Dicas para fazer os arranjos de flores durarem mais!

11/06/14

Acho que nunca comentei por aqui, mas ano passado fiz um curso de arranjos florais no Senac. Mesmo antes do blog, sempre comentei com o meu marido o interesse em aprender mais sobre arranjos florais. Depois da criação do blog essa vontade só cresceu, foi então que no meu aniversário meu marido me deu de presente o curso. Eu fiz e amei!

DSC06408

Como vocês sabem, sempre que posso, compro flores e faço arranjos para receber e preparar mesas. Mas e depois, o que faço com elas?! Bem, depois uso para decorar minha casa, rs! Geralmente  “desmonto” o arranjo e crio outro modelo. Assim, além de promover recepções com o charme das flores naturais, posso curtir a presença delas ao longo da semana.

Sempre que posto fotos no instagram (@vidadecasada) recebo comentários de como faço para conservar minhas flores. Foi pensando nisso, que resolvi reunir algumas dicas para vocês colocarem em prática em casa e terem flores naturais por mais tempo. Vamos lá?!

DSC06415

Dicas para a Durabilidade e conservação das flores
  • O recipiente a ser utilizado para o arranjo deve estar limpo. Você pode ser lavar com água e detergente.
  • Nunca deixe as folhas em contato com a água
  • Você pode comprar conservantes industrializados, mas caso não queira, use para cada um litro e meio de água,uma colher de chá de água sanitária, assim você evita a proliferação de bactérias.
  • Corte as hastes das flores em diagonal. Assim, além de evitar a penetração de bolhas de ar, o campo de absorção de água será ampliado.
  • Evite ambientes quentes e iluminados demais. Também não é recomendado deixar as flores em locais com pouca incidência de luz. O ideal é procurar um meio termo.
  • Depois de 4 dias, corte novamente a pontinha do caule e troque a água.

Espero que tenham gostado das dicas. Mas agora quero saber, e vocês?! Possuem alguma dica especial para o cultivo das plantas??


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

  1. É isso mesmo! Meus pais tinham floricultura e cuidávamos das plantas exatamente assim!

    Beijos

    1. Vida de Casada disse:

      Jacqueline, tudo bem?!
      Que delicia ter pais com floricultura!! Meu sonho!
      :)
      Beijo grande,
      Ju

  2. JAILCE JANE ARMOND disse:

    olá, visitando a net encontrei o seu blog… gostaria de saber onde vc fez o curso de arranjo floral. Entrei em contato com o Senac, mas eles não tem previsão para ministrar esse curso. Moro em São Gonçalo e gostaria mto de aprender fazer arranjos florais pois minha sobrinha/afilhada vai casar e queremos fazer belíssimos arranjos, mas consultando floristas, sai muito caro. Aguardo resposta. Desde já te agradeço.

    1. Vida de Casada disse:

      Jailce, tudo bem?!
      Então eu fiz no Senac em BH!! Realmente vale muito a pena fazer o curso, você aprende bastante coisa e consegue fazer varias coisas!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Jussara disse:

    Vi uma dica outro dia no site catraca livre de colocar um pouco de vodka com acucar na agua. Eu testei e funcionou super bem, as flores duraram mais.

    1. Vida de Casada disse:

      Jussara, tudo bem?!
      Nossa que dica diferente! Eu não conhecia! Adorei!!
      Obrigada pela dica, vou testar e depois conto por aqui!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Marinalva disse:

    Quanto tempo elas chegam a durar com esse procedimento?

    1. Juliana Santiago disse:

      Marinalva, tudo bem??
      Dependente da flor de corte duram até 3 semanas!
      Beijo grande,
      Ju