Como Limpar Vidros e Espelhos: 14 Dicas e Receitas Caseiras!

05/09/18

Quem me acompanha aqui ou no canal do Youtube sabe que eu amo compartilhar dicas de limpeza e organização! Afinal, acho que isso é parte do dia a dia de uma mulher casada. E como estamos sempre procurando formas de economizar tempo e até mesmo dinheiro, separei mais um conteúdo incrível para você: como limpar vidros e espelhos!

Quer deixar o seu vidro limpo como novo? Seu espelho brilhando? Separei aqui dicas fundamentais e receitinhas caseiras que vão te ajudar a economizar parte do seu tempo para você curtir momentos especiais com seu marido e família! 

como limpar vidros e espelhos

Como limpar vidros e espelhos 

Vamos começar com as dicas? Separei abaixo 4 dicas que são cruciais para você conseguir limpar o seu vidro ou o seu espelho de forma eficaz, prática e ter um resultado perfeito.  

#1 Pano de microfibra

A primeira dica é também a mais importante: é sobre os materiais. Investir em um material melhor pode ser a diferença entre ficar dez ou quarenta minutos limpando um vidro. 

E tudo isso começa no pano que você vai usar: o pano de microfibra liso é mais indicado por não arranhar e não deixar resíduos (como poeiras). Ou seja, ferramentas certas te economizam tempo! O que muitas vezes vale mais do que o dinheiro.

#2 Água destilada 

A outra dica que te dou é usar água destilada. Se você ficou na dúvida, isso só quer dizer “água do filtro”. E ela é melhor porque a água da torneira pode vir com diversos mineiras que, com o tempo, podem deixar marcas no seu vidro.

#3 Evite o uso de jornais

Apesar de ser uma técnica passada de geração à geração, a verdade é que os jornais de hoje já não são mais como os de antigamente. É bem provável que com o uso frequente de jornais na hora de limpar o espelho você perceba uma tinta saindo que pode prejudicar o material.

Se você for usar para emergências (porque ele ainda funciona, viu?), lembre-se de usar uma luva para que sua mão não fique suja.

#4 Solução de limpeza

Quer você opte por uma solução de limpeza caseira (como as que compartilhei abaixo) ou um produto industrializado, lembre-se de escolher materiais de qualidade. E claro, dê preferências para produtos menos abrasivos, sem amônia. 

como limpar vidro e espelho

Como limpar vidro

Os vidros podem dar bastante trabalho quando não temos a dica certa, um bom material ou uma solução de limpeza. Mas com as dicas e soluções que separei para você, tenho certeza que vai ficar muito mais fácil!

Primeiro, separei algumas dicas de como limpar vidro e também soluções de limpeza caseiras. 

#1 Periodicidade

Vidros não precisam ser limpos com uma frequência muito grande, principalmente se o uso for pouco ou a limpeza for eficaz. Dependendo de onde você mora, as janelas podem ser limpas de duas a três vezes por ano, por exemplo.

Mas é claro que isso depende muito: apartamentos em andares mais baixos e próximos de ruas movimentadas em cidade grande recebem mais sujeira do asfalto. Se você usa sua mesa de vidro para o café da manhã todos os dias, ela também vai sujar mais. Isso tudo influencia.

Minha dica geral é que a limpeza dos vidros aconteça a cada poucos meses. Mas o mais importante é que você perceba qual a realidade da sua casa e proteja os vidros como puder (usando toalhas de mesa, por exemplo, no caso da mesa de jantar de vidro).

#2 Use cotonetes para limpar os cantos

Sabe aqueles cantinhos do vidro que não conseguimos limpar com o pano? Use cotonetes para limpá-los. 

#3 Use uma blusa de algodão velha para polir

Se quiser polir o seu vidro depois que terminar de limpá-lo, uma boa dica é usar uma camisa de algodão velha e limpa que você não use mais. 

#4 Movimentos certos

Enquanto estiver limpando as manchas e sujeiras, faça movimentos circulares. Depois, faça movimentos horizontais e em seguida verticais. Isso ajuda a identificar possíveis arranhões ou sujeiras que passaram despercebidos. 

#5 Use um frasco de spray

Para te ajudar ainda mais, use um frasco de spray para colocar sua mistura caseira. No caso dos vidros, você pode colocar o produto tanto direto neles, quanto no pano primeiro. 

O mais importante é que você faça a limpeza por partes para que o produto não seque no vidro, deixando manchas.

como limpar vidros

Soluções caseiras para limpar vidro

Se precisar polir arranhões no vidro, use creme dental branco. Pode ser qualquer marca de pasta de dente, desde que ela seja inteira branca.

Se precisar limpar manchas duras, use o vinagre de maçã sem diluir. Se precisar limpar pequenas manchas, use almofadas de algodão com álcool e depois um pano com a solução de limpeza de sua preferência.

Vinagre e água

Uma das mais famosas e usadas. Você pode usar uma parte de vinagre branco (como o de maçã) para quatro partes de água. Se o vidro estiver muito sujo, use uma solução mais concentrada e acrescente suco de 1 limão.

Receita caseira para vidros embaçados

Use uma mistura de 2 xícaras de água, 1/4 de xícara de vinagre de maçã e 1/2 xícara de detergente líquido.

Ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, 2 colheres de sopa de álcool, 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho e 1 xícara de água morna.

como limpar vidro

Como limpar espelho

O espelho é uma espécie de vidro, só que bem mais delicada. Por isso, o cuidado com ele precisa ser redobrado. Abaixo, separei algumas dicas exclusivas de como limpar espelho e também uma solução de limpeza caseira.

#1 Seque imediatamente!

Essa é provavelmente a dica mais fundamental. Sempre que aplicar qualquer produto líquido no seu espelho, seque-o imediatamente! Isso evita manchas. Se ele tiver alguma borda ou detalhe, tome ainda mais cuidado.

#2 Aplique a solução no pano

No caso dos espelhos, o ideal é aplicar a solução de limpeza no pano, nunca direto no espelho. Faça isso e vá limpando o seu espelho por partes. Assim você consegue reunir essa dica e a primeira e garantir um resultado muito melhor!

#3 Periodicidade 

Ao contrário dos vidros, os espelhos demandam mais atenção. O ideal é que eles sejam limpos uma vez por semana, mas é claro que isso vai mudar de acordo com o uso daquele ambiente. Alguns espelhos “sofrem” mais que outros, como os de banheiro, por exemplo.

#4 Espuma de barbear

Você provavelmente já conhece esse truque, mas precisava compartilhar ele mesmo assim: use espuma de barbear no seu espelho para evitar que ele embace! Basta passar o produto e limpar com um pano em seguida. Simples, não é?

#5 Evite produtos abrasivos

Lembre-se sempre: o espelho possui uma superfície muito delicada que arranha e sofre abrasões facilmente. Por isso, é preciso um cuidado extra na hora de limpá-los. As soluções caseiras usadas para vidro podem não servir para espelhos, por exemplo.

como limpar espelhos 

Solução caseira para limpar espelho

Você pode usar 2 medidas de álcool para 1 medida de água, ou 8 gotas de detergente neutro para 1 medida de água. A água e o detergente neutro são os produtos mais indicados. 

Para limpar manchas mais difíceis, use água morna. Ela ajuda a amolecer um pouco as sujeiras.

como limpar espelho

Quer conferir essas dicas e soluções caseiras também em vídeo? Gravei um para o canal do Vida de Casada, e você pode conferir abaixo:

Espero que você tenha gostado de conferir as dicas de como limpar vidros e espelhos e também as soluções caseiras de limpeza que separei! Se você usar alguma outra técnica aí na sua casa, me conta aqui nos comentários! Vamos compartilhar conhecimento!

E não deixe de conferir essas outras dicas de limpeza e organização de casa que separei para você:

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Dolar hoje disse:

    Você alguma dica para tirar arranhão nas lentes de óculos de grau?
    Agradeço 🙂

    1. Juliana Santiago disse:

      Infelizmente, apenas mandando na otica novamente
      Abraços,
      ju

  2. Denise disse:

    Boa tarde Juliana ! Primeiramente quero dizer que amamos sua dicas ,sempre a acompanho ,e repasso para família e o meu dia a dia.
    Deus a abençoe sempre !!! sucesso.