Modal Ebook


Influências de diferente culturas nos itens de mesa e cozinha

25/09/14

Incrível a capacidade que nós brasileiros temos de absorver culturas e usarmos produtos das mais variadas nações no nosso dia a dia. Recentemente, fui convidada pela Westwing Home and Living para pesquisar sobre a influência que diferentes culturas e países têm sobre os itens de mesa e cozinha,  e achei muita coisa interessante.

Entre uma busca e outra,  cheguei a conclusão que os  três que fazem maior influência nos nossos gostos e estilos são: o francês, o oriental e o americano.

O estilo francês atrai por ter o toque clássico, leve e refinado. Sabe aquelas peças provençais e com “cara de antiga”?! Então, elas foram importadas diretamente da França para o nosso dia a dia. Este estilo também é marcado pela tradição, requinte e nobreza.

influenciadospaíses1

Nós usamos o estilo francês sempre, e na maioria das vezes não percebemos. Um bom exemplo seria uma bela montagem de mesa (daquelas que a gente ama, sabe?!) em que escolhemos uma toalha de mesa delicada, colocamos os talheres certamente posicionados e optamos pelo uso de sousplats. Interessante, não?!

influenciadospaíses

Já o estilo oriental, influência muito os nossos itens de cozinha. As panelas de modelo Wok (panela grande, tradicionalmente usada para fazer yakissoba), são um excelente exemplo. Quem conhece este estilo de panela, sabe o tanto que ela é boa para cozinhar. Nós brasileiros usamos ela não só para pratos da culinária chinesa, mas também para spaguetti alho e óleo (e suas variadas combinações…),  risotos e paellas.

influenciadospaíses4influenciadospaíses6

Para finalizar, não poderia de deixar de mencionar o estilo americano. Os produtos que fazem referências à marcas como Coca e Pepsi são os grandes queridinhos em nossas casas (eu mesmo tenho vários). As marcas criaram produtos licenciados com o interesse de aproximar e envolver o consumidor final e de eternizar as campanhas publicitárias de grande sucesso realizadas na década de 40. Eu adoro esse tipo de produto, principalmente os itens com carinha de antigo e retrô.

influenciadospaíses3

Impressionante como sofremos influências dos outros países, não é mesmo?! O mais interessante disso tudo, é a capacidade que temos de transformar uma cultura ou utensílio em algo abrasileirado. No fundo, nós trazemos a referência, mas  usamos de acordo com o nosso estilo e necessidade.

Espero que vocês tenham gostado! Agora quero saber de vocês: Qual estilo que vocês acham que mais te influência ?? Acham que faltou citar algum?? Me conta nos comentários! Vou adorar saber!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Valéria Fernandes disse:

    Oi Ju,como vai ? Sempre te acompanho e amo suas dicas, estou fazendo uma pesquisa sobre comportamento do consumidor que contratam fotógrafos. Obrigado pelo retorno mas, não tenho seu email. VC pode me passar. Bjs.

    1. Vida de Casada disse:

      Valéria, tudo bem?!
      Meu email é contato@blogvidadecasada.com
      Aguardo o seu contato.
      Abraços,
      Ju