Como aplicar o Feng Shui: Tudo sobre o assunto, baguá e cores

20/06/17

Você já pensou que uma casa bagunçada suga toda a nossa energia? Faz a gente se sentir pra baixo e às vezes sem ânimo para fazer nada. Hoje vou ensinar uma técnica de como aplicar o feng shui e como ele pode lhe ajudar a ter mais energia, força, equilíbrio e harmonia em casa.

Uma casa organizada transforma nossas ideias, pensamentos, atitudes, trás mais aconchego, paz e harmonia para os nossos relacionamentos e para a nossa família. Se você entende o quanto isso é preocupante para você e sua família, sugiro a leitura deste conteúdo :)

Neste post, separei tudo sobre feng shui que você precisa saber: o que é e quais são seus princípios, como aplicar o feng shui em casa, no quarto, na cozinha, e nos demais ambientes, a importância das cores e algumas outras dicas essenciais! Vou te ajudar a compreender melhor essa técnica que visa melhorar o fluxo de energia da sua casa. Vamos conferir?!

como_aplicar_o_feng_shui

Tudo sobre feng shui: Como aplicar em casa

O que é feng shui

Você com certeza já ouviu falar sobre o feng shui, mesmo que você não conheça muito sobre o que ele é e quais são seus princípios, ou como aplicá-lo.

De forma simples e objetiva, feng shui é o estudo das relações entre o homem e o espaço.

O feng shui aborda o fato de que os espaços afetam não só nosso nível de conforto material, mas também nossa saúde física e mental, nossos relacionamentos e sucesso.

Você já percebeu o quanto uma casa desorganizada trás desânimo e até mesmo causa intrigas nos nossos relacionamentos?

Isso porque a disposição de objetos e móveis afetam o fluxo de energia, e sua interação com o espaço em que você está, influencia seu fluxo de energia pessoal. E sua energia pessoal afeta a forma como você pensa e age, e consequentemente sua performance e sucesso em âmbitos pessoal e profissional.

Considere, por exemplo, a sensação que você tem ao entrar em um quarto bagunçado. As roupas estão no chão e na cadeira, para conseguir se sentar na cama é preciso retirar o que está em cima dela e colocar a bagunça em outro lugar. Suas ideias não vão conseguir fluir com tanta facilidade, e você pode até se sentir claustrofóbica dependendo do quão estagnada a energia está.

feng_shui_prosperidade

Conseguimos sentir as energias do espaço muito claramente, já que espaços muito claros, muito escuros, muito bagunçados, muito abafados, todos eles fazem com que a gente sinta coisas diferentes. O feng shui te oferece uma forma de trazer harmonia, balanceamento e conforto para seus espaços.

Ele permite que você influencie a forma como você interage com o espaço através do posicionamento dos objetos e escolha de cores, para que eles harmonizem-se com o fluxo de energia natural.

Ok, entendi o que é o feng shui. Mas como faço para aplicá-lo em casa?

 

Como aplicar o feng shui em casa

Para que você consiga aplicar o feng shui na sua casa, a primeira coisa que você precisa fazer é definir o “mapa de energia” do seu espaço, conhecido como baguá.

Ele consiste em nove áreas, cada uma representando um aspecto importante da vida equilibrada. Você o usa em cada cômodo da sua casa, para que assim fique fácil saber o que colocar em cada lugar daquele espaço.

Cada área do baguá possui cores e elementos específicos, basta você definir qual área e qual cômodo entende que está precisando de melhoria no fluxo de energia da sua casa.

bagua ocidental

Após definir qual cor usar para trazer mais energia e qual espaço você vai transformar, é hora de colocar em prática seu planejamento.

Apesar de existirem dicas específicas para cada cantinho, separei algumas dicas gerais e bastante importantes de como aplicar o feng shui em casa.

Espaço organizado e sem bagunça

Parece óbvio, mas precisa ser enfatizado: não pode existir um feng shui sólido e eficiente em um espaço infectado pela bagunça e desorganização. Eles não são compatíveis um com o outro. Portanto, o primeiro passo para aplicar o feng shui em casa, é garantir espaços organizados e sem bagunça.

como aplicar feng shui organizacao e limpeza

Luz natural e ventilação

Garantir que seus espaços recebem o máximo de luz natural e ventilação possível também é fundamental no feng shui. Sua sala tem janelas pequenas? Decore o espaço com espelhos para garantir que a luz se espalhe e seja refletida. Crie camadas de luz: além da iluminação no teto, espalhe luminárias de piso e nas mesas.

E além de deixar as janelas abertas com frequência para que o ar possa circular pelo seu espaço, um difusor ou fazer uso da aromaterapia ajuda a trazer o benefício dos óleos essenciais, por exemplo.

como aplicar feng shui iluminacao natural

Beleza prática

Não adianta nada ter um espaço bonito e bem decorado que não funciona em um nível prático… Beleza as custas da praticidade não vale a pena.

Aplique o baguá

Esse é um passo essencial na aplicação do feng shui. Sem o baguá, você não sabe ao certo quais elementos e cores trazer para cada espaço, e isso pode acabar prejudicando o fluxo de energia da sua casa. E mesmo que pareça complicado a princípio, vale a pena passar por esse processo com cuidado.

Cores e formas

Como vimos lá em cima, cada elemento do feng shui possui cores associadas a ele. Além disso, existem também formas que fortalecem a presença de elementos no seu espaço. Formas curvas, ou materiais e objetos como plantas, são mais harmônicas e trazem mais energia para a nossa casa.

Busque o equilíbrio

Feng shui é sobre balanceamento e harmonia, e você precisa ter os elementos necessários no seu espaço para garantir que esse fluxo de energia harmonioso e ver um resultado positivo. Ou seja, dê ênfase ao elemento chave daquele espaço, e deixe outros elementos representados em objetos e pontos de menor ou pouco destaque.

como aplicar feng shui harmonia

Escala, proporção e disposição dos móveis

Lembre-se da importância de escolher uma escala condizente com o tamanho do seu espaço, e também da disposição: móveis em uma sala de estar, por exemplo, devem criar boas áreas de conversa.

O feng shui concorda com a importância de todos esses princípios e ideias já conhecidos do design, mas ele traz uma condição: é preciso existir um bom fluxo da energia universal.

como aplicar feng shui escala e proporcao

E para garantir esse fluxo, nada melhor do que tentar visualizá-lo: olhe para o seu espaço e pense na energia como algo concreto que você pode ver.

Conserte objetos quebrados

Essa dica possui o mesmo princípio da bagunça: espaço com objetos e móveis quebrados ou que não funcionam não são compatíveis. Por isso, vale a pena revistar o espaço quando estiver arrumando a bagunça e também conferir o que precisa de conserto.

como aplicar feng shui em casa

Espero que vocês tenham gostado desse guia básico de como aplicar o feng shui!

Esse é definitivamente um assunto extremamente importante.

Se sua casa provavelmente está cheia de objetos que não fazem mais sentido e que tem sabotado a sua energia seja pela falta de ventilação, arejamento, harmonia, e isso impede que você tenha uma boa disposição, sugiro você tomar uma atitude.

Nosso cérebro associa nosso BEM-ESTAR e equilíbrio a locais ordenados, arejados e cheios de ENERGIA. Por isso, não é de se espantar que sua mente e suas emoções estejam cheio de confusão e desordem hoje.

Se você quer ter essa transformação, recomendo fazer a reorganização utilizando técnicas. Usar os elementos e cores corretas como você viu, faz toda a diferença. Recentemente conheci um Curso de Organização Emocional, que ensina a organizar cada cômodo da sua casa com mais paz e harmonia e aconchego. São detalhes que realmente fazem a diferença.

Para conhecer um pouco mais, basta acessar o link a seguir: Como Organizar a Casa.

No site há um vídeo explicativo do que o curso oferece e um botão para adquirir o conteúdo. Aproveite que o valor está promocional :)

Bem, é isso. Me conta nos comentários o que achou do conteúdo e se entende que este assunto é de extrema importância para trazer mais energia e harmonia para você e sua família :)

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Há muito tempo que queria ler sobre feng shui de uma maneira que fosse simples de aplicar. Ansiosa pra colocar em prática tudo que você ensinou!
    Adoro seu blog, Ju!
    Um beijo!

    1. Juliana Santiago disse:

      Thais, tudo bem?
      Que bom que gostou!
      Fico muito feliz!