Como Prolongar Suas Recepções – 5 Dicas e 3 Cuidados para te Ajudar!

15/05/18

Não sabe como prolongar suas recepções? Esse conteúdo é para você! Recebo muitas dúvidas de como fazer para encerrar recepções, mas também de como prolonga-las por mais tempo. Sabe quando você está se divertindo com os seus convidados e quer estender e fazer com que sua recepção dure um pouco mais? Pois é! Por isso mesmo separei 5 dicas essenciais para te ajudar.

Quem me acompanha lá no canal do Vida de Casada, já conferiu o vídeo que eu fiz com essas cinco dicas especiais. Mas como sei que vocês gostam muito de dicas para receber em casa e relacionadas a esse tema, resolvi compartilhar ele aqui no blog também. Vamos conferir?!

Como prolongar suas recepções

Pesquise assuntos do dia

A minha primeira dica para você que quer estender a sua recepção é pesquisar assuntos e tópicos do dia. Saiba qual é o assunto do momento, ou do que as pessoas estão falando.

E lembre-se de ter cuidado na hora de escolher quais tópicos de conversa você vai levantar. A ideia é que a sua recepção seja um momento agradável. Logo, tente deixar assuntos polêmicos, como política ou religião, fora da sua lista. Isso não é uma regra e pode variar dependendo de quem você vai convidar, mas é uma sugestão e dica geral bacana de se levar em consideração.

E além disso, essa dica é essencial para quando você vai receber pessoas com quem você não possui afinidade, que você ainda não conhece muito bem e está com medo de não ter muito assunto. Trazer para a conversa algo legal que você viu na internet, por exemplo, pode acabar transformar a atmosfera da sua recepção.

Pesquise sobre os convidados

Não deixe de conferir as redes sociais dos seus convidados e dar uma leve pesquisada neles antes da sua recepção. Hoje em dia os perfis de mídias sociais funcionam muito bem como uma janela para os nossos gostos pessoais, não é mesmo? Então elas vão te ajudar a descobrir tópicos que seus convidados gostam de conversar e até mesmo um pouco mais sobre a personalidade deles.

Pelas fotos da pessoa e páginas que ela curte você vai conseguir ter uma ideia bem bacana de quais os assuntos ela mais gosta. E todo mundo sabe: quando estamos falando de algo que gostamos a conversa flui. Isso vai te ajudar bastante na hora de prolongar a sua recepção.

como estender minha recepcao

Peça ajuda aos amigos

Isso mesmo: se aquela amiga de quem você é mais próxima também vai estar na recepção, não tem problema nenhum pedir para ela te ajudar na hora de envolver os convidados. Nem sempre conseguimos dar atenção a todos, principalmente quando recebemos um grupo mais heterogêneo.

Nessas horas, ter uma “mão amiga” vai te ajudar muito a garantir que todos os seus convidados estão entretidos e se divertindo bastante na sua recepção. Claro que a anfitriã ou o anfitrião ainda precisam estar com todas as pessoas presentes, mas às vezes é difícil fazer isso durante todo o evento. Logo, essa ajuda vai ser uma mão na roda! Pode confiar.

História de vida dos convidados

Pode parecer uma dica óbvia, mas é importante lembrar: um bom jeito de puxar assunto com os seus convidados e deixar eles ainda mais à vontade é se interessando pela história de vida deles.

Principalmente sobre momentos da infância. Toda vez que conversamos sobre o nosso passado, resgatamos lembranças de momentos gostosos e divertidos que vivemos quando éramos mais jovens, e isso por si só já vai deixar o seu convidado mais entretido e também imerso na conversa. Além disso, é um ótimo jeito de fazer seus convidados se sentirem ainda mais especiais!

Se envolver na conversa

Essa também pode parecer uma dica mais óbvia, mas muita gente acaba se esquecendo de se envolver na conversa. Quando estiver interagindo com algum dos seus convidados, esteja imersa naquele momento. Escute, pergunte, se interesse de fato pelo que a pessoa está te contando.

Desse jeito, o papo entre vocês vai fluir e vocês vão conversar por muito mais tempo, o que também te ajuda na hora de estender mais a sua recepção. Fora que sempre que recebemos em casa queremos que nossos convidados se divirtam, e poucas coisas são mais proveitosas do que conversas gostosas e interessantes quando estamos nos reunindo com amigos, familiares ou conhecidos.

como prolongar suas recepcoes

Cuidados importantes

Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar muito a criar momentos de conversa mais proveitosos nas suas recepções. E é uma ótima dica para pessoas tímidas ou pessoas que mudaram para uma nova cidade e estão a procura de novos amigos, e querem que as recepções sejam mais longas para que possam conhecer melhor os convidados.

Mas além dessas dicas de como entreter seus convidados, precisamos ter também alguns cuidados. Isso porque, assim como existem ações positivas, existem também ações que podem acabar fazendo com que a sua recepção dure menos do que o esperado… E para garantir que isso não vai acontecer com você, separei três cuidados essenciais na hora de introduzir assuntos:

Evite assuntos polêmicos

Como falei lá em cima, o primeiro cuidado é evitar assuntos polêmicos. Infelizmente o ideal é evitar falar de assuntos relacionados a temas mais polêmicos, como religião e política ou quaisquer outros nos quais haja muita divergência de opinião.

Claro que isso depende: você pode estar recebendo amigos da mesma igreja ou congregação que você. Nesse caso religião não vai ser um tema tão polêmico assim. Mas de forma geral, quando vamos receber em casa, principalmente pessoas que não conhecemos muito bem, o melhor é evitar esses assuntos. Eles podem gerar discordância e até mesmo discussões entre seus convidados.

E eu tenho certeza que você não quer que sua casa e sua recepção sejam lembrados por um momento negativo, como uma briga ou discussão acalorada, e sim por momentos gostosos e conversas leves e divertidas.

Evite perguntas muito pessoais

Outro cuidado importante de se ter é evitar perguntas muito pessoais. Tem gente que é mais “livro aberto” e gosta de contar até mesmo detalhes da própria vida, mas também existem outras que são mais tímidas e não gostam de se abrir tão facilmente.

Fique sempre atenta à conversa e o rumo que ela está tomando. Se você perceber que a pessoa ficou sem graça, ou que o assunto está trazendo à tona lembranças ruins, tente introduzir um outro tópico mais neutro. E evite sempre fazer perguntas que vão muito a fundo na vida pessoal dos seus convidados, para evitar de resgatar algo que traz alguma dor para a pessoa e deixa ela pouco à vontade.

É importante que você seja agradável e saiba interromper assuntos como esse, assim como os assuntos polêmicos.

Evite respostas muito curtas

Evite aquelas respostas monossilábicas como “sim”, “não”… Como falei nas dicas, é muito importante você se envolver nas conversas. Respostas muito curtas vão dar a entender que você não está muito interessada no que a pessoa está te falando, e tenho certeza que não é o que você quer.

como estender suas recepcoes

Espero que você tenha gostado dessas dicas de como prolongar suas recepções! Tenho certeza que seguindo essas dicas básicas e esses cuidados você vai criar momentos muito divertidos para todos os seus convidados e eles vão ficar ainda mais à vontade na sua casa!

Quer conferir mais dicas para receber em casa? Aqui no blog você também encontra um e-book com enxoval para receber em casa (gratuito!), 5 dicas incríveis para receber em casa  e 5 tipos diferentes de recepção para você surpreender seus convidados.

Beijos e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





@vidadecasada no instagram
Curta o Blog
Curso Receber
100% MP
Caixa Postal
Envie encomendas para a Caixa Postal de Juliana Santiago
Juliana Santiago
Caixa Postal: 6770
CEP: 30535-970
Belo Horizonte-MG