Como Servir – Parte III – Serviço à Francesa

18/02/14

Lembram dos posts que fiz sobre os tipos de serviço?! (Ainda não conferiu?! Parte I e Parte II)

Hoje vou falar sobre o serviço à francesa

O serviço à francesa é o mais requintado de todos e por isso muito pouco usado. Sua principal característica é o fato dos convidados não se levantarem da mesa para se servir, ou seja, a travessa é apresentada ao convidado e ele que se serve.

garcom_servindo

Para esse serviço sair perfeitamente é necessário apoio de alguém preparado para servir (Exemplo: Um garçom, assistente, etc.).  As travessas serão sempre apresentadas a cada convidado pelo lado esquerdo e a pessoa serve a quantidade que julgar necessário.

Primeiro, as mulheres são servidas. A  primeira pessoa é a senhora à direita do anfitrião, depois a da esquerda, as do centro da mesa e por último a anfitriã. Em seguida, os homens são servidos pela mesma ordem, o primeiro à direita da anfitriã e por fim o anfitrião.

DSC02090

Para esse serviço funcionar corretamente é necessário um plano de mesa (conhecido como placement), ou seja, é necessário que os convidados sentem em locais marcados pela anfitriã que deverá seguir pequenas regrinhas de acordo com a etiqueta tradicional.

Saiba mais sobre o plano de mesa (placement) – Formal:

O anfitrião deve se sentar em frente à anfitriã. Pela etiqueta tradicional, eles ocupam as extremidades opostas da mesa, e é muito mais simpático que eles fiquem ao centro, mais próximo de todos os convidados. À direita da anfitriã, fica o convidado de honra e a direita do anfitrião, senta-se a convidada de honra. Quando não houver um casal homenageado, esses lugares principais devem ser usados pelas pessoas mais velhas.   As demais posições na mesa podem ser definidas por “importância”, idade, afinidade ou até mesmo por estratégia. 

1200x1200_1305737639332-25063FleurdelisPlaceCard

Recomendo que caso queria fazer esse tipo de recepção, deixe os locais marcados com tags ou  porta nomes localizados em cima da mesa, em frente ao prato ou ao lado dos talheres.

Esse tipo de plano de mesa é recomendado para reuniões formais, mas caso queria fazer um plano para reuniões informais ou semi-formais, também é possível.

organização_mesa

Bem pessoal, espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre o serviço à francesa. Ele é muito pouco usado, mas é interessante conhecermos para ficar por dentro das regras de etiqueta.

Observação: Quer conferir todos os posts da serie “Como servir?!” Clique AQUI


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *