Decoração Rústica — 9 Dicas Práticas!

14/02/18

Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu amo compartilhar dicas de decoração. E eu sempre tento fornecer inspirações para todos os tipos de gosto: do minimalista ao romântico. Hoje resolvi separar dicas para quem gosta de algo mais bucólico: decoração rústica em 9 simples passos!

Abaixo você vai conferir nove dicas especiais e práticas para criar uma decoração mais campestre, com aquele toque de casa de interior. E claro, várias inspirações para você aplicar essas dicas da melhor forma possível aí na sua casa ou na sua fazenda! Vamos conferir?!

decoracao rustica

Decoração rústica

A decoração rústica é perfeita para quem quer uma casa no meio da cidade que tenha um ar de campo, de interior. Ela remete ao rural, e com isso traz também uma sensação forte de aconchego mesmo em meio urbano.

E se você está procurando um jeito de decorar sua fazenda ou sítio, a decoração rústica é a combinação perfeita! Ela vai te ajudar a transformar o seu espaço fora de casa em um refúgio campestre. Tenho certeza que você vai amar as dicas e inspirações abaixo!

Pinho

O melhor jeito de trazer uma decoração rústica para a sua casa é através de materiais rústicos. E claro, a madeira de pinho é um dos primeiros que vem em mente, não é mesmo? Uma mesa, uma parede ou até mesmo banquinhos de pinho já vão dar aquele toque rudimentar para sua decoração.

decoracao rustica com pinho

Tapetes sintéticos de animais

Outro bom jeito de implementar a decoração rústica na sua casa é com tapetes. Não só aqueles com estampas mais étnicas, mas principalmente aqueles de animais. Você encontra vários modelos sintéticos com acabamento perfeito, e que vão dar um toque bem rústico à sua sala ou quarto, por exemplo.

decoracao rustica com tapete sintetico de animal

Detalhes em madeira

Como falei lá em cima, a melhor forma de trazer esse ar mais campestre para a sua casa é através de materiais rústicos. E apesar da pinho ser a cara do rural, só de você trazer madeira para seus espaços já vai ser o suficiente. Você pode fazer isso com um painel, paredes ou piso — é uma garantia de um ambiente bem rústico.

decoracao rustica com madeira decoracao rustica com madeira colorida

Mas você pode também trazer a madeira nos detalhes; bancos, cadeiras, mesa… E até mesmo em decorativos, como quadros. E se o seu medo é escurecer o espaço, trazer madeira em outros tons, como branco, mantém o aspecto rústico, mas sem prejudicar a iluminação do ambiente.

decoracao rustica com madeira branca e clara

Mistura de móveis antigos

Outro aspecto de uma decoração rústica é a falta de um padrão. Pensa na casa da sua avó: naquela época, não se seguia um estilo só. Era uma mistura de móveis que as pessoas achavam bonitos, que as agradavam. O mais legal é que você consegue misturar móveis diferentes e criar uma decoração bonita e até mesmo elegante.

Além de ser uma excelente dica para quem quer criar um espaço mais rudimentar ou rústico. Os móveis antigos trazem esse ar com eles, e essa mistura é como a cereja no bolo!

decoracao rustica com mistura de moveis

Quadros e decorações

Sempre falo sobre adornos de decoração aqui no blog: eles são uma excelente forma de implementar um estilo nos espaços e deixá-los ainda mais especiais. Se você busca um ar mais rústico, fazer isso através de decorações e quadros é uma excelente ideia. Eles podem vir para complementar sua decor ou até mesmo para trazer apenas um toque rústico.

decoracao rustica com adornos e candelabroDecoração rústica com quadros, adornos e também com candelabros.

Candelabro

Iluminação é um tópico muito importante sempre que falamos de decoração. A luminária certa, seja no teto ou no chão, faz toda a diferença. Uma prova disso é o quanto um candelabro consegue trazer o ar rústico à sua casa por si só. E caso você não curta a ideia do candelabro, vale usar outra iluminação antiga e mais rural também.

Móveis abertos

Antigamente várias das casas possuíam móveis abertos, onde as pessoas conseguiam ver as coisas ali organizadas. Com o tempo e a necessidade de praticidade é que mudamos esse hábito. Mas trazer de volta esse costume, ainda que para móveis pontuais, vai ajudar bastante a criar uma decoração mais rústica.

decoracao rustica com moveis abertos na cozinha decoracao rustica com moveis abertos e antigos

Um móvel de madeira para organizar louças na cozinha, uma cristaleira mais rústica ou até mesmo estantes para livros — três ótimas formas de aplicar essa dica na sua casa.

Estampas xadrez

As estampas também possuem um papel importante na decoração. Do mesmo jeito que estampas geométricas refletem o moderno, as xadrez refletem bem o rústico. Você pode aplicar ela onde achar melhor, lembrando que tecidos sempre ajudam em um ar mais intimista — o que também combina com a decoração rústica.

decoracao rustica com estampa xadrez decoracao rustica com estampa xadrez nas cortinas

Você pode colocar uma estampa xadrez nas cortinas, em uma poltrona que seja uma peça-chave da sua sala, nas almofadas, na roupa de cama… São várias possibilidades!

Pedras

As pedras são mais um exemplo de material para quem busca uma decoração rústica. Revestir uma parede ou até mesmo uma bancada com pedras vai trazer todo o ar rural que você deseja. Mas não é qualquer pedra, ok? Mármores bem polidos, por exemplo, não vão refletir o estilo que você quer.

decoracao rustica com pedras no quarto

Espero que você tenha gostado de conferir essas nove dicas para decoração rústica e as inspirações que separei! O mais importante quando falamos de decoração é garantir que sua casa tenha um estilo que combine com você! Portanto invista em móveis e adornos que combinem com o seu gosto.

Afinal, você vai ter que olhar para eles diariamente, não é mesmo?!

Se quiser conferir mais dicas de decoração aqui no blog, separei três conteúdos que acho que você vai gostar: decoração aconchegante, decoração minimalista, decoração inspirada na primavera.

Não deixa de me contar aqui nos comentários o que achou do conteúdo! Eu sempre leio eles e fico muito feliz de saber sua opinião!

Beijos e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Andreia Kokke disse:

    Oi Jú! Na minha casa todos os móveis são de madeira de demolição… escolha do meu marido pra combinar com o estilo da casa, eu não gosto mto… Fica tudo muito marrom, marrom, marrom… fico doida para trazer cores, misturar com algo moderno mas não consigo… alguma sugestão? Já tentei nas almofadas mas escolhi vermelha e vi que acabei caindo na mesma cartela de cores…

  2. Ju, eu amei as ideias!
    Meu pai tem tantos móveis antigos e agora consigo misturá-los na decoração da casa.. Grata por compartilhar!