Como ter um casamento saudável? 5 Dicas!

04/01/17

Uma das coisas que quero falar mais este ano é sobre relacionamento e as relações entre casais. Nos sabemos o passar dos anos, fica cada vez mais fácil se esquecer do que amamos nas pessoas com quem convivemos e focar mais nos pequenos defeitos que não gostamos. Porém, mesmo que o mundo esteja cada vez mais cheio de relacionamentos efêmeros e descartáveis, é possível ter um casamento saudável.

Pensando nisso separei 5 dicas essenciais para que o seu relacionamento com o seu marido seja sempre leve, saudável e cheio de amor. Vamos conferir?!

comunicacao

5 dicas para ter um casamento saudável

Boa comunicação

O primeiro passo para se comunicar bem, é saber ouvir. Se você não escutar com carinho e atenção as coisas que o seu marido te diz e ele não souber te escutar também, vocês nunca vão conseguir se comunicar de forma efetiva, pois a informação sempre ficará perdida. Por isso, tenha paciência para exercer uma boa comunicação entre o casal.

Outro ponto importante para uma boa comunicação, é a forma como escolhemos comunicar o que queremos. Evite palavras ácidas e tons alterados: eles normalmente ferem e fazem com que a outra pessoa se chateie antes mesmo de assimilar o que você disse. E tenham uma comunicação constante — os problemas só podem ser resolvidos se forem conversados.

Companheirismo

O companheirismo é criado e cultivando através de ações pequenas e diárias de respeito, de admiração, de paciência e confiança. Ele acontece em ações simples, quando por exemplo, você pede para o seu marido fazer algo e confia que a tarefa será feita, ou quando seu marido se sente angustiado e sabe que pode ir até você com seus problemas pois será ouvido.

companheirismo

Sinceridade

Sinceridade é mais do que ser honesto com o outro, é também ser honesto consigo mesmo. E em um casamento, é saber mostrar sua opinião de forma franca, porém gentil, sem criticar o outro. É importante que vocês sejam sempre sinceros, mesmo que em coisas pequenas. A ideia de que existem mentiras “boas” é possivelmente maléfica.

Com exceção de situações como surpresas de aniversário, no qual esconder uma informação é crucial para um bom resultado, evite esconder seus sentimentos e seja sempre sincera. Mas faça isso se preocupando sempre com os sentimentos da outra pessoa também. A forma como dizemos a verdade é muitas vezes mais dolorida que a própria verdade.

Afeto

O afeto é outra parte crucial de um casamento. É ele que torna a relação de um casal uma relação de amor e companheirismo — casais que perdem o afeto um pelo outro, acabam se tornando duas pessoas que dividem o mesmo espaço. E ele, assim como o companheirismo, acontece em ações diárias.

Mesmo com o tempo, não perca atitudes carinhosas e de afeto diárias, como o desejo de um bom dia no trabalho, um beijo antes de sair de casa ou um abraço ao encontrar a pessoa. São pequenos gestos carinhosos que transformam a relação de um casal em uma relação de amor e cumplicidade.

romantismo

Romantismo

Por último, mas não menos importante: mantenha o romantismo vivo. É fácil se perder em meio à rotina e as correrias do dia a dia, mas você pode mantê-lo através de pequenas ações também, assim como grandes gestos esporádicos. Um café da manhã na cama no domingo, um almoço preparado com carinho, ou um presente sem data comemorativa são ótimas formas de manter o romantismo aceso.

E façam uso também de grandes gestos de vez em quando, como tirar um dia inteiro apenas para os dois, fazer viagens pequenas em um final de semana, ou até mesmo planejar uma surpresa para quando o seu marido chegar em casa.

Sei que este post é diferente dos que publico por aqui, mas espero de coração que vocês tenham gostado das dicas e que ela possa ajudar na reflexão sobre o casamento. Eu e meu marido, Lucas, procurando segui-las, mesmo que às vezes a gente “se esqueça” de alguma delas, tentamos manter nosso casamento sempre regado de amor e de atitudes saudáveis que podem auxiliar no alimento na relação do casal.

Lembrando também que “errar” ou “derrapar” em algumas atitudes é perfeitamente normal na vida de qualquer casal,  por isso não fique presa aos pequenos erros e às brigas do dia-a-dia, siga em frente e tenha sempre a humildade de pedir desculpas e aceitar as desculpas do outro.

Um bom casamento não é feito de atitudes sempre certas, mas da escolha de se perdoar e perdoar o outro nos momentos ruins e buscar sempre momentos melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. Thays disse:

    Amei as dicas…. penso assim tbm. Mas nem sempre acontece. Meu marido não vê assim,daí estamos num momento crítico. Bjo

    1. Juliana Santiago disse:

      thays, tudo bem?
      Você já pensaram em conversar??
      Beijo grande,
      Ju

  2. Priscilla Calvi disse:

    Amei o post Ju!
    Relacionamento é isso aí! Doses diárias de companheirismo, romantismo, atenção, carinho, cuidado… coisas que fazem toda a diferença e fazem nos sentir queridos pelo outro. E vice-versa.
    Um beijo para você! :*

    1. Juliana Santiago disse:

      Priscilla, tudo bem?
      Justamente!
      Beijo grande,
      Ju

  3. kelly disse:

    Oi JU, obrigada por escrever e nos ajudar, isso é muito importante mesmo no dia a dia e esquecemos devido a rotina. Adorei o post, e espero ler mais desse por aqui no seu blog, afinal faz parte do vida de casada né,rsrs.