Roteiro para receber em casa

09/03/15

O cronograma da hora de receber em casa é uma das dúvidas que mais surgem por aqui. Afinal, todo mundo quer se organizar melhor e não deixar nada para última hora. Resolvi fazer um roteiro básico para os dias que vamos fazer um jantar ou almoço na nossa casa.

roteiro receber em casa

DOIS DIAS ANTES

Definição do menu – A escolha do menu é o primeiro passo na hora de organizarmos nossas recepções. Escolha qual sera a entrada, prato principal e sobremesa.

Definir a cor da decoração – Para escolher a cor da sua decoração, você vai precisar definir qual o modelo de aparelho de jantar, cor das taças (de água), jogos americanos, guardanapos de tecido e porta guardanapos usar. Deixar tudo definido facilita muito.

UM DIA ANTES

Organização/compra das flores –  Hora de comprar, organizar e preparar as flores para compor a decoração da sua casa/mesa. (Se você for fazer um almoço eu deixo os arranjos prontos um dia antes, no caso de um jantar você pode escolher entre fazer antes ou no dia mesmo)

Organização das comidas –  Sempre quando o menu permite, gosto de deixar as comidas (principalmente o prato principal) já adiantados um dia antes. Exemplo: Escolheu servir um Salmão assado com massa?? Tempere o salmão um dia antes e deixe a massa montada em uma travessa para somente ser assada no dia. Facilita muito!

NO DIA

Preparação das comidas – Agora é hora de preparar as entradas, sobremesa e verificar se está tudo pronto para o prato principal.

Escolha os vasilhames – Depois que você estiver com as comidas semi-prontas é hora de escolher as travessas que irão ser servidas as vasilhas e deixar tudo organizado.

Montagem da Mesa – Esta é o meu momento favorito! Hora de pegar as louças, guardanapos, jogos americanos, porta guardanapos e flores para montar e decorar a mesa.

Finalização das comidas – Depois de montar a mesa, vejo se ainda será necessário finalizar algo e já deixo tudo prontinho para ser servido. (observação: No caso de servir algum prato que precisa ser finalizado na hora, deixo todos os ingredientes separadinhos para facilitar)

Organização da casa –  Depois de tudo pronto é hora de verificar se tem ainda tem itens espalhados pela casa, verificar se tem papel higiênico no banheiro/lavabo, borrifar home spray pela casa…

Você – Agora é o seu momento! Hora de se arrumar e se preparar para receber as visitas! (recomendo você ficar pronta pelo menos 20 minutos antes)

Chegada das visitas – Pronto! Agora é hora de receber os seus convidados e curtir seu jantar/almoço!

Pode parecer muita coisa, mas quando colocamos as dicas em prática percebemos que é muito simples seguir este roteiro. Lembre-se sempre: Organização é tudo!

Espero que vocês tenham gostado das dicas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  1. ágatha disse:

    Oi lindona, tudo bem?
    Amei seu roteito, é disso que estava precisando. Mas me tire uma dúvida: que sugestões de massa vc me dá para fazer 1 dia antes e já deixá-la prontinha pra aquecer no outro dia? Bjus

    1. Juliana Santiago disse:

      Oi Agatha, tudo bem?!
      Que bom que você gostou! :)
      Podemos deixar a massa pronta em um refratário coberto e colocarmos no freezer, no dia você descongela e pronto! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  2. Osneide disse:

    Ótimas dicas para quem não quer receber bem sem perder tempo.

    1. Juliana Santiago disse:

      Que bom que gostou!
      Beijos,
      Ju

  3. Osneide disse:

    Ótimas dicas para receber bem, com charme e organização. Parabéns!

  4. Juliana Cristina Rigo Cortez disse:

    Oi Ju, conhecendo a pouco o tempo o blog mas já estou amando. Você é bem dinâmica, simpática e sabe muito do que nos fala. Parabéns pelo trabalho e fico no aguardo de mais novidades. Beijo.

    1. Juliana Santiago disse:

      Juliana, tudo bem?!
      Que delicia saber disso!
      Fico muito feliz!
      Obrigada pelo carinho! Seja sempre muito bem vinda!
      ju

  5. Tatiana disse:

    Ju, suas dicas sempre me salvam, você consegue tornar tudo mais simples, até pra pessoas meio desajeitadas como eu rs! Você poderia dar dicas de planejamento ou fazer um roteiro como esse para quem vai receber familiares ou amigos para passar todo o final de semana, o que acha? Sempre fico um pouco perdida quando é preciso cuidar de várias refeições, roupas de cama, mesa e banho e ainda dar toda a atenção possível às visitas. Ou será que você já publicou algo assim e eu não vi? Beijo!

    1. Juliana Santiago disse:

      Tati, tudo bem?Que delicia saber que o Vida de Casada te ajuda neste sentindo!
      Prometo fazer algo assim!
      Essa semana acabei um amigo do meu marido e preparei um vídeo com dicas que tenho certeza que vão te ajudar…
      Beijo grande,
      Ju