Top 5: Itens de Decoração de Mesa

04/04/18

Uma das dúvidas que mais recebo por aqui é sobre como montar um enxoval de mesa posta. Muita gente vê fotos na internet e acha que é preciso ter vários itens para montar mesas bonitas, o que não é verdade. Você consegue começar a criar decoração bacanas com um enxoval básico, e é sobre isso que vou falar hoje: 5 itens de decoração de mesa que você precisa ter em casa!

Se você já me acompanha no canal do Vida de Casada, sabe que postei esse conteúdo em forma de vídeo por lá. Mas como muita gente me acompanha por aqui também, resolvi compartilhar ele por escrito. Vamos conferir?!

Top 5: Itens de Decoração de Mesa

Abaixo, separei os 5 itens que considero essenciais para quem quer começar a criar decorações de mesa em casa. Eles vão deixar sua mesa muito mais caprichada e vão dar aquela incrementada na sua mesa posta!

Antes de conferir os itens, é importante lembrar que as quantidades de cada um deles varia de acordo com o tamanho da sua mesa. Um vaso pode ser o suficiente para uma mesa menor, mas às vezes uma mesa grande vai pedir um conjunto de dois vasos maiores, por exemplo.

Então antes de comprar seus itens e montar o seu enxoval, veja o tamanho da sua mesa e pense sempre na proporção dela!

1. Vasos com boca pequena

O primeiro item que quero listar, são vasinhos com boca pequena ou até mesmo garrafinhas de vidro. O bacana desse tipo de vaso ou garrafinha é que você consegue enchê-los com poucas flores. Vasos de boca maior precisam de mais flores para parecerem cheios.

mesa posta primavera felizes para sempre cafe da manha

E tenho certeza que você concorda comigo que um vaso vazio não fica bonito. Por isso acho os vasinhos com boca pequena tão práticos!

Comece comprando modelos básicos, transparentes. Eles podem ser usados com diferentes combinações de cores, então são mais versáteis. Aos poucos, vá incrementando sua coleção de vasinhos com modelos de formato diferente, coloridos…

mesa guardanpo de papel bonitamesa de café da manhã

2. Ou vasos com boca grande

Os vasos com boca larga podem ser práticos também! Achou confuso? Eu explico: os vasos que possuem boca larga o suficiente para funcionarem como uma espécie de cachepot pode ser igualmente funcionais. Justamente porque você pode colocar um vaso inteiro neles e o resultado vai ficar muito legal!

No caso dos vasos com boca mais larga, recomendo a cor branca. Além de combinar com tudo, o ideal é que esses vasos sejam opacos. Aí você consegue colocar um vaso pronto dentro deles, mas não fica aparente.

decoracao de mesa

Ou seja: minha dica mesmo é que você evite vasos intermediários. Eles são lindos, mas para quem está começando a montar um enxoval de mesa, não são a melhor opção.

E você pode sempre optar pelo modelo que mais combina com o seu gosto, inicialmente: se você está sempre comprando flores plantadas, um vaso com boca mais larga é perfeito para você. Se você gosta de comprar as flores avulsas e só quando recebe em casa, um conjunto de dois vasinhos com boca menor é a solução ideal.

flores para decoração de mesa

3. Porta-velas baixinho

Eu gosto bastante de porta-velas, e quem me acompanha por aqui sabe e já viu em várias das minhas decorações de mesa. E o modelo baixinho, transparente, é o que acho mais prático. Você encontra em variados tipos no mercado: redondos, quadrados, estrelas…

Mesa Posta_9534decoracao de mesa

O preço deles também é muito bacana! Principalmente para quem está começando a montar o enxoval de mesa posta. Os porta-velas dão um toque bem romântico às recepções e são perfeitos para recepções noturnas, como jantares. Tenho certeza que eles vão se tornar verdadeiros coringas para você!

4. Passarinhos

Quem me acompanha há mais tempo, sabe que (quase) sempre acrescento na mesa um par de passarinhos. Eles dão um toque de fofura à decoração e deixam ela bem mais delicada.

passarinhos para decorar mesa

Para quem está começando a montar o enxoval, recomendo um par de passarinhos na cor branca. Eu mesma só possuo eles no branco e também transparentes. Mas claro que a medida que você for expandindo o seu enxoval, você pode comprar passarinhos coloridos!

5. Porta-guardanapos de flor

Os últimos itens do meu top 5 são porta-guardanapos coloridos de flor! Esse é um item que vale muito a pena ter em casa. Muitas pessoas acabam tendo apenas modelos mais tradicionais, mas ter ao menos um que seja mais alegre e da cor da sua preferência vai te ajudar a preencher a sua decoração.

mesa posta jantar

Como resultado, você conseguir criar mesas mais coloridas, requintadas, decorada… E você não precisa ter uma coleção enorme. Eu recomendo que no começo você escolha de uma a duas cores que você goste e invista em porta-guardanapos de acordo.

mesa posta colorida

Espero que você tenha gostado de conferir o meu top 5 de itens de decoração de mesa essenciais para quem está começando! Tenho certeza que com eles você vai conseguir criar variações lindas de mesa aí na sua casa!

Quero saber também de você: qual desses itens você considera o mais essencial para quem está começando um enxoval de mesa posta? Qual é indispensável para você? Não deixa de me contar aqui nos comentários!

E se você quiser ver mais conteúdos sobre mesa posta, separei três para você:

Tour pelo meu armário de roupas de mesa (com dicas de organização)enxoval para receber em casa gratuito (em formato de eBook que você imprimir) e um pouco sobre a real importância da mesa posta.

Beijos e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  1. Luciana disse:

    Boa tarde Juliana, parabéns pela criação do blog, super viajo com ele, rsrsrs, suas postagens e dicas são maravilhosas e tem contribuído e muito pra minha vida de casada. Adoro decoração e não poderia ter encontrado melhor local pra explorar isso!!!!! Aproveitando quero saber onde vc comprou essa cestinha pra colocar a Maionese, Mostarda, etc…. e onde compra também os portas-guardanapos, são lindos!!!!
    Obrigada.

  2. Magali disse:

    Ju. Eu particumarmente. Ao gosto.muitode flores naturais.PO CHEIRO QUE EXALAM. “CLARO QUE SAO MARAVLHOSAS E ME E CANTAM, MAS AO GOSTO.MUITO DO CHEIRO, ENTE AA NATURAIS PRA COMPOR A MESA QUSIS VC INDICA QUE NAOVEXALEM.MUITO CHEIRO?
    UM ITEM QUE CONSIDERO IMPORTANTE SAO OS porta guardanapos. Eles causam um impacto luxuoso na mesa. Vc pode ate não.colocar um vaso mas se tiver um porta guardanapo e exuberante faz toda a diferenca. E claro os passarinhos que são dai um ar de capricho de amor pelo que vc fez pra receber. Me da uma dica de flores que nao possuem muito cheiro ou que tem um cheiro bem imperceptível que eu possa usar.
    E gostaria de msis uma dica. Qdo for usar trilho na mesa qtos centímetros deve passar no caimento? Obrigada por suas dicas sempre preciosas

  3. Cristina Maia disse:

    Jú, adoro tudo que você faz, tudo é sempre perfeito, adoruuu. Fugindo um pouco do que você perguntou, às vezes é decepcionante ter todo o trabalho de montar uma mesa e principalmente quando se coloca os guardanapos de tecido junto com os portas guardanapos e por fim ninguém nem mexe e acabo que tirando da mesa. Como agir nesses casos? Parabéns pelo novo apartamento lindo, você merece.

  4. Igui Recreio disse:

    Dicas muito lindas!

  5. Cristina Oliveira disse:

    Oi ju,
    Gostaria de saber se errado colocar porta guardanapo no guardanapo de papel.
    Pois uso muito esses decorados, mas tenho receio de usar com porta guardapo.

  6. EDVANE SILVA disse:

    Tudo muito lindo…. Eu queria todos.

    Os passarinhos… adoroooo…. consigo comprar pela internet? Moro em Piracicaba-SP.

    Estou apaixonada por eles.

  7. Leidyanna disse:

    Amei cada detalhe adoro flores elas trazem alegria e beleza e sofisticação ao ambiente…estou trabalhando cada detalhe para almoço Parabéns

  8. Elaine disse:

    Eu acho que é indispensável o porta guardanapo de flor pra dar uma alegria na mesa …não sei se estou certa .

  9. Elaine disse:

    Ju gostaria se possível solicitar uma aula de como produzir as flores para os portas guardanapos
    obs vc está linda de mais com SEU ANJO JULIA