Como fazer Cupcake – Dicas que você precisa saber!

17/05/16

O post de hoje é especial para quem adora, mas ainda tem dificuldade sobre como fazer cupcake. Afinal, a receita tem sido cada vez mais requisitada e hoje em dia existem diversos sabores.

O cupcake está entre os doces mais versáteis e práticos que podemos fazer. Já que como é uma opção de comida individual, ele pode ser embalado, facilmente distribuído entre convidados e se encaixa em quase todo tipo de evento. Além de exigir pouca preparação e apenas alguns minutos no forno. (Lembram da receita de Cupcake de Alho Poró que já postei por aqui?!)

Pensando nessa praticidade e versatilidade do alimento e também no quanto o cupcake vem sendo o queridinho das festas e recepções, separei algumas dicas gerais sobre como fazer cupcake. Vamos conferir?

cupcake

Como fazer Cupcake – Dicas Gerais

Mesmo com a sua receita em mãos é sempre bom lembrar de algumas dicas gerais  que podem te ajudar bastante na hora fazer seu cupcake:

Invista na assadeira certa

A assadeira faz toda a diferença na hora de cozinhar seu cupcake! De preferência, tenha em casa uma assadeira própria para cupcake (elas não são tão caras, e você consegue comprar assadeiras para 12-24 cupcakes na faixa dos R$30-R$40, vale a pena pesquisar!). Outra opção também são as máquinas elétricas de fazer Cupcakes, elas são ótimas, práticas e funcionam super bem.

Forma para cupcake e maquina para cupcake

Siga as instruções à risca

Essa dica envolve alguns pontos importantes. Não misture a massa demais (se a receita pedir um mixer e você só tiver uma batedeira, por exemplo, reduza tempo e velocidade – isso é importante para que a massa não fique muito dura e não perca as bolhas de ar que fazem do cupcake um bolo macio, fofo e leve), misture os ingredientes o suficiente para que eles incorporem. Pré-aqueça seu forno (por mais óbvio essa isso pareça, é muito importante!) e deixe-o na temperatura especificada na receita (para isso, vale a pena considerar investir em um termômetro de forno caso você ainda não tenha um). Por fim, não dê  algumas olhadinhas e aguarde o tempo mínimo dito na receita antes de conferir se os cupcakes já estão prontos.

Invista em ingredientes e materiais de qualidade

Um ingrediente de qualidade vai fazer toda a diferença no seu cupcake, então não economize muito, pois nem sempre a economia vai valer a pena no final. Garanta também que suas formas de papel sejam de qualidade, já que elas são de extrema importância para o seu cupcake.

cupcake casamento

Coma no mesmo dia

Por mais que cupcakes sem cobertura possam ser congelados e guardados por um bom tempo, evite guarda-los por mais que um dia. O ideal é fazer o cupcake e comê-lo no mesmo dia que ele ficar pronto: assim ele estará macio, fofo e molhado da maneira ideal.

Não encha a forma demais e nem de menos

Essa a parte mais complicada: a não ser que você siga sempre uma mesma receita de cupcake, fica difícil saber até onde encher suas formas. Mesmo quando a receita especifica a quantidade ideal, não é garantido que você vai colocar a quantidade certa no olho. Para isso, talvez valha a pena investir em uma concha com a qual você possa colocar a mesma quantidade de massa nas formas (isso porque, como cupcakes são pequenos, uma diferença na quantidade de massa pode influenciar no resultado final, já que alguns cupcakes podem ficar crus e outros cozidos por causa disso). Qualquer que seja sua decisão final, o ideal é preencher entre ½ e ? das formas.

como fazer cupcake

Receita básica de Cupcake – Fácil e Simples

Depois de conferir algumas dicas gerais sobre como fazer cupcake, separei a receita tradicional de cupcake, que pode ser usada sempre e funciona com praticamente todos os receios e coberturas. O melhor é ela funciona como uma ótima forma de liberar a criatividade, já que vocês podem colocar diferentes recheios e coberturas.

Antes de conferir a receita, vale conferir duas dicas incríveis para criar o recheio e cobertura do seu cupcake!

  • Dica para o recheio: para colocar recheio no seu cupcake, basta fazer um furinho na massa, acrescentar o recheio, e fechar com a própria massa retirada.
  • Dica para a cobertura: lembre-se sempre de fazer uma cobertura mais consistente, para que ela não acabe caindo dos lados.

Receita de Cupcake Fácil e Simples

Rende 24 cupcakes.

INGREDIENTES

– 1 colher de sopa de baunilha
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 220ml de leite
– 4 ovos
– 350g de açúcar refinado
– 220g de margarina sem sal em temperatura ambiente
– 350g de farinha de trigo peneirada
– 2g de sal

MODO DE PREPARO

  1. Na tigela da batedeira coloque o aaçúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado.
  2. Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata.
  3. Em outra tigela, adicione a baunilha no leite e reserve.
  4. Em outra tigela coloque a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal e misture.
  5. Adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente. Em seguida, adicione o restante da farinha e do leite, continue mexendo até a massa ficar homogênea.
  6. Preencha as forminhas de papel até a metade, coloque-as sobre as formas de alumínio e leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até a massa crescer bem e dourar. Ela vai estar pronta quando você enfiar um palitinho e ele sair limpo.

cupcake facil

Espero que vocês tenham gostado das dicas sobre como fazer cupcake, e que os cupcakes de vocês façam muito sucesso! Depois me contem quais receitas vocês fizeram e quais vocês gostaram mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. Patricia Muneratti disse:

    Oi ju !
    Adoro cupcakes e seu blog é claro, apesar de parecer simples as receitas de cupcakes tem algum segredinhos e as dicas que você passou são importantíssima .

    Bjus…

    1. Juliana Santiago disse:

      Pati, tudo bem?
      Que bom que gostou das dicas!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Carla de Souza disse:

    Olha Juliana, conheci seu blog e canal a pouco tempo e já viciei.. faz parte das minhas manhãs passar por aki e pelo canal pra ver o que tem de novo.. vc é muito linda.. adorei

    1. Juliana Santiago disse:

      Carla, tudo bem?
      muito obrigada pelo carinho!
      Fico muito muito feliz!
      Beijo grande,
      Ju

    1. Juliana Santiago disse:

      Claudia, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber que gostou!
      Beijos,
      ju

  3. ALESSANDRA RIBEIRO DE CAMARGO BIANCHINI disse:

    Bom dia Juliana.
    Amei as suas dicas para fazer o cup, mas gostaria que vc colocasse uma receita de massa de cup de chocolate.
    Abraço.

  4. Sandra disse:

    Que lindo e delicioso! Amo cupcake 😀
    Obrigada! Bjos Ju

  5. Lisete Amaral disse:

    Boa noite gostaria de saber o porquê de usar farinha sem fermento e depois usar o fermento em vez de colocar de vez farinha com fermento. Obrigada

  6. Ana paula disse:

    Melhor masa de cupcakes da vida estou apaixonada
    Obrigada