Jardim Suspenso – Ideias, dicas e inspirações!

08/08/16

Os jardins existem desde os tempos antigos e há muitos séculos são usados como forma de agregar valor e beleza. Hoje em dia, com o tamanho dos apartamentos, fica cada vez mais complicado inserir projetos de jardins nos cômodos sem comprometê-los ou perder muito espaço. Com isso, alguns estilos de jardim passaram a ser mais utilizados, como os de inverno e também o jardim suspenso.

O jardim suspenso vem sendo cada vez mais utilizado, e se você está busca um modelo de jardim que não ocupe espaço e traga charme e vida ao seu cômodo, esse post é para você! Vou falar um pouco do que é o jardim suspenso, dar dicas de como começar o seu próprio e compartilhar ideias, estilos, modelos e inspirações. Vamos conferir?

jardim suspenso

Jardim Suspenso

O que é o jardim suspenso?

Quando falamos de jardim suspenso, é bem provável que a primeira coisa que nos venha em mente são os Jardins Suspensos da Babilônia, que é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Eles são considerados como “suspensos” por estarem acima do chão, e o mesmo princípio funciona para os jardins suspensos de hoje.

jardim suspenso da babilonia

O jardim suspenso é aquele no qual as plantas não são colocadas no chão, e são suspendidas ou distribuídas verticalmente pela parede (também conhecido como jardim vertical). É uma excelente pedida para os amantes de plantas que moram em apartamentos pequenos e sem espaço. E acredite: é possível criar um jardim suspenso maravilhoso e bastante criativo!

Dicas para criar um jardim suspenso 

Busque espaços claros 

Na hora de escolher aonde o seu jardim vai ficar, leve em conta a iluminação natural do espaço. Pode ser mais complicado encontrar plantas para o seu jardim se ele não tiver uma iluminação natural boa ou suficiente, e isso vai restringir suas opções. Portanto, busque o seu cômodo mais claro e confira também os lugares onde o sol bate e os horários.

Pesquise as plantas previamente

Antes de montarmos qualquer jardim ou de comprarmos qualquer planta, precisamos saber quais cuidados são necessários e específicos da planta que estamos comprando, quanto de luz ela precisa diariamente, tipo de adubo, quantidade de água… São muitos detalhes que vão fazer a diferença entre ter um jardim lindo e vivo, e um jardim sem graça e apagado.

Portanto, tire todas as suas dúvidas antes mesmo de colocá-lo em prática: pesquise na internet ou pergunte em floriculturas para pessoas que conhecem de plantas.

Combine seu jardim com o projeto do seu espaço

É muito provável que você decida montar um jardim suspenso depois de já ter decorado o espaço no qual ele vai ficar. Se for o caso, lembre-se de que jardim, mesmo pequenos ou suspensos, podem variar em estilo. Portanto, tenha certeza que a disposição que você escolheu, assim como as plantas e os vasos, estejam de acordo com o estilo do seu espaço.

Ideias e inspirações de jardins suspensos

Separei a seguir algumas fotos e ideias usadas em jardins suspensos para vocês se inspirarem na hora de criar o jardim suspenso de vocês!

Jardins em quadros

Já pensou em quadros que ao invés de pinturas tivessem plantas? Alguém já! E ainda explicaram direitinho em um passo a passo como você mesma pode fazer esse jardim em quadro! O resultado é lindo, e além de trazer vida para o seu espaço, funciona também como uma decoração. Lembre-se de escolher uma moldura que combine com o estilo do cômodo no qual o quadro vai ficar!

jardim suspenso quadro

Bolhas

A ideia é bem simples: as “bolhas”, que são como aquários, são presas no teto e servem de recipiente para as plantas. Mas lembre-se que o número de plantas que podem ser dispostas dessa forma é mais restrito, afinal nem todas resistem. Você pode colocar água ou substrato nas suas “bolhas” para que as plantas sobrevivam.

Para quem ama jardim, mas não tem tempo de cuidar das plantas, vale a pena procurar por plantas falsas que sejam bem feitas e realistas. Como elas vão ficar em bolhas penduradas, vai ser mais difícil distinguir se elas são reais ou falsas.

jardim suspenso em bolhas

Lâmpadas e gaiolas

O princípio é o mesmo das bolhas de vidro: usar lâmpadas velhas e gaiolas suspensas como vasos. Para usar as lâmpadas, lembre-se de retirar os filamentos. Você pode usar água, ou pintar as lâmpadas para usar terra. Como elas são pequenas, escolha uma planta também pequena. Se for usar água para flores cortadas, misture 1 litro de água, 1 colher de sopa de açúcar e ¼ de uma colher de chá de água sanitária para que as flores durem mais tempo. No caso das gaiolas, você pode usar um modelo mais antigo, para passarinho.

jardim suspenso lampada e gaiola

As novas samambaias

Vocês se lembram de como antigamente quase todas as casas tinham samambaias suspensas em vasos? A ideia voltou com tudo! Assim como com as “bolhas”, você precisa garantir que algo, preso no teto, sustente os vasos com as suas plantas.

jardim suspenso vasos

Cortina de plantas

Você pode também criar um efeito de cortina ou cascata com plantas pendentes. Basta colocá-las em vasos, que você pode esconder com um rebaixe no teto, como na foto. O efeito fica lindo! Como essas plantas crescem e caem por cima do vaso, ele também pode ficar aparente e ser colocado no alto da parede.

jardim suspenso cascata

Luminária

Já pensou em uma luminária que também pode ser usada como vaso? Para essa ideia, basta comprar um modelo de luminária que tenha essa versatilidade. Dois designers alemães criaram uma luminária que abriga vegetal, supre a necessidade de luz da planta e até cuida da rega! Lembre-se de comprar luminárias próprias, ou criar uma barreira térmica para que o calor da luminária não queime a planta.

jardim suspenso luminaria

Ponta-cabeça

Uma forma criativa de montar um jardim suspenso, é colocar os vasos de cabeça para baixo. Para essa ideia funcionar, existe uma sequência de camadas a ser seguida no interior do vaso. Dá para criar também um jardim suspenso com temperos na cozinha: como os vasos vão estar de ponta-cabeça, você vai ter temperos sempre à mão. Você encontra um passo a passo de como montar um vaso de cabeça para baixo aqui.

jardim suspenso ponta cabeca

Espero que vocês tenham gostado das dicas e ideias para jardim suspenso! Algumas são bem simples de colocar em prática e dá para a gente mesmo fazer, não é mesmo? E para quem mora em apartamento pequeno, é uma ótima pedida, pois as plantas trazem uma sensação de vida e frescor que faz com que a nossa percepção do espaço mude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Amanda disse:

    Oi Juliana, gostei das dicas para jardim suspenso. Quero fazer um na minha sacada, q bate muito sol.

  2. Priscila Santos Martins Dias disse:

    Que coisa mais linda! Com um jardim assim na minha casa, eu vou até sorrir mais!!! Obrigada!!!