Organizando o dia a dia!

11/12/13

Na semana passada perguntei nas redes sociais (Instagram: @vidadecasada e Facebook: Blog Vida de Casada) o que vocês gostariam de ver no Vida de Casada. Um tema bastante mencionado foi formas de simplificar a vida a dois. Afinal, hoje em dia a maioria das mulheres trabalham e ficou cada vez mais difícil administrar o lar e a vida profissional. Falo isso, porque no meu primeiro mês de casamento vivi um dilema, queria organizar minha casa e ter tudo perfeito, mas tinha também que ir para o trabalho. Foi então que depois de um surto interno (rs!!!!) consegui administrar meu tempo e fazer com que as minhas “três vidas” andassem: minha vida pessoal, minha vida profissional e minha vida conjungal.

Neste post tentei resumir basicamente algumas coisinhas que faço no meu dia e que funcionam bastante.

1) DEIXAR SEMPRE A CASA ORGANIZADA

Hoje eu tenho uma diarista (afinal, não consigo ser 10 em 1, rs!!) que vem na minha casa duas vezes por semana. Nos dias que ela não vem, tento sempre deixar tudo organizado nos devidos lugares. Tiro uma coisa e volto para o lugar, evito deixar roupa espalhada, a cama desarrumada (sim! eu acordo e já arrumo a cama), itens de cozinha perdidos na bancada e etc. Organização faz a maior diferença. Sua casa nem precisa estar 100% limpa, se ela já estiver organizada sem nada espalhado, a aparência é outra. Experimente acordar e já arrumar a cama, dá uma sensação de que você está pronta para começar o dia.

1

2) EVITAR LOUÇAS NA PIA

Uma das principais coisas que devemos manter organizada é a cozinha. Se ela esta limpa, já estamos com meio caminho andado não é mesmo?! Mas o que me incomoda mesmo é a pia cheia de louças para lavar.

Na casa dos meus pais o eletrodoméstico mais usado nos finais de semana é a máquina de lavar. Minha mãe sempre brinca que é o item na cozinha que só ela “coloca a mão”, o porquê disso é que nesses dias ela não conta com a ajuda de ninguém. Quando casei, já percebi que precisava de uma. Foi então que um casal de padrinhos nos deram de presente, e hoje afirmo que é um item indispensável na minha cozinha. Tenho uma máquina para 8 serviços, até porque somos dois e a nossa cozinha não é grande suficiente para uma máquina maior. Tirando os dias que conto com a minha ajudante, todas as louças que usamos já vão direto para a máquina. Geralmente a máquina não fica cheia com uma refeição, então vou esperando acumular pratos, talheres e depois ligo, sai tudo sequinho e brilhando. Nos dias que recebemos visita ela também é perfeita, ajuda bastante. Agora, quem não tiver máquina de lavar, a dica é não acumular vasilhas. Usou?! Lava.

2 3

3) CONGELAR ALIMENTOS

Essa semana postei no instagram (@vidadecasada) que gosto de separar os filés de carne e frango em pacotes menores. Realmente isso me ajuda muito. Descongelo o pacote grande, tempero a carne e depois separo nos pacotinhos, é bem fácil e prático para guardar. Além das carnes, eu congelo pão, bolo, feijão, carnes com molhos e etc. Faço assim, porque na minha casa somos apenas eu e meu marido e infelizmente não tenho tempo para ficar cozinhando todos os dias. Sou a favor da praticidade, então se eu fizer um bolo por exemplo eu tiro um pedaço e congelo o resto, desta forma as coisas aqui em casa raramente são perdidas. Facilita muito, não é mesmo?!

4

4)SALADAS E FRUTAS

Eu não consigo viver sem salada e frutas. Geralmente vou ao supermercado toda segunda me abastecer, e quando chego em casa já deixo tudo lavado. Sempre tenho uma vasilha bem grande de salada montada, então ao longo da semana não preciso ficar preparando, o que facilita muito o lanche da noite. Já as frutas, deixo lavadas, picadas e descascadas.

5

Pessoal, gosto muito de afirmar que programação é tudo. Analise sua rotina e veja como você poderá adequar suas atividades do lar com o dia a dia “turbulento”. No começo eu achava que não iria conseguir, mas isso tudo é uma questão de mudança da rotina de vida, não fique desesperada! Sugiro que você deixe um dia para preparar os alimentos, pode ser um sábado ou um dia a noite que você esteja mais disposta. Que tal fazer congelados para um mês, ou 15 dias?! Pense na melhor maneira para adaptar o seu cotidiano.

E vocês?! Gostaram do tema?! Quem tiver mais dicas de como organizar o dia a dia coloca nos comentários! Vou adorar saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 Comentários

  1. Ingrid disse:

    Ju, nós somos parecidíssimas nesse aspecto!! Eu tb nao vivo sem minha maquina de lavar louças, ela é igual a sua. Uso um copo, ja dou uma enxaguada e ponho na maquina! Assim a pia fica sempre vazia, o que dá impressao de cozinha arrumada!!
    E eu tb faço igual vc, vou ao mercado segunda, ja chego em casa, lavo as verduras, coloco em um pote grande, descasco algumas frutas, ja coloco em potinhos pra levar de lanche pro trabalho…se não for assim a gente não dá conta no dia a dia ne?
    Meu drama é o chão da casa!! Aqui somos eu, meu marido e meu cachorro, e o chao vive cheio de cabelo! Preciso aspirar direto, senao a casa sempre fica suja!!!

    beijos!!

    1. Vida de Casada disse:

      Ingrid, tudo bem?!
      Nossa maquina de lavar é vida né?! Eu não vivo sem… é um ótimo investimento!! Vale muito a pena mesmo…
      Eu também gosto de me organizar para a semana, bem melhor né?!
      Adorei te ver por aqui..

      Beijo grande
      JU

  2. Karen disse:

    Boa noite… Aonde vc guarda as frutas?? Em potinhos de vidro, plastico ou em saquinhos???

    1. Vida de Casada disse:

      Ei Karen,tudo bem?!
      As friutas já picadas eu guardo em potinhos de plastico ou de vidro, depende do dia… Confesso que nunca tive problema em deixar alimentos em potinhos de plastico. Só não pode deixar para consumir muito depois, porque se não realmente estraga.
      Em saquinho guardo somente as carnes no congelador.
      Beijo grande,
      JU

  3. Jamille Lima disse:

    Ju, bom dia!

    Adorei as dicas para que o nosso dia a dia seja mais prazeroso e não ficarmos de cabelo em pé ao chegar em casa após um dia intenso de trabalho… rsrsrsrsrs

    No caso você se divide em quatro não é? vida pessoal, vida profissional, vida conjungal e vida blogal… rsrsrsrsrs fiquei até curiosa… o seu trabalho é em turno integral? trabalha com que?

    Beijos querida!

    1. Vida de Casada disse:

      Jamille, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas, eu adoro esse post! Acho que ele ajuda muito!
      Eu tenho uma pessoa que me ajuda duas vezes por semana, nos outros dias eu mesmo organizo e arrumo as coisas por aqui, junto com a ajuda do meu marido, claro!
      As vezes a semana fica um pouco corrida, e não sei como consigo! rs! as respondendo a sua pergunta: eu sou formada em Administração e na empresa que trabalho, tenho o horário mais flexível e por isso consigo desenvolver trabalhos para o blog! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  4. Tatiane Santos disse:

    eu de novo ahaha…
    No curso você fala mais profunda e explicadamente….rsrsrs….sobre essa rotina?
    é que preciso de tudo detalhado, sou zero organização! Tipo…congelar bolo?…ahhh como assim!
    essa foto do congelador todo bonitinho é seu?….meu DEUS…socorro…só com intervenção divina…ahaha….

    1. Vida de Casada disse:

      Tati, tudo bem?!
      Então o curso quando realizado do modo particular pode sim abordar essas temas… Então, a foto não é do meu… rs! Encontrei na internet, você pode congelar bolo sim! É SUPER tranquilo, e faço muito isso! Se você quiser fazer o curso podemos falar sobre isso também sem problemas.
      Beijo grande,
      Ju

  5. Sandra Santos disse:

    Gostei das dicas muito boas,é mais um incentivo também para quem está tentando colocar tudo no lugar…
    (ou então a vida para..rs)
    só n tenho a máquina de louças..
    prefiro guardar os alimentos em potes de vidro.

    Bjos

    1. Vida de Casada disse:

      Sandra, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas! 😉
      Realmente são dicas legais para as pessoas que querem se organizar melhor!
      Beijo grande,
      Ju

  6. Letícia disse:

    Olá Juliana! Adorei tuas dicas, gostaria de mais algumas até, pois nunca consigo me organizar, apesar de ter máquina de lavar louça, minha casa é grande, e muitas vezes chego cansadérrima da rua, e acabo não fazendo muitas coisas…. Mas o que me chamou atenção foi a parte de congelar alimentos! Assim como vc, lá em casa se a gente não guarda ou congela, acaba indo muita coisa fora, pois somos só eu e ele. Se tu pudesse dar mais algumas dicas de como congelar alimentos agradeceria muito, congelo em potes, mas nunca sei o que coloquei pra congelar, pois ás vezes os potes não são transparentes, ou são de inox, com a tampa escura e em sacos plásticos eu acho ruim de descongelar depois….. Bjks

    1. Vida de Casada disse:

      Leticia, tudo bem?!
      Que bom saber que você gostou das dicas!!! Fico muito feliz!!
      Adorei sua sugestão de post!!! vou me organizar e mostrar exatamente como guardo e organizo os alimentos no congelador!!! 😀
      Adorei!!!
      Beijo grande,
      Ju

  7. beth disse:

    Nossa, se eu tivesse diarista aí mesmo que eu não faria nada, deixaria tudo pra ela fazer, a pior coisa é chegar em casa todo dia cansada e lavar louça e fazer comida, as vezes dá saudade da casa dos pais onde eu chegava e não fazia nada! nao me importo muito de fazer aos fds, mas todo dia é bem cansativo!

    1. Vida de Casada disse:

      Beth, tudo bem?!
      Mesmo com diarista as vezes fica difícil deixar tudo por conta dela! :(
      Realmente as vezes ficamos com saudades, mas nada melhor do que termos os nosso cantinho e nossa casinha, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  8. Cida Mendes disse:

    AMODOREI SUAS DICAS!! Daria para vc pensar em um post para nós, esposas, donas de casa e artesãs?? Muito doida a nossa vida, pois além de manter tudo limpo, necessitamos fazer café, almoço, lanches e janta todos os dias e para variar temos que dar conta de nossas encomendas… Esse fim de semana mesmo iniciei a famosa: LIMPEZA DE PRIMAVERA!! Hábito esse que adquiri quando morei na Europa por 2 anos e consiste em: separar as roupas de inverno, cobertores e afins para serem lavados, perfumados e embalados para depois serem colocados nos armários. Estou organizando um quarto da casa para ser meu “cantinho das artes” pois esse negócio de varandaliê e salaliê tá muito chato e quase nem recebo mais visitas. Faça tb um post sobre armários embutidos por favor. Obrigada por vc existir e nos ajudar a fazer nossas vidas mais organizadas viu?? Xero de Natal – RN

    1. Vida de Casada disse:

      Cida, tudo bem?!
      Que bom que você gostou do post e das dicas! Fico muito feliz!
      Adorei a Limpeza da primavera! muito legal!! Também adoro fazer isso!
      Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog!
      Beijo grande,
      Ju

  9. Fernanda Souza disse:

    Bom dia Ju! Passeando pelo blog aqui, adorei estas suas dicas.
    Fica aqui, como sugestão, de fazer uma postagem mais
    detalhada de como arruma o freezer, geladeira e essas
    dicas de já deixar pré pronto e a estória de congelar bolos????
    Como assim gente? Casei a pouco tempo, estou tendo dificuldades
    de organizar meu tempo, pois trabalho o dia todo!
    Adoro seu blog!! Me ajuda muito!! Bjo

    1. Vida de Casada disse:

      Fernanda, tudo bem?!
      Adorei a sugestões de post. vou fazer algo mais detalhado sobre freezer.
      Então, geralmente eu sempre congelo bolos (faço um inteiro e congelo metade), pães e várias outras coisas que podem me ajudar no dia a dia.
      é super tranquilo! 😉
      Vou postar algumas dicas para facilitar no dia a dia!
      Beijo grande,
      Ju

  10. Loretta disse:

    Ju, queria te dizer que amo o seu blog e praticamente todos os dias eu leio alguma materia. Queria uma orientacao. Tenho 2 criancas e manter a casa organizada uma arte. Moro em um apartamento de 180 metros e queria uma orientacao em como orientar a minha funcionaria que limpa casa com a rotina de limpeza, como limpar as janelas de quantos em quantos dias, sobre a faxina mais pesada. Como vc organiza isso com sua diarista. Beijo!!!!!

    1. Vida de Casada disse:

      Loretta, tudo bem?!
      Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog sempre! :)
      Então, eu geralmente limpo os vidros de 15 em 15 dias, quanto a faxina toda semana ela limpa tudo e a cada semana passo para ela um pouco de atenção. Exemplo: falo com ela quais paredes quero que ela limpe melhor, se tem algum armário que quero que ela arrume…
      Acho que funciona super bem, se precisar de mais alguma dica me envie um email!
      Beijo grande,
      Ju

  11. Sara Bazilewicz disse:

    Nossa, nem namorado tenho ainda, mas já estou achando o máximo essas dicas haha!
    Parabéns pelo blog e pelo instagram 😀
    Sucesso Juliana :)
    Abraços

    1. Vida de Casada disse:

      Sara, tudo bem?!
      Que bom que você gosta das dicas!! Vou te esperar sempre por aqui no blog e no IG!!
      Beijos grande e obrigada pelo carinho,
      Ju

  12. Monica disse:

    Oi, Ju!
    Regra 1 do meu dia: arrumar a cama!
    Realmente é impossível se organizar se a cama estiver desarrumada! Meu marido pega de um lado e eu do outro. Num instante a cama está arrumadinha.

    Louça na pia é outra coisa que não suporto. Impossível entrar na cozinha de manhã e ter louça suja de jantar/lanche…a cada refeição tudo é lavado.

    Também congelo carne temperada. É super prático. Depois só descongelo e vai pra Airfryer!

    Beijosssssssss

    1. Juliana Santiago disse:

      Monica, tudo bem?!
      Nossa sou loca com essa airfryer!! quero muito comprar!
      Beijo grande,
      Ju

  13. Barbara Amaro disse:

    Amei o tema, vou tentar fazer a parte da comida, pois na minha casa são três pessoas e minha rotina ultimamente esta muito corrida, acho que vai me ajuda muito.
    Gosto muito das dicas que você da…

    1. Juliana Santiago disse:

      Barbara, tudo bem?!
      Fico muito feliz em saber que você gosta das dicas!!
      Espero que elas ajudem..
      Beijo grande,
      Ju

  14. Giselle Michelle disse:

    Amei o seu blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Você tem dicas de como organizar as finanças domésticas? Como organizar o guarda roupa? Obrigada

    1. Juliana Santiago disse:

      Giselle, tudo bem??
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog! Seja muito bem vinda ao nosso cantinho!
      Sobre organização de armários sim: http://www.blogvidadecasada.com/como-montar-uma-noite-de-queijos-e-vinhos-parte-ii/
      Sobre organização de finanças ainda não, mais adorei a sugestão!
      Beijo grande,
      Ju

  15. acacia disse:

    preciso urgentemente organizar minha casa trabalho o dia todo quando chego em casa cansada tenho que organizar algumas coisas mas nao fica como eu quero mim ajude

    1. Juliana Santiago disse:

      Querida, tudo bem??
      Que tal montar uma lista de prioridades?
      Abraços,
      Ju

  16. Gabriela Pedrosa disse:

    Amei as dicas que você passa pois acabei de casar e tenho algumas dificuldades como organizar comida e casa pois passamos o dia fora kkkkkk !
    obg !

    1. Juliana Santiago disse:

      Gabriela, tudo bem??
      Que bom que você gostou… Fico muito feliz..
      Espero que as dicas ajudem!
      Beijo grande,
      Ju

  17. Tamiris Araújo disse:

    Oiii Ju amo suas dicas, sou mega organizada com armários e cozinhas… Bjo grande de uma mineira que mora no interiorzinho de Goiás

    1. Juliana Santiago disse:

      Tamiris, tudo bem?/
      Que delicia saber que você gosta das dicas!
      Fico muito feliz!
      Beijo grande,
      Ju

  18. Priscila disse:

    Boa Noite Ju!
    Tudo bem???
    Vc tem alguma dica para lavar pano de chão.
    Obrigada.
    Bjsss.

    1. Juliana Santiago disse:

      Priscila, tudo bem?! A minha dica é : coloque de molho com água sanitária (se ele for branco)
      Vai te ajudar bastante.
      Beijo grande,
      Ju