Qual o talher usar para servir cada tipo de sobremesa?

24/01/14

A sobremesa é algo que nunca pode faltar quando vamos receber em casa. Sempre tento preparar algo, mas quando não consigo compro um sorvetinho gostoso e sirvo com uma calda quente (fácil e simples)!

Desde um lanche até uma festa, a sobremesa é certamente um item indispensável. Não sei se acontece com vocês, mas às vezes fico com dúvida na hora de escolher o tipo de talher adequado para cada tipo de sobremesa, principalmente quando vou servir frutas.

Para todo mundo fazer bonito, hoje resolvi mostrar qual talher devemos usar para servir cada tipo de sobremesa.

talheres_2

Para servir sobremesas temos as opções de garfo, faca e colher. Vocês podem utilizar um, dois ou até mesmo os três talhares na hora de servir, porém vale ressaltar a importância de disponibilizar somente o que realmente vamos usar,  ou seja, nada de colocar talheres que não serão usados!

foto 3 (6)

Cremes, Pudins, Sorvetes, Salada de Frutas:  São servidos com a colher.

Torta e Bolos: São servidos com garfo, porém às vezes é  necessário o uso da colher, principalmente quando for bolo com caldas.

frutas_2

As frutas certamente geram o maior número de dúvidas, então resolvi dividi-las em 4 grupos (frutas com casca e polpa cremosa, frutas com casca e polpa dura, frutas difíceis de descascar e frutas pequenas)

Frutas de casca e polpa cremosa (caqui, mamão, figo…): São servidas com colher. Podem estar com a casca, mas sempre devem ser servidas abertas no meio.

Frutas de casca e polpa dura (maça, pêra, goiaba…): São servidas com garfo e faca (caso julgue necessário). Também já devem estar partidas ao meio para facilitar para o convidado.

Frutas difíceis de descascar (abacaxi, melancia, manga…):  São servidas com garfo e faca, e devem ser servidas já descascadas.

Frutas pequenas (uva, cereja, morango…): São servidas com colher, porém no caso de frutas pequenas e com caroço podemos servir sem talheres, ou seja, serão comidas com a mão.

E a Banana?? Bem, a banana sempre será servida com casca e garfo, o seu convidado poderá utilizá-lo ou não, já que temos a cultura de comer a banana com a mão.

chavevidadecasada2

 

Espero que vocês tenham gostado e esclarecido possíveis dúvidas. Vou procurar sempre abordar temas de etiquetas por aqui ,principalmente os que geral mais dúvidas!

Bom final de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Angelica disse:

    Adorei saber sobre as frutas!!!