental. Já falei por aqui e no youtube que as taças coloridas que parecem ser de vinho são na verdade para servir água, refri e suco. Por isso, neste caso devemos sempre servir vinhos em taças transparentes. Apesar do vidro ser mais resistente, sugiro sempre um jogo de taças de cristal.

receber em casa_9419

Outro item indispensável é um bom faqueiro que acompanha serviço de peixe. Você pode ter um para o uso do dia a dia e ter outro bonito para usar quando for receber visitas. Apesar de amar o faqueiro de prata, eu tenho apenas de inox pois são mais fáceis de conservar.

Mesa Posta (1)

A jarra de água também merece um investimento. Afinal, é uma peça que você leva para a mesa e por isso deve ser bonita e bem conservada. Neste caso, também sugiro uma opção para o dia a dia e outra para receber.

IMG_6582

Por fim, sugiro um jogo de sousplat neutro. Sei que algumas pessoas não usam, mas acho interessante ter pelo menos uma opção. Para quem deseja começar o seu enxoval, sugiro as versões em tons prata, dourado ou em vidro transparente.

IMG_9683

Minha dica final seria sobre a qualidades das peças. Nunca deixe de observar acabamento, lapidação, brilho… os detalhes é que fazem a diferença!

Espero que tenham gostado de conferir mais este TOP 5. Agora quero saber, e para você? Qual dos itens citados é o mais importante?!

Gostou do assunto?! Então, não deixe de conferir também os seguintes pots: 
Vídeo sobre como usar taças 
Quantidade ideal de taças e louças 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

  1. Patricia disse:

    Boa noite, Juliana!

    Passando para dizer que adorei o post, é sempre muito bom receber suas dicas. Assim na hora de comprar, não perdemos tempo e dinheiro.
    Beijos querida!

    1. Juliana Santiago disse:

      Patricia, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!! Fico muito feliz que tenha ajudado a saber o que vale investir!
      Obrigada por passar aqui…
      Beijo grande,
      ju

  2. Cíntia disse:

    Oi Ju! Tudo bem com você?
    Parabéns pelos posteres interessantes aqui no blog.
    Gostaria que você fizesse uma mesa de como servir fondue de queijo e outros acompanhantes. Quais pães são os melhores, etc. Estou precisando de sugestões e inspirações de como fazer uma mesa bem bonita.
    Conto com você!
    Beijos,
    Cíntia Portes

    1. Juliana Santiago disse:

      Cintia, tudo bem?!
      Eu não fiz mesa de fondue! Mas estou pensando em fazer este fds, pois vou receber alguns amigos…
      De queijos e vinhos já fiz e acho que pode ser uma inspirações de ideias para você.
      http://www.blogvidadecasada.com/noite-de-queijos-e-vinhos/
      Fico muito feliz que esteja gostando dos posts aqui no blog!
      Beijo grande,
      Ju

  3. aline nuno disse:

    Olá lindona seu videos e dicas são maravilhosos. Gostaria de perguntar como monto uma mesa para um casal ,uma criança de 4 anos e duas adolecentes pois assim e composta minha familia. Não sei se ha diferença mais fiquei na duvida

    1. Juliana Santiago disse:

      Aline, tudo bem?!
      Isso não vai fazer diferença. A única questão é que para as crianças você deve deixar os talheres e itens apropriados para idade. As adolescentes já podem ter os talhares e louças normais, igual a dos adultos.
      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Abraços,
      Ju Santiago

  4. Polyani Kátia disse:

    Oi, sou noiva e estou amando suas dicas, conte como surgiu esse interesse por coisas de casa, decoração, etc. Te acho muito caprichosa, parabéns.

    1. Juliana Santiago disse:

      Polyani, tudo bem?!
      Obrigada por acompanhar o blog!! Eu gosto de coisas de casa por influencia da minha mãe, mas me encantei pelo assunto quando era noiva!! DEpois disso o amor foi só aumentando! :)
      Beijo grande,
      Ju

  5. Williane disse:

    Adorei as dicas ju :)
    Estou esperando a agenda de curso aqui em São Paulo :)

    1. Juliana Santiago disse:

      Williane, tudo bem?
      Que bom que gostou!
      Quero muito ir para SP! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  6. Fernanda disse:

    Amei as ideias! Acredito que os itens mais importantes da sua lista é o jogo de jantar branco e as taças para vinho. Vale a pena investir nessas peças!

    Beijinhos

    1. Juliana Santiago disse:

      Fernanda, tudo bem?
      Realmente são mesmos…
      Beijo grande,
      ju

  7. Elvira disse:

    Olá lindinha tudo bem?gostaria que vc me desse opinião sobre guardanapo de Oxford,estou querendo adquirir uns e vejo bastante lugar que vende de Oxford.obrigada. bjs.

    1. Juliana Santiago disse:

      Elvira, tudo bem?
      Eu indico eles Sim, mas gosto mais dos de algodão;)
      Beijos,
      Ju