Como ler rótulos de produtos de limpeza?

18/04/16

No dia-a-dia da dona de casa uma coisa que não observamos com tanta frequência são os rótulos dos produtos de limpeza. Infelizmente, não damos tanta importância e quase nunca paramos para ler e analisar as embalagens… Atitude correta? Não! Erradíssima!

Confesso que comigo isso também já aconteceu. No início da minha vida de dona de casa eu quase nunca parava para ler o que diziam as letras pequenas que acompanham a parte de trás dos produtos. A consequência disso tudo foram alguns erros de uso, algumas manchas e produtos perdidos. Hoje já sou a rainha do “modo de usar”, rs! Sempre leio tudo que vem escrito na parte de trás.

Pensando em ajudar e alertar as pessoas que ainda não possuem este cuidado, resolvi fazer um post mostrando como é importante ler e entender o rótulos dos produtos de limpeza.

produtos de limpeza

Como ler rótulos de produtos de limpeza? 

O tipo do produto

Os produtos de limpeza são basicamente divididos em duas grandes categorias. Os produtos de uso geral que podem ser aplicados em várias tipos de utilidade (exemplo: Produtos Multiuso sem cloro, Sáponaceo, álcool, desinfetante), e os produtos de uso específicos que são destinados a uma utilidade específica (exemplo: produto para limpar vidro, madeira, piso laminado, porcelanato…). Independente do tipo de limpeza que você for fazer é muito importante que você leia toda a etiqueta, inclusive as letrinhas miúdas. Reparar qual a finalidade exata do produto a ser usado ajuda bastante a não cometer erros e estragar as áreas da sua casa.

Diretrizes de Uso – Modo de Usar

Se tem uma informação que muitas vezes “passamos batido”e não prestamos atenção são as diretrizes de uso. Ler o rótulo do produto e ver exatamente como ele deve ser usado faz toda a diferença na hora da limpeza. Afinal, verificar se a mistura deve ser diluída, como deve ser a aplicação e o uso, são garantias de sucesso na hora da limpeza.

Informações de segurança

Outro ponto super importante que também deve ser analisado são as informações de segurança descritas nas embalagens dos produtos. Vários deles possuem aquela já conhecida mensagem: “Mantenha fora do alcance de crianças”, já que são perigosos e tóxicos quando em contato com o corpo. Outra questão que vale ressaltar são as informações de segurança quanto ao uso dos produtos de limpeza em formato de solução, sabe aqueles que usamos para limpezas mais profundas, que na sua grande maioria são produtos manipulados e vendidos em lojas especializadas?? Então, este tipo de produto deve ser manuseado com cuidado e deve sempre ser usado com luvas.

Como guardar o produto

Outra informação importante que também deve ser observada é sobre como guardar o produto. Geralmente os produtos de limpeza de uso geral devem ser guardados em locais secos, porém vale ler se existe alguma orientação específica descrita no verso da embalagem.

Data de validade

Por último e não menos importante esta a data de validade de produto. Afinal, do que adianta usar o produto para limpar o chão se ele esta vencido?! O resultado não será o esperado e poderá ser desastroso. Vale ressaltar que muitos produtos de limpeza não possuem a data de validade exposta no produto, por isso sempre que você  encontrar em casa algo aberto com mais de 24 meses após a data de fabricação descarte,  pois pode não estar em condições de uso.

Bem, é isso! Agora nada de ficar sem olhar os rótulos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Marilia Piemonte disse:

    Vi vc falando desse post no snap e vim correndo, rs.
    Eu amooo produtos de limpeza, mas confesso que nunca dei a devida atenção ao rótulo, vou mais pelo cheiro, rs. E tbm não sigo as instruções de uso, a maioria fala pra diluir em água mas eu “taco” direto no chão, Kkk. Depois desse post vou me disciplinar e passar a ler os rótulos. Realmente é importante.

    1. Juliana Santiago disse:

      Marilia, tudo bem??
      Que bom que você gostou do post. Vale ficar atenta a importancia do uso dos produtos, pois muitas vezes não temos o resultado espero devido ao mal uso…
      beijo grande,
      Ju

  2. Adelina Junqueira disse:

    Olá Juliana, adoro suas dicas mas agora eu gostaria de dar uma dica pra você.
    Eu vi seus vídeos lavando louças etc…. tente usar luvas para proteger suas mãos você e ainda não sente os efeitos destes produtos que usamos no dia a dia, acabam com as mãos.
    No começo a gente estranha e tem dificuldade em fazer as coisas de casa, mas vale insistir porque você caba se acostumando.
    Bem essa é minha dica . Bjks

    1. Juliana Santiago disse:

      Adeline, tudo bem?
      As vezes eu uso luva também… Principalmente nos dias que faço as unhas, rs!
      Só que para gravar fica meio difícil, ai acabo não usando…
      Beijo grande,
      Ju