Como Comprar seu Primeiro Imóvel

05/06/18

Ter a casa própria é o sonho de vida de muitos brasileiros. É o seu também? Então, fique de olho nas nossas dicas de como comprar o seu primeiro imóvel e escolher o lar ideal para a sua família.

Antes de começar a pensar em adquirir uma propriedade, é fundamental que você analise como anda o seu planejamento financeiro familiar. Afinal, a compra de um imóvel é um investimento que exige bastante do nosso bolso. Com o orçamento em dia, a busca pela casa perfeita já pode começar. Confira algumas dicas e realize o seu sonho.

como comprar seu primeiro imovel

Como comprar seu primeiro imóvel

Escolha e avalie a região

Como primeiro passo, converse com seu noivo/esposo e decida quais as regiões em que vocês pretendem morar. Ela vai oferecer a estrutura que vocês precisam? Chegar ao local é fácil? Como é a sua segurança?

As respostas dessas perguntas vão ajudar a delimitar geograficamente a procura pelo imóvel ideal. Isso significa que ao invés de pesquisar por toda a cidade, você busca por casas em um local que sabe que vai atender suas expectativas.

Por exemplo, se você pretende ter filhos é importante que a região ofereça opções de creches e escolas por perto. Além de obviamente ser seguro e tranquilo. Não faz sentido então procurar perto de centros universitários, por exemplo.

Pesquise sem pressa

A gente sabe que o desejo de se mudar para a casa própria é grande, mas não vale a pena pesquisar pelo imóvel com pressa. Por ser um investimento alto, você quer ter a certeza de que conseguiu o melhor negócio possível. 

Uma boa opção é contar com a consultoria de um corretor imobiliário de confiança. 

Por conta de sua experiência, esse profissional consegue encontrar mais facilmente um imóvel que se enquadre em seu perfil, além de analisar se o valor cobrado pela propriedade está adequado.

Não se esqueça dos custos extras

Na hora de comprar o primeiro imóvel, muitos se esquecem que essa aquisição tem outros custos além das prestações. Antes de fechar negócio, é fundamental que você tenha uma reserva financeira para arcar com os gastos de taxas de documentação e encargos bancários. 

dicas para comprar seu primeiro imovel

Cuidado com imóvel na planta

Muita gente opta por adquirir uma casa na planta por ser uma opção mais econômica, com condições mais flexíveis e com menos burocracia. Em alguns casos, o comprador até consegue alterar algumas coisas diretamente na planta e personalizar os cômodos. 

Apesar de todos os benefícios, alguns cuidados devem ser tomados antes de comprar esse tipo de imóvel. Não assine qualquer contrato até pesquisar pela reputação da construtora na internet. 

Basta colocar o nome da empresa em site de buscas e analisar tudo o que falam sobre ela. Além disso, tome cuidado com promessas que parecem “boas demais” e taxas abusivas. Muitos problemas podem ser evitados simplesmente com uma boa pesquisa.

Forma de pagamento

Tão importante quanto a escolha do imóvel ideal é a opção pela melhor forma de pagamento para você e sua família. Como ainda existem muitas dúvidas em relação às diferenças entre financiamento bancário e consórcio, separamos as principais vantagens e desvantagens dessas duas modalidades.

Financiamento Bancário

Nesta opção, o banco lhe empresta um valor que você devolve em parcelas acrescidas de juros. Com uma análise criteriosa sobre o seu perfil e renda, a instituição financeira oferece um financiamento com algumas condições, como: valor de entrada, limite de crédito e determinação de juros e taxas.

Vantagens: assim que o financiamento for aprovado, o dinheiro é liberado e você já pode adquirir o bem.

Desvantagens: o CET (Custo Efetivo Total) é a soma de todos os encargos cobrados nas prestações, como IOF, taxa de juros, seguro e mais. Quando falamos em financiamento imobiliário, o CET é extremamente alto. É bastante comum que o cliente pague de 2 a 3 vezes o valor contratado para comprar a propriedade. 

Além disso, essa modalidade cobra valor de entrada e é bastante burocrática. O financiamento é para quem é mais imediatista e quer comprar um imóvel pela aquisição do bem, não necessariamente pelo investimento ou aumento do patrimônio.

Ideal para: quem tem pressa ou precisa adquirir o imóvel urgente por algum motivo, e não se importa em gastar mais.

dicas pra comprar seu primeiro imovel

Consórcio

A carta de crédito de um consórcio imobiliário pode ser usada pelo consorciado para comprar qualquer tipo de imóvel, não importa se ele é comercial, residencial ou rural. 

Esta modalidade funciona da seguinte forma: um grupo de pessoas que deseja comprar um imóvel do mesmo valor se reúne para juntar o dinheiro necessário para que todos possam adquirir o que desejam. Todos os meses, a administradora do consórcio realiza uma assembléia que seleciona os contemplados da vez.

Vantagens: O CET (Custo Total que será pago pelo consumidor) é muito menor quando comparado com o financiamento bancário. Isso acontece porque o consórcio não cobra taxa de juros. 

A modalidade também não exige um valor de entrada, tem parcelas mais baixas e não há burocracias para a contratação do plano.

Desvantagens: precisar ser contemplado para conseguir comprar o imóvel. Especialmente se você não tiver interesse em ofertar lances para aumentar as chances de ser contemplado e depender só do sorteio. 

Por isso o consórcio é ideal para quem sabe se planejar e quer comprar um imóvel como um investimento ou mesmo para aumentar o patrimônio.

Ideal para: quem está ainda planejando a compra do imóvel, e dá muito valor ao dinheiro que ganha, ou seja, quer economizar.

Outras dicas para comprar seu primeiro imóvel

Além de todas as dicas que apresentamos, existem alguns outros cuidados que não podem ser esquecidos nesse processo, como:

  • Se você está pensando em fechar negócio em um imóvel usado, tome bastante cuidado na vistoria. Verifique se não há rachaduras, problemas na estrutura, pavimentos e nos sistemas hidráulico e elétrico.
  • Estude quanto é o metro quadrado na região. Assim, você consegue ter uma ideia se o valor cobrado pelo imóvel é o ideal. Lembrando que alguns fatores, como posição em relação ao sol, o andar e estilo de condomínio, valorizam o preço final da propriedade.
  • Calcule o quanto você vai gastar mensalmente com o novo imóvel. Ou seja, coloque na ponta do lápis os custos com IPTU, água, gás, internet, eletricidade e valor do condomínio (se for o caso).
  • Não tenha vergonha em fazer diversas perguntas ao vendedor. Como já falamos, o investimento é bastante alto e você quer ter certeza de que fez o melhor negócio.

dicas de como comprar seu primeiro imovel

E aí, já se sente preparada para comprar o seu primeiro imóvel? Tem alguma dica para compartilhar? Não deixa de me contar aqui nos comentários o que você achou das dicas! 

Se quiser saber mais sobre o consórcio de imóveis, aquisição imobiliária, investimentos e planejamento financeiro, basta acessar o blog da A7 Consórcios.

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *