Curso de Etiqueta – Por que fazer?

20/09/17

Você se sente insegura na hora de receber em casa? Isso é mais comum do que você imagina. Inclusive, passei por vários erros e aprendi muito desde que me casei. E algo que realmente me proporcionou realizar recepções de sucesso foi adquirir conhecimento sobre as regras de etiqueta à mesa e receber em casa.

Investi em conhecimento até me tornar uma especialista no assunto, e hoje ministro curso de etiqueta e mesa posta, com a felicidade de saber da transformação que proporciono aos alunos.

Se você nunca pensou que essa é uma boa opção para você, você está muito enganado, rs! Neste post, vou compartilhar um pouco de como entender melhor as regras de etiqueta, e como elas podem te ajudar a transformar as suas recepções!

foto curso

Curso de Etiqueta

Quem nunca se sentiu insegura ao convidar os amigos e a família para um almoço ou jantar, ou não sabia se portar ao ser convidada? As regras de etiqueta existem, e é normal cometer gafes em recepções —  até em novelas da Globo erram.

Por isso, as regras de etiqueta te ajudam a criar uma recepção eficiente, bem organizada, orientada e planejada. Afinal, regras existem por uma razão, e garantem um bom funcionamento de todo o processo. Seja para o jantar,  almoço, café e até mesmo uma grande festa, a etiqueta sempre se faz presente e auxilia bastante.

regras de etiqueta a mesa

Por que você ama receber em casa?

No meu caso, gosto de compartilhar um momento com a família ou os amigos. Sempre que recebo sei que estou oferecendo aos meus convidados algo que planejei e executei com muito carinho e consideração. Algo que fiz exclusivamente para eles.

Receber em casa vai muito além da mesa posta

É sobre como um simples detalhe pode transformar o momento da refeição, como através de uma decoração deixamos aquele momento ainda mais especial. É um jeito de demonstrar o amor que sentimos pelas pessoas especiais.

Por isso que se sentir segura e confiante na hora de receber é não só importante, como fundamental para que você consiga desfrutar desse momento com as pessoas que você ama. Afinal, você não quer preparar tudo e ainda assim não curtir o momento com os seus convidados?

Se você quer entender melhor sobre a etiqueta e sobre como ela pode ajudar, é só continuar lendo o post.

O que é etiqueta?

Etiqueta de uma forma geral, é uma série de sugestões e regras de comportamentos concebidas para garantir que as pessoas se comportem de maneira consistente e dentro de certas normas de cortesia. E a etiqueta à mesa nada mais é do que uma área da etiqueta com regras para o momento da refeição.

curso de etiqueta a mesa e receber em casa

Essas regras variam consideravelmente ao redor do mundo — países diferentes podem possuir normas diferentes quando se trata de um comportamento aceitável à mesa. Em algumas culturas, por exemplo, o alimento é consumido com as mãos, enquanto outras usam pauzinhos ou talheres.

Entender as regras de etiqueta é uma atitude não só respeitosa, mas que evita diversas situações constrangedoras de acontecerem ao longo de uma refeição.

E para quem, assim como eu, é apaixonada por receber em casa, as regras de etiqueta te ajudam a se sentir segura na hora de organizar e planejar suas recepções, e também garantem que você vai ser uma boa convidada.

curso de etiqueta a mesa

Qual a maior vantagem de conhecer as regras de etiqueta?

As regras de etiqueta à mesa existem principalmente para garantir que as refeições sejam compartilhadas de forma tranquila e serena.

Um dos maiores tabus sobre etiqueta, é que ela é exclusiva de pessoas de classe mais alta ou exclusiva para lugares mais “chiques”. Ao contrário, a etiqueta à mesa é um conjunto de regras que vale para todas as pessoas, independentemente da classe social ou do lugar no qual você se encontra.

Essas regrinhas ajudam a garantir que somos todos respeitosos uns com os outros no momento da refeição, e que ninguém faça nada que possa ofender o outro de qualquer maneira. E elas também ajudam você a se sentir muito mais segura.

curso de etiqueta

Considero essa a maior vantagem de conhecer as regras de etiqueta para quem gosta de receber em casa e quer fazer isso com frequência, ou da melhor forma possível. Tendo conhecimento delas, você vai conseguir organizar e planejar recepções de sucesso, e vai ser uma convidada exemplar nas recepções dos seus amigos e familiares.

E é fundamental que uma boa anfitriã seja também uma boa convidada.

Porque a etiqueta à mesa é tão importante

Você sabia que existem até mesmo embasamentos biológicos para as regras de etiqueta?

Durante as refeições, todos os mamíferos ficam extrassensíveis à possibilidade de que os inimigos roubem seus alimentos ou tirem proveito de sua concentração em comer. No caso dos seres humanos, já que nós normalmente comemos em segurança, em áreas protegidas e preparadas, essa atenção biológica é aplicada ao comportamento dos nossos “companheiros de refeição”.

Ou seja: prestamos bastante atenção à forma como as pessoas se portam. Muitas vezes, mesmo sem perceber, nosso subconsciente capta uma pequena ação ou gesto das outras pessoas — como é o caso da linguagem corporal.

mesa posta colorida

Como falei lá em cima, essas regras também representam a cultura de um país ou local. Os árabes, por exemplo, possuem o costume de servir chá até que ele transborde da xícara ao pires: isso é visto como um sinal de generosidade e grandeza. Se alguém fizer isso no Brasil, veremos como um comportamento descuidado ou até mesmo incompetente, não é mesmo?

Apesar da maioria das regras de etiqueta e comportamento à mesa serem incumbidas em nós desde que somos muito novos, várias delas podem acabar passando batidas. Inclusive, eu compartilhei recentemente aqui no blog 5 erros comuns de etiqueta à mesa.

Como falei por lá, saber se sentar à mesa e como se comportar é fundamental. Esse tipo de conhecimento te ajuda não só no meio pessoal, como em almoços de família e amigos, como também no meio profissional, já que essas informações podem te diferenciar no meio corporativo.

Quer saber mais sobre etiqueta à mesa?

Se você tem interesse em conhecer as regras de etiqueta à mesa e melhorar suas recepções através desse conhecimento, você vai amar o Curso de Receber em Casa e Etiqueta À Mesa do Vida de Casada.

Por lá, eu explico de forma detalhada, prática e simples qual o jeito certo de organizar uma recepção, se portar à mesa e também regras de etiqueta para convidados. Além disso, eu ensino várias formas de desmistificar a ideia de que para criar uma mesa posta bonita ou receber bem seus convidados é preciso um grande investimento financeiro.

Ele é totalmente online, e você ainda ganha um certificado no final!

mesa posta almoco

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre a importância da etiqueta à mesa e sobre como um curso de etiqueta pode te ajudar nas suas recepções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  1. Elisa Jara disse:

    Ju, gostaria de saber se o curso também trata de etiquetas para convidados. Eu tenho muitas duvidas à mesa quando sou convidada para alguma recepção mais formal ou mesmo quando vou a algum restaurante mais requintado.
    Então, fico em dúvida se o curso é apenas voltado para quando somos anfitriãs ou trata de etiqueta à mesa como um todo.
    Grata!

    1. Juliana Santiago disse:

      Elisa, tudo bem?
      Sim, o curso tem um modelo que fala apenas sobre isso!
      Afinal, é muito importante ser convidado na casa das pessoas! Faz muita diferença!
      Beijos,
      Ju

  2. Ana Carolina Mariano disse:

    Ju, tudo bem? Gostaria de saber qual o valor do curso e se você já tem uma previsão de quando será aberta uma nova turma.. Obrigada! Beijos!

    1. Juliana Santiago disse:

      Ana, tudo bem?
      As próxima turma será aberta na segunda dia 02/10: http://www.cursoreceberemcasa.com.br
      Se inscreva na lista VIP e tenha acesso as informação antes de todo mundo.
      Te espero.
      JU

  3. Rosane Joffily disse:

    Olá Ju, muito bom seus cursos e seu blog. vc tem apostila pra vender? se sim gostaria de adquirir. Obrigada

    1. Juliana Santiago disse:

      Roseane, tudo bem?
      A apostila acompanha o curso fechado Receber em Casa e Etiqueta.
      As próxima turma será aberta na segunda: http://www.cursoreceberemcasa.com.br
      Te espero.
      JU

  4. Sandra Regina Sousa disse:

    Boa tarde,
    estou a procura de um curso de etiqueta
    O curso é presencial?
    E muitas outras perguntas.
    Favor entrar em contato.

    Grata,
    Sandra

    1. Juliana Santiago disse:

      Sandra, tudo bem?
      Este curso é 100% online. Você pode assistir no seu ritmo da forma que quiser, de onde estiver!
      Acesse o site: http://www.cursoreceberemcasa.com.br e se cadastre para participar das proximas.
      Beijos,
      Ju

  5. etiquetas disse:

    Exatamente o que eu estava procurando, obrigada!