Como Economizar no Casamento – 5 Dicas Cruciais!

18/06/18

Casamentos são conhecidos por serem caros. Isso acaba deixando muitos noivos ansiosos pelos gastos, com medo de que não seja possível fazer uma festa dentro do orçamento. Aqui no blog já compartilhei dicas de decoração de casamento barata e até mesmo menu para jantar simples. E lá no meu canal eu me uni com a Camila Gomes para separar mais 5 dicas de como economizar no casamento!

Se você quer economizar na sua festa e cerimônia, continue lendo o post para descobrir quais são essas cinco dicas matadoras que nós separamos para te ajudar! Tenho certeza que elas vão fazer toda a diferença! Vamos conferir?!

Dicas para economizar no casamento

Planeje com antecedência

A primeira dica de como economizar no casamento da Camila, e também a que consideramos a principal, é planejar ele com antecedência. Quanto antes você começar a pesquisar os preços e se organizar, maiores as chances de você economizar.

Inclusive, porque podem surgir várias feiras de casamento no caminho, e elas sempre oferecem preços especiais. Fora que você vai conseguir parcelar, não vai deixar todos os gastos acumularem para perto da data… Se organizar bem é definitivamente o passo mais importante. E dentro dele existem também dois pontos que merecem atenção:

Definir prioridades

Uma dica fundamental para uma boa organização no seu casamento é definir logo no começo quais são as suas prioridades. Assim você já consegue ver todas as oportunidades que você tem de economizar. Por exemplo: se comprar um vestido não é uma das suas prioridades, você pode optar por alugar e economizar bastante. Até mesmo porque, nem todo mundo consegue vender o vestido depois.

Definir o número de convidados: a sua prioridade é fazer uma festa grande para trezentas pessoas ou um casamento menor, como um mini wedding? Dependendo da opção, você já vai saber também onde você pode investir mais e como você pode economizar também.

Até mesmo porque, fazer um mini wedding não é garantia de gastos menores. Se você decidir oferecer a melhor champagne, ou o melhor buffet, por exemplo, ainda que o número de convidados seja menor, e economia não vai ser tão grande.

Porém, por outro lado, se sua prioridade é servir as melhores bebidas, ter um número menor de convidados vai, claro, te ajudar a economizar em comparação à uma festa maior, para muitos convidados.

Contrate uma assessoria

Contratar uma assessoria na fase de planejamento é algo que ajuda muito. Inclusive, foi um dos erros que cometi no meu casamento: deixei para contratar a assessoria muito perto da data, e depois percebi o tanto que ela poderia ter me ajudado e facilitado minhas decisões se eu tivesse contratado o serviço antes.

E para quem quer economizar, o mais legal é já chegar para a sua assessora e declarar o seu orçamento. Diga a ela o quanto você tem para gastar no casamento, que ela já vai conseguir te direcionar para fornecedores que possuem preços compatíveis.

Fora que todo o direcionamento, ter uma pessoa que busca entender e conhecer o seu perfil para te ajudar a tomar todas as decisões, é algo que vale muito a pena. Inclusive, eu e Camila concordamos nesse ponto: a assessoria é algo no qual não vale a pena economizar. Até porque, é um serviço que é um verdadeiro investimento.

Economize na decoração

A nossa segunda dica tem a ver com algo com o qual é possível economizar bastante: decoração! Nas flores, por exemplo: usar flores da estação fica bem mais em conta, assim como usar folhagens. E não pense que o resultado não vai ficar legal, não! Arranjos com folhagens ficam muito lindos! E até uma tendência de casamento recente.

Escolher um lugar mais arborizado também pode te ajudar bastante. Vamos supor que o jardim da sua avó é lindo, ou que o seu tio tem um sítio maravilhoso e cheio de árvores e flores: o próprio lugar já tem uma beleza que te permite economizar bastante na decoração.

A Camila disse que viu até casamento com balão ao invés de arranjo e que o resultado ficou lindo. Ou seja: quando falamos de decoração de casamento barata, o segredo está na criatividade e nos toques especiais.

Trazer elementos seus, objetos da sua família ou da sua casa, é algo que não só decora, mas personaliza o seu casamento. E claro, te ajuda a economizar bastante. Os convidados vão sentir que é a cara de vocês, o ambiente vai ficar muito mais acolhedor, e você vai conseguir decorar de um jeito lindo, econômico e prático!

E a última dica referente à decoração é escolher lembrancinhas que vão te ajudar a compor essa decor. Mudinhas de planta estão bastante na moda, dão um toque de consciência ambiental legal, e ainda ajudam muito a compor a estética do casamento.

Peça ajuda

Essa dica de economia não é segredo para ninguém: pedir ajuda aos amigos e familiares é algo que pode te ajudar muito. Se sua mãe tem habilidade com arranjos, ou se sua avó ama fazer doces, por exemplo, elas podem te ajudar tanto na decoração quanto com as lembrancinhas ou o menu.

A Camila contou de um casamento que ela foi onde cada doce era feito por uma pessoa diferente da família, e na mesa indicava “doce da tia X”. Não só o resultado é fofo e caseiro, o que também ajuda na personalização, mas você ainda consegue fazer aquele familiar ou amigo se sentir muito mais incluído num momento tão especial.

O único contraponto dessa dica é ficar bem atenta para garantir que o casamento ainda vai sair do jeito que você e o seu noivo querem. Por isso, até mesmo quando for escolher quem vai te ajudar, pese algumas coisas: você tem liberdade de falar com aquela pessoa que não gostou da sugestão? É alguém mais enrolado? Cada um conhece a própria família e amigos, então leve isso em conta.

Por exemplo: se você tem um primo que é designer e pediu para ele fazer o seu convite de casamento, pode ser que você queira algumas alterações. Isso é normal, e você precisa conseguir comunicar a ele caso não tenha gostado.

Pense na data

Já está comprovado: casar de segunda a quinta oferece preços muito mais baixos. Então se você não é muito apegada à ideia de se casar em um final de semana ou em uma sexta, ou se sua família não vem de longe, por que não casar em um dia de semana?

Reduzir o tempo de festa também ajuda bastante a economizar, já que a cada hora a mais você está envolvendo vários fornecedores e serviços que encarecem bem o casamento. Mas aí voltamos à dica das prioridades: se você e o seu noivo amam festas, economizar nela não é a melhor opção. Mas casar em um dia de semana pode ser, por exemplo.

O que servir?

O menu do casamento também pode ser um ponto de economia. A primeira coisa que precisamos ter em mente é que você não precisa seguir algo tradicional. Escolha algo que tenha a ver com vocês e busque por um menu de casamento simples.

Por exemplo: você e o seu noivo amam Itália, comida italiana e pizza? Que tal fazer uma noite de massas ou de pizzas no seu casamento? Vai ter a cara de vocês, vai ficar gostoso e você ainda economiza uma grana bacana com o buffet!

Eu mesma já fui em um casamento durante o dia cujo menu foi feijoada. E o mais legal é que todo o tema do casamento conversava entre si: do convite aos trajes dos convidados. A Camila já foi também em um casamento no interior que, por causa do frio, os noivos optaram por servir uma noite de caldos e até mesmo fondue de chocolate. Ficou com a cara deles e o resultado foi super legal!

Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como economizar no casamento! O mais importante é adequar todas elas ao seu perfil, ao seu sonho e ao que você busca. E esqueça os modelos tradicionais de festa: hoje em dia o casamento é um mar de possibilidades! Não existem mais regras do que servir, como decorar… Você pode seguir sua criatividade!

Se quiser conferir mais dicas para casamento, aqui no blog você encontra também: ideias de textos para convites, fontes para usar nos convites e inspirações e dicas para bolo de casamento simples. 

Beijos e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *