Como servir?! Parte II – Serviço à Americana

04/02/14

Lembram do post que fiz na semana passada, mostrando como gosto de servir quando recebo?! (não viu?! Clique aqui) Pensei que seria interessante mostrar também, os outros tipos de serviços, assim vocês podem conhecer todos e escolherem o mais adequado.

Hoje vou falar sobre o serviço à Americana

O Serviço à americana é utilizado quando vamos receber em casa e infelizmente não temos local para todos sentarem à mesa.

O ideal é colocar as comidas na mesa principal formando uma sequência lógica, desta forma as pessoas irão contornar a mesa  em uma única direção, evitando possíveis “trombadas”. Eu particularmente sugiro: Pratos, entrada ou/e saladas (ao lado deixar os temperos que serão utilizados) massas, carnes, guarnições, talheres e porta guardanapos. Eu gosto de deixar os talheres e porta guardanapos por último, porém ao lado dos pratos.

serviçoamericana{esse esquema é ótimo  (eu mesma que desenvolvi), vale a pena salvar}

Nesse serviço as pessoas se servem sozinhas e escolhem o lugar que julgarem mais confortável, não tem problema assentar no sofá ou em outra mesa auxiliar. Os anfitriões ficam responsáveis apenas por coordenar e ajudar em algum momento, caso necessário.

Vale ressaltar para os convidados que não é legal assentar na mesa principal que estão servidas as comidas, o ideal é escolher um outro local deixando a mesa como última opção.

DSC04449

Espero que vocês tenham gostado. Quem quiser ver a Parte I da série Como servir?! é só clicar aqui!

Fonte: Esse conteúdo faz parte do curso Receber Bem por Juliana Santiago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Lizianne disse:

    Oi Ju, adorei os posts. Já salvei e imprimi todos os 3 para não esquecer. A minha dúvida é com relação ao tipo de prato que deve ser colocado nesse tipo de mesa: o fundo ou o raso?
    No nosso dia a dia (pelo menos na minha casa) nós utilizamos o prato fundo, afinal é bem mais fácil posicionar a comida do que em prato raso. Mas isso é realmente correto? Ou deve-se usar o prato fundo apenas quando será servido algum tipo de sopa?

    1. Juliana Santiago disse:

      Liziane, tudo bem??
      os pratos rasos apenas… Infelizmente, não é correto usar o prato fundo para servir… Você pode usar tranquilamente no dia a dia, mas para receber não é recomendado.
      Abraços,
      Ju

  2. Lizianne disse:

    Outra dúvida que tenho é sobre a quantidade de taças nesse tipo de serviço. Quando se faz a mesa posta, em geral utiliza-se 2 taças: a de vinho e a de água. Mas com esse tipo de serviço, como é feito? Deixa-se todas as opções e a pessoa pega a taça correspondente ao que ela for usar no momento ou deixa apenas 1 opção?

    1. Juliana Santiago disse:

      Lizianne, tudo bem??
      Isso mesmo.. a pessoa pega somente a taça que ela vai usa naquele momento…
      Este é um serviço mais informal, por isso precisamos fazer pequenas adequações.
      Beijo grande,
      Ju