Varanda gourmet em apartamentos – Dicas de decoração!

15/09/15

O cômodo que faz mais sucesso na minha casa é minha varanda gourmetSempre que recebo amigos ou posto fotos no instagram e no blog, recebo perguntas de como foi o processo de criação deste ambiente no meu apartamento.

O apartamento que moramos tem uma varanda gourmet relativamente grande em relação ao tamanho do imóvel, por isso quando deslumbramos a possibilidade de criar outro ambiente para receber os amigos, não pensamos duas vezes em decorá-lo de forma similar a uma varanda gourmet.

varanda gourmet com mesa de demolição

Apesar de considerar a minha varanda gourmet, não tenho pia, fogão ou churrasqueira, o que faz não com que ela não seja caracterizada 100% de acordo com o conceito (correto) de varanda gourmet (isso mesmo, a minha varanda não é gourmet, rs!).  Para uma varanda ser gourmet ela precisa ter um espaço para cozinhar, preparar alimentos e uma mesa para os convidados apreciarem as criações do chef/cozinheiro. Porém, quando decorei minha varanda optei em criar um espaço para receber os amigos deixando ela com o aspecto de varanda gourmet. (Assista o tour pela varanda)

Como por aqui uma das perguntas mais frequentes é sobre varanda gourmet, resolvi reunir 6 dicas e truques para você decorar a sua varanda.

varanda gourmet pequena

6 Dicas para decorar a sua varanda gourmet

Avalie o espaço – varanda gourmet pequena

A primeira dica para quem quer criar uma varanda gourmet, é medir e estudar o que comporta no espaço. Apesar de muitos acharem que uma varanda gourmet precisa ser gigante, existem vários modelos lindos e pequenos. Você pode acrescentar apenas uma mesa para 4 pessoas, ou caso não comporte uma mesa, você pode criar apenas uma bancada estilo bar e acrescentar uns banquinhos altos (um casal de amigos fez assim e ficou lindo!).

varanda gourmet decorada

Veja qual a sua necessidade

Quando casei queria criar um ambiente extra na minha casa para receber os amigos, e por isso fiz questão de criar uma mesa comprida com capacidade para até 6 pessoas assentadas de maneira confortável. Queria um local que pudesse socializar com os amigos de maneira descontraída diferente da sala de jantar e estar. Acho muito importante você ter uma ideia de qual o objetivo da sua varanda, ou seja, se você quer cozinhar?? Preparar churrasco?? Apenas receber?? Um local para apreciar bebidas?? Defina qual a sua prioridade e mãos a obra!

varanda gourmet com fogão e sala

Aproveite o espaço o máximo que puder

Quando se trata da minha varanda, a pergunta mais frequente é: “onde você comprou a sua mesa?”, a verdade é que eu não comprei a minha mesa pronta em uma loja, mandei fazer o modelo com uma empresa de marcenaria que fez o restante dos móveis do meu apartamento. Como a minha varanda possui dois metros de largura, qualquer mesa que comprasse para decor do meu apartamento ficaria muito grande na largura e não caberia no ambiente. Por isso, fiz uma mesa com medida especial de forma que ela ficasse exatamente proporcional a minha varanda. Isso fez toda a diferença na minha decoração. Por isso, fique atento as medidas dos móveis escolhidos e aproveite o máximo de espaço que puder.

varanda gourmet bonita

Varanda gourmet com churrasqueira – como fazer

Nunca comentei por aqui, mas minha mãe é engenheira, e enquanto elaborava este post resolvi consulta-lá sobre os riscos de construir uma churrasqueira em apartamentos. Segundo ela, as pessoas deveriam optar por churrasqueiras elétricas e nunca se esquecer do sistema de exaustão.

varanda gourmet com churrasqueira

Quer usar o espaço para cozinhar – Não esqueça da pia

Outro erro comum para quem deseja cozinhar e preparar alimentos na varanda é esquecer de incluir uma pia para limpar os alimentos e servir de apoio na preparação e organização das comidas. Então, se você quer cozinhar não esqueça da pia!

varanda gormet com pia

Fechamento com vidro

Dica simples, mas que é importante destacar, é a importância do fechamento da varanda com cortina de vidro ou blindex. Como queremos criar um ambiente com móveis e socialização dos convidados, é importante fechar o ambiente com vidros. O tipo de fechamento mais usado é o da cortina de vidro, gosto deste tipo de acabamento pois ele capaz de deixar a varanda com cara de varanda quando 100% aberto, e ainda tem o recurso de ficar fechada blindando o frio e a chuva.

Bem, é isso! Espero que tenham gostado das dicas e se inspirado para criar a sua versão de Varanda Gourmet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários

  1. Marilia P disse:

    Ótimas dicas! Acho que a maior dificuldade é escolher se a varanda será um espaço complementar da casa ou uma espécie de jardim, com plantas e móveis nesse estilo. Depende muito do que o dono do imóvel quer, né? Como vc disse, o melhor a se fazer é escolher suas prioridades de planejar tudo seguindo a decisão.
    Sua varanda ficou maravilhosa e muito bem pensada ♥

    1. Juliana Santiago disse:

      Marilia, tudo bem??
      Justamente! Acho que devemos avaliar o nosso estilo e também estudas as consequências das nossas escolhas… Não é mesmo??
      Beijo grande,
      ju

  2. Fabiana Ribas disse:

    Adorei as dicas! Parabéns pelo post.

    1. Juliana Santiago disse:

      Fabiana, tudo bem??
      Muito obrigada
      Beijo grande,
      Ju

  3. Vanisa disse:

    Parabéns pelas otimas dicas! Adoro seu blog e me inspiro sempre com suas instruçoes super práticas e atuais. Bjs.

    1. Juliana Santiago disse:

      Vanisa, tudo bem?!
      que delicia saber que você gosta das dicas que compartilho por aqui!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Beijo grande,
      Ju

  4. michele disse:

    Bom dia Ju, sera que voce poderia passar o contato da marcenaria que fez sua mesa?
    grata

    1. Juliana Santiago disse:

      Michele, tudo bem?!
      Segue o site da loja: http://www.moveiscreck.com.br/
      beijo grande,
      Ju

  5. Rogério Penna disse:

    varanda gourmet? No RS, varanda com churrasqueira é chamada simplesmente de varanda.

    Varanda sem churrasqueira é chamada de “apartamento encalhado”. Mas acho que nem existe varanda sem churrasqueira em prédio com menos de 30 anos.

    1. Juliana Santiago disse:

      Rogerio, tudo bem?
      Isso depende do estado, aqui em MG por exemplo vários apartamentos novos não possuem churrasqueira…
      Abraços,
      Juliana

  6. Marcela disse:

    Ju, boa tarde! Te conheci a pouco tempo através do you tube e hj te sigo no instagram e no blog…estou me iniciando pelo mundo da mesa posta… e amando a sua consultoria! rsrs
    Fiquei curiosa com uma situação: minha varanda é minúscula, porém é o lugar onde eu e o marido gostamos de ficar para tomar um vinho; e fiquei pensando nessa cortina de vidro que vc mencionou. Será possivel fazer esse tipo de fechamento de vidro em parapeito semi circular, tipo meia lua? Ficaria muito interessante, pois assim eu poderia integrar minha sala à varanda, e montar uma mini varanda gourmet….rsrsrs
    Aguardo seu contato!
    Bj

    1. Juliana Santiago disse:

      Marcela, tudo bem?
      Que delicia saber que você conheceu o canal e blog e esta gostando.
      Então você pode fazer sim, o serviço de cortina de vidro funciona par todos os tipos de varanda…
      Beijos,
      ju