11 Hábitos Ruins que Você Precisa Cortar da sua Vida

18/04/17

Quem me acompanha no blog e nas redes sociais sabe: eu procuro viver uma vida o mais saudável possível. Faço exercícios, me preocupo com a minha alimentação e várias vezes compartilho dicas dessas coisas com vocês, como as minhas receitas fitness, por exemplo. E hoje resolvi compartilhar algo ainda mais legal e importante: 11 hábitos ruins que você precisa cortar da sua vida.

Muitos desses hábitos são comuns e várias pessoas sofrem com ele (eu inclusive!), mas eles podem ser bastante prejudiciais à saúde. Abaixo você vai conferir quais são eles e a razão pela qual você precisa dizer adeus para cada um deles. Vamos conferir?!

habitos ruins que voce precisa cortar da sua vida

11 Hábitos ruins que você precisa cortar da sua vida

Não ir ao banheiro quando você sente vontade

Muitas vezes, por preguiça ou para não pararmos uma atividade na qual estamos concentrados, mesmo quando sentimos vontade de fazer xixi, acabamos por não ir. Mas segurar por muito tempo não faz bem para a sua saúde, e você pode se colocar em risco de ter uma infecção na bexiga, rins e até mesmo próstata.

Pense na urina como um rio: se você o bloqueia, o fluxo fica estagnado, e no caso da urina, isso dá às bactérias a chance de se desenvolverem e crescerem dentro da sua bexiga, e até mesmo de subirem para os rins. O ideal é você ir ao banheiro pelo menos a cada quatro a seis horas. Se você não sentir vontade, você pode não estar ingerindo líquidos o suficiente e até mesmo estar desidratada.

Roer as unhas

Uma mania muito comum para as pessoas em situações de estresse ou ansiedade, roer as unhas é um péssimo hábito para se ter. Não só pode resultar em danos para as unhas e infecções da pele que a cerca (paroníquia), como pode introduzir vírus e bactérias no corpo, já que nossas unhas dificilmente se encontram limpas o tempo todo.

E o contrário também acontece: você acaba levando bactérias da sua boca para a área ao redor das unhas, e é aí que você aumenta o risco da paroníquia. Um estudo de uma revista americana chamada General Dentistry também descobriu que pessoas que roem e mordem as unhas têm mais risco de desenvolverem bruxismo, o hábito de ranger os dentes que causa dor facial e de cabeça e desgaste dos dentes.

habitos ruins roer as unhas

Ficar sentado por muito tempo

Ficar sentado por muito tempo tem consequências ruins para a saúde, como todos os riscos associados com um estilo de vida sedentário: ganho de peso, diabetes e pressão arterial elevada. Fazer uma pausa para andar um pouco já ajuda, nem que seja ir buscar uma água ou fazer dois minutos de alongamento só para dar um descanso ao corpo.

E enquanto sentado, é importante garantir uma boa postura para evitar as dores no pescoço e nas costas. Use a parte de trás da cadeira para se certificar que está sentado em linha reta e deixe os joelhos num ângulo 90° e os pés no chão. E evite deixar a cabeça pender para frente: ela pesa cerca de 4,5kg, e se não estiver diretamente acima dos seus ombros, os músculos do pescoço acabam sobrecarregados.

Não usar filtro solar

Todos sabemos a importância do filtro solar: ele protege a pele dos raios nocivos do sol, que podem causar câncer de pele. Porém às vezes, no dia a dia e mesmo quando vamos para a praia, acabamos fazendo um trabalho rápido e insuficiente, colocando o protetor apenas em algumas áreas e nos esquecendo de outras importantes.

Os pontos mais preocupantes e que não devem permanecer descobertos, nem mesmo no dia a dia se você sai ao sol, são o rosto, tronco, as mãos e os pés. As orelhas, por exemplo, são o terceiro lugar mais comum para câncer de pele. Outros locais negligenciados são o couro cabeludo, pálpebras, lábios, pescoços e axilas.

E se você gosta de tomar sol com frequência, vale a pena repensar esse hábito, que contribui para o envelhecimento da pele. Ele destrói as fibras elásticas que mantém a pele firme e suave, levando a rugas, manchas, sardas e descolorações. E o mais importante: aquele “vermelho pimentão” que significa queimaduras contribui significativamente para o risco de câncer de pele!

Passar o dia em frente ao computador

Olhar para uma tela de computador por longos períodos de tempo pode resultar em problemas visuais, como tensão ocular e até mesmo dano da retina. Os médicos sugerem uma regra chamada 20-20-20: a cada 20 minutos, faça uma pausa de 20 segundos para olhar para algo a 20 metros de distância.

Isso reduz a tensão nos olhos e faz com que você pisque mais vezes, evitando que seus olhos fiquem irritados e secos. E tem mais: olhar para telas brilhantes demais (inclua seu celular e seu tablet) diminui a qualidade do sono. Portanto, evite e corte aquele hábito de mexer no celular antes de ir dormir!

habitos ruins passar o dia na frente do computador

Não ter uma rotina de sono

Um sono bom e consistente é crucial para o funcionamento geral do nosso corpo e para levar uma vida saudável. Mas às vezes somos tentados a permanecer acordados para assistir àquela episódio da série que amamos, ou para terminarmos um trabalho urgente. Usar cafeína em excesso para se manter acordado ou beber álcool demais antes de ir dormir também podem perturbar o seu sono.

Apertar o botão da soneca diversas vezes é outro péssimo hábito e sinal. O seu corpo está basicamente te dizendo que você não dormiu o suficiente e ele não está pronto para se levantar. E ao colocar no soneca, você apenas começa um novo ciclo de sono que você não vai ter tempo de terminar, o que pode te deixar em um estado de inércia sonolenta ao longo do dia.

Pular o café da manhã

Ignorar a primeira refeição do dia pode ter consequências graves para o seu peso, seus níveis de energia e até mesmo para a quantidade de açúcar no seu sangue. Acontece que quando ingerimos o café da manhã, nosso corpo e metabolismo entendem como um sinal para “acordar”. Se não fornecemos esse combustível, afetamos nosso metabolismo e nossa capacidade de concentração.

Também criamos um padrão que o nosso corpo enxerga como “estamos passando fome agora, vamos compensar mais tarde”, e por isso pessoas que pulam o café da manhã tendem a comer demais ao longo do dia. E o nosso corpo tende a armazenar tudo o que comemos, para ter uma reserva nessas situações na qual a comida não vem. Isso leva a um aumento no peso.

habitos ruins pular o cafe da manha

Comer muito rápido

Muitas vezes na pressa da rotina, prejudicamos o nosso horário de almoço e comemos rápido para podermos fazer outras coisas. Porém, isso causa diversos efeitos negativos na sua saúde: refluxo, inchaço e excesso de gases. E mais: o seu cérebro leva mais ou menos 20 minutos para receber a mensagem de que seu estômago está cheio. Então, se você come com pressa, você tem grandes chances de comer mais do que o necessário.

Não usar fio dental

Quando você não usa fio dental, uma placa pegajosa de bactéria acaba se acumulando com o tempo, o que pode levar à gengivite, que é a infecção da gengiva. E, mesmo que ainda não esteja muito bem explicado, existe uma conexão entre gengivite e doenças cardíacas.

Acredita-se que essas bactérias da boca se movem para a corrente sanguínea, criando uma inflamação nos vasos sanguíneos, que como consequência aumenta o risco de doenças do corações, como ataques cardíacos. Para evitar esses problemas, use fio dental ao menos uma vez por dia e visite seu dentista regularmente.

nao usar fio dental

Mascar chicletes o tempo todo

É verdade: o chiclete deixa o nosso hálito fresquinho e muitas vezes ajuda, inclusive, a aliviar o estresse. Fora que, para pessoas que estão parando de fumar, ele pode ser um grande aliado. Porém, mascar chicletes o tempo todo está longe de fazer bem à saúde, muito pelo contrário.

Acontece que a articulação da mandíbula é parecida com a que temos no joelho, chamada de sinovial. E se você coloca muita pressão nessas articulações ou as usa em excesso, você pode desenvolver artrite. E claro, mascando o chicletes você diz ao seu estômago que está vindo comida, e ele se prepara para digeri-la, produzindo ácido gástrico.

Tem mais: quando estamos mascando chicletes, acabamos por vezes engolindo ar, o que pode provocar pequenos desconfortos estomacais, como a sensação de estarmos estufados, chamada de distensão abdominal. Sem contar que os conservantes, aromatizantes e corantes presentes no chiclete podem acabar sobrecarregando nosso organismo com toxinas.

Olhar a balança todos os dias

Principalmente quando entramos em uma dieta, subir na balança é algo tentador. Queremos o tempo todo saber se os exercícios estão funcionando, se estamos de fato perdendo peso. Porém, o número da balança é apenas isso: um número, e associá-lo ao seu bem estar não é uma abordagem nem prática, nem saudável.

Sua balança não te conta quanto do seu peso é massa muscular, nem quais áreas do seu corpo estão com peso extra e precisam de uma atenção especial. E você corre o risco de ficar obcecada e presa àquele número, apenas, quando diversos outros fatores também são importantes. Por isso, siga sua nutricionista e faça exercícios para uma vida saudável, e deixe a balança de lado de vez em quando.

olhar a balanca todos os dias

Espero que vocês tenham gostado das dicas de bem estar, e de conferir esses hábitos ruins que precisam ser cortados da nossa vida. Muitas vezes acabamos nos esquecendo ou titubeamos e voltamos à algum desses hábitos, eu mesma tento me segurar (risos!), mas quando estamos determinados e aceitamos que erros acontecem, fica muito mais fácil criar hábitos mais saudáveis!

Qual desses hábitos você tem? Você se identificou com algum deles? Se você já consegui vencer algum, não deixe de me contar como! E se você se identificou com algum deles, me conte também nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Mirian disse:

    Oi Ju…babando sempre em tudo que leio e ouco de VC. .Amei ad dicas, as vezes nos sabemos e nao praticamos. So descordo do cade da manga set essencial. Explico: tenho lido muito sobre o jejum intermittente e nem sempre EU tenho come de manha, como so qdo tenho fome, e assim eliminei 20 kilos em 6 meses..logico k pra VC k e Linda e magra maravilhosa, isso n serve, MAS ha pra MIM, qto mais tempo EU passo sem come, mu corpo agradece…KKK…bjos Ju..amando seguir VC…un super beijo

    1. Juliana Santiago disse:

      Mirian, tudo bem?
      Que delicia saber que você esta gostado do blog também!
      Quando ao jejum já li a respeito também, mas foi como você mesmo falou ele não é ideal para todos, não é mesmo?!
      Beijos,
      Ju

  2. Yonara disse:

    Muito úteis essas dicas!

  3. Jackeline Vale disse:

    Bom dia!
    Devido ao meu trabalho, passo o dia todo sentada em frente ao computador.
    Só esses dois;

  4. monica almeida magalhaes disse:

    Juliana, estou te acompanhando pelo canal desde o ano passado. Fico impressionada com seu bom gosto e como vc faz tudo com prazer!
    Sou filha de uma exímia cozinheira e dona de um imenso bom gosto, mas talvez não tenha herdado tudo isso! Desta forma, recorro à internet toda vez que vou cozinhar (o que faço somente aos domingos), tanto pela correria do dia a dia quanto pela falta de experiencia mesmo.
    Continue me inspirando, por favor! Um dia chego lá!!!
    Ah, quase ia me esquecendo… quanto aos hábitos que apresentou, faço uns 8 deles… hora de mudar não é?

    1. Juliana Santiago disse:

      Monica, tudo bem?
      Nossa que legal receber o seu comentário!
      Fiquei muito feliz em receber um recadinho seu! Obrigada pelo carinho e por compartilhar um pouco da sua historia comigo…<3
      Beijo grande,
      ju