Casamento no Campo – Dicas, ideias e sugestões

08/07/16

Que tal mais uma dica para variar o estilo do casamento?! Uma ideia que está cada vez sendo mais usada entre as noivinhas, é casamento no campo. Ótimo para casais que gostam de passar tempo ao ar livre, do interior ou que querem uma cerimônia fofa e diferente do comum. E ideal também para casais adeptos do mini wedding – lembram que uma das opções de lugares era campo?!

Separei a seguir algumas ideias, sugestões e dicas para casamento no campo!

Vamos conferir?!

casamento no campo

Casamento no Campo – Ideias, Sugestões e Dicas

Iluminação

Uma das partes mais importantes de qualquer decoração, seja de um ambiente efêmero (como festas e eventos), comercial ou residencial, é a iluminação. Uma boa iluminação pode transformar qualquer espaço em algo extraordinário.

No caso de um casamento no campo, ou seja: ao ar livre, a iluminação natural vai ser sua maior aliada. Caso você opte por um casamento no campo à noite, prepare-se para ter um cuidado especial com sua iluminação, para que os caminhos fiquem claros para os convidados e todos eles consigam ver a cerimônia igualmente bem.

Dica: uma boa ideia para quem quer fazer um casamento no campo à noite, mas gostaria de ter a ajuda da luz natural no momento do casamento, é fazer a cerimônia até antes do pôr do sol e deixar a recepção e festa para à noite. Dessa forma, você pode escolher um lugar mais iluminado para a recepção e não precisa se preocupar tanto com luz e fotos no momento mais importante da sua noite: o “eu aceito”!

Varal de luzes: Uma ideia muito usada em casamentos feitos ao ar livre, o varal de luzes é bem charmoso e pode ser feito de variadas formas. A única coisa que ele exige, é que as luzes sejam penduradas como em um varal, mas a iluminação, como e onde ele será disposto vai de acordo com o que você julgar melhor para a sua cerimônia. Você pode usar lâmpadas tradicionais, chinesas, LED, dentre várias outras!

Caminho de luzes: Outra ideia bacana é iluminar caminhos ao longo do campo onde será realizada a cerimônia ou a recepção. Você pode fazer os caminhos com fitas de LED, por exemplo. Além de iluminar bastante e de não serem muito caras, elas existem em várias cores, ou seja: você pode adequá-las às cores da decoração do seu casamento!

Luzes pisca-pisca: Sabe aquelas luzes que sempre usamos no Natal para enfeitar árvore? Ela pode ser usada no seu casamento no campo também! Hoje em dia elas existem também em LED, e em várias cores! Você pode coloca-las nas árvores (o efeito fica muito bonito!), arbustos e estruturas.

casamento no campo dicas iluminacao

Cascata de luz: Outra ideia que tem um efeito maravilhoso é a cascata de luz. Para casamentos feitos ao ar livre, principalmente à noite quando falta luz natural e a iluminação artificial precisa ser reforçado, grandes estruturas iluminadas são uma ótima pedida, e não destoam tanto a decoração como em cerimônias realizadas dentro de espaços fechados. Ela é feita exatamente da forma que você provavelmente está imaginando: disponha fitas de LED ou sua iluminação escolhida em alguma estrutura ou parede, na vertical, como se fosse uma cascata.

Lampiões: Quando optamos por um casamento no campo, sabemos que teremos uma decoração mais rústica na cerimônia. Você sempre pode optar por fazer um casamento no campo luxuoso, com artefatos modernos. Mas por que não usar do fundo natural já maravilhoso e dar toques ainda mais rústicos à cerimônia? Um bom jeito de fazer isso na iluminação é usar lampiões ou lanternas com aspecto antigo, como aquelas usadas antigamente antes da luz elétrica surgir. Você pode espalhar elas ao longo do local, ou coloca-las no seu varal de luzes também. O efeito é delicado e lindo!

Luz natural: Como eu falei, em um casamento ao ar livre a luz natural pode ser sua maior aliada, ou pode ser seu maior empecilho se o casamento for à noite. Caso você esteja pensando em realizar sua cerimônia durante o dia, não deixe de pensar na luz natural com carinho! Confira aonde estará o sol na hora da cerimônia e recepção, para que ele não incomode os convidados ou você.

Dica geral: não se esqueça de sempre conversar com o fotógrafo responsável sobre a iluminação, e se possível, combine com o profissional para que ele ou ela veja o local onde será realizada a cerimônia. Dessa forma, seu fotógrafo pode te oferecer conselhos e dicas de iluminação e até mesmo estar mais bem preparado para tirar fotos maravilhosas no dia do seu casamento!

casamento no campo iluminacao

Decoração

A decoração é a parte mais fundamental de todo o casamento, e uma das mais legais de planejar. Poder colocar a personalidade nos detalhes da cerimônia é o que faz dela um momento tão especial para o casal. Casamentos no campo ou ao ar livre já oferecem um plano de fundo natural e maravilhoso, e bem rústico. E eu também separei algumas ideias de decoração que você pode usar para complementar esse plano de fundo e deixar sua cerimônia ainda mais linda!

Caminho de flores: Por já serem realizados em meio à natureza, casamentos ao ar livre combinam perfeitamente com decorações que envolvem elementos da natureza, como flores. Você pode usá-las não só em mesas e adornos, como também nos caminhos entre um espaço e outro. Para a caminhada da noiva: que tal usar pétalas para decorar e dar ainda mais destaque para esse momento especial?

Bancos de madeira: Outro mobiliário que também envolve um elemento da natureza e casa bem com a paisagem natural do casamento no campo, são os bancos de madeira. Você pode usá-los como assentos para o convidados durante a cerimônia, por exemplo, ou na espalhar alguns para dar um toque especial à decoração.

Placas de madeira: Ainda falando sobre madeira, por que não criar placas para indicar lugares com ela? Placas de madeira lembram atividades no campo, como acampamentos, e dão um toque rústico e informal ao seu casamento. Não se esqueça de decorá-las de forma fofa e delicada, para que se adequem ao evento.

Vintage: Mobiliários e objetos vintages (antigos) também se encaixam perfeitamente em casamentos ao ar livre e cerimônias feitas no campo! E você pode usá-los de todas as formas na decoração. Você pode colocar flores em uma bicicleta antiga ou uma charrete, espalhar lampiões pelos caminhos… Deixe sua imaginação fluir! Se alguém próximo de você na família tiver objetos vintages bacanas, melhor ainda! Dê uma conferida e pegue emprestado peças que você saiba que vão dar um toque especial ao seu casamento.

casamento no campo decor flores

Mesa de doces/comida: Uma das coisas que um casamento no campo te permite, é fazer uma decoração e um cardápio mais informal. Você pode servir pratos típicos do interior ou da sua cidade, comida e doces caseiros. Até mesmo porque no campo ou ao ar livre nem sempre temos ao nosso dispor a infraestrutura necessária para servir jantares ou pratos muito elaborados. Porém, use isso ao seu favor e integre seu cardápio e mesas de doce e comida à decoração. Se optar por um cardápio mais simples e caseiro, invista em uma mesa mais rústica e simples também.

Espaço para fotos: Outra ideia legal é separar um lugar especial para os convidados tirarem fotos divertidas. Você pode colocar molduras de quadros rústicas penduradas, por exemplo. Caso você também queira dispor fotos de você e do seu noivo juntos, você pode montar um varal de fotos ou colocá-las em volta de uma árvore. Ainda falando sobre fotos: você pode também montar uma “árvore genealógica” real: coloque fotos de casamento dos seus pais, os pais do seu noivo, e familiares mais próximos também em uma árvore!

casamento no campo decoracao

A Noiva 

Vestido: O vestido é um dos maiores desafios que toda noiva enfrenta. Algumas encontram o vestido dos sonhos de cara, mas na maioria das vezes é preciso procurar bastante e enfrentar algumas dúvidas até encontrar um vestido que faz o seu coração bater mais rápido. No caso de um casamento no campo, não se esqueça que seu vestido precisa se adequar ao espaço onde a cerimônia será realizada.

Vestidos com caudas longas e muito delicadas podem não ser a melhor opção, mas se forem parte do seu sonho, não se esqueça de garantir que o caminho até o altar seja coberto e protegido para que nenhum acidente aconteça. Casamentos ao ar livre também funcionam bem com vestidos cursos e simples, caso você opte por uma decoração e aspecto mais rústico e natural. Ainda, renda é uma opção linda e que se encaixa perfeitamente nesse tipo de cerimônia!

Cabelo: Uma ideia para noivas que queiram incorporar o clima campestre também no look, é usar flores ou arranjos florais no penteado. Você pode fazer uma trança com flores ao longo dela, usar uma coroa de flores ou até mesmo coloca-las em um coque. Busque florezinhas pequenas e delicadas, que possam dar um toque especial sem tirar a atenção de quem mais importa: você!

Sapato: Outro detalhe importante quando falamos de casamentos ao ar livre ou casamento no campo, é qual sapato escolher. Saltos agulha, por exemplo, podem não ser a melhor opção, já que vai ser muito mais complicado andar com eles na terra, grama ou terrenos irregulares, e ainda corre um risco de você se machucar. Algumas noivas acabam aderindo a sapatos sem salto, que podem ser tão bonitos quanto, mas se você quer dar um up na altura, que tal um salto mais grosso e firme ou um salto anabela?

casamento no campo noiva

Espero que vocês tenham gostado das dicas e ideias para um casamento no campo! Quem gosta da ideia de uma cerimônia ao ar livre?! Me contem nos comentários!

Confira também: Mini wedding | O que não fazer no seu casamento | Minha experiência como noiva | Lista de enxoval para casamento 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *