Casamento no Campo — 21 Dicas, Ideias e Inspirações!

08/07/16

Uma ideia cada vez mais famosa e usada entre as noivinhas, é o casamento no campo. É uma ótima opção para casais que apaixonados pela natureza, que gostam de passar tempo ao ar livre, que são do interior ou que querem uma cerimônia fofa e diferente do comum. E também pode ser uma opção para os casais que querem economizar no casamento!

Além disso, o casamento no campo combina muito bem com um mini wedding (uma das opções de lugares que sugeri quando falei sobre mini wedding era campo). Se esse é o seu sonho e se você está procurando inspirações, separei abaixo diversas dicas para decoração, iluminação, vestido e buquê para casamento no campo. É só conferir!

casamento no campo

Casamento no Campo: 21 Ideias, dicas e inspirações!

Iluminação para casamento no campo

Uma das partes mais importantes de qualquer decoração é a iluminação. Isso vale para ambientes efêmeros, como festas e eventos, comerciais e residenciais. Uma boa iluminação pode transformar qualquer espaço em algo extraordinário.

No caso de um casamento no campo, a iluminação natural vai ser sua maior aliada. Caso você opte por uma cerimônia à noite, prepare-se para ter um cuidado especial com sua iluminação. É preciso que os caminhos fiquem claros para os convidados e todos eles consigam ver a cerimônia igualmente bem.

Dica para quem quer fazer um casamento no campo à noite: 

Se você quer a ajuda da luz natural no momento do casamento, faça a cerimônia até antes do pôr do sol e deixe a recepção e festa para à noite. Dessa forma, você pode escolher um lugar mais iluminado para a recepção e não precisa se preocupar tanto com luz e fotos no momento mais importante da sua noite: o “eu aceito”!

Varal de luzes

Essa é uma ideia muito usada em casamentos feitos ao ar livre. O varal de luzes é bem charmoso e pode ser feito de variadas formas!

A única coisa que ele exige é que as luzes sejam penduradas como em um varal. Mas a iluminação, como e onde ele será disposto vai de acordo com o que você julgar melhor para a sua cerimônia. E você pode usar lâmpadas tradicionais, chinesas, LED, dentre várias outras.

Caminho de luzes

Outra ideia bacana é iluminar caminhos ao longo do campo onde será realizada a cerimônia ou a recepção. Você pode fazer os caminhos com fitas de LED, por exemplo. Além de iluminar bastante e de não serem muito caras, elas existem em várias cores. Ou seja: você pode adequá-las às cores da decoração do seu casamento!

Luzes pisca-pisca

Sabe aquelas luzes que sempre usamos no Natal para enfeitar árvore? Ela pode ser usada no seu casamento no campo também! Hoje em dia elas existem também em LED, e em várias cores! Você pode colocá-las nas árvores (o efeito fica muito bonito), arbustos e estruturas.

Cascata de luz 

Outra ideia que tem um efeito maravilhoso é a cascata de luz. Para casamentos feitos ao ar livre, principalmente à noite quando falta luz natural e a iluminação artificial precisa ser reforçado, grandes estruturas iluminadas são uma ótima pedida, e não destoam tanto a decoração como em cerimônias realizadas dentro de espaços fechados.

Ela é feita exatamente da forma que você provavelmente está imaginando: disponha fitas de LED ou sua iluminação escolhida em alguma estrutura ou parede, na vertical, como se fosse uma cascata.

Lampiões 

Quando pensamos em um casamento no campo, imaginamos uma decoração mais rústica. Claro que você sempre pode optar por fazer um casamento no campo luxuoso, com artefatos modernos. Mas por que não usar do fundo natural já maravilhoso e dar toques ainda mais rústicos à cerimônia?

Um bom jeito de fazer isso na iluminação é usar lampiões ou lanternas com aspecto antigo, como aquelas usadas antigamente antes da luz elétrica surgir. Você pode espalhar elas ao longo do local, ou colocá-las no seu varal de luzes também.

E você pode até mesmo fazer suas próprias lanternas com Mason Jars e velas! O efeito é delicado e lindo!

Luz natural

Como eu falei, em um casamento ao ar livre a luz natural pode ser sua maior aliada, ou pode ser seu maior empecilho se o casamento for à noite. Caso você esteja pensando em realizar sua cerimônia durante o dia, não deixe de pensar na luz natural com carinho! Confira aonde estará o sol na hora da cerimônia e recepção, para que ele não incomode os convidados ou você.

Dica: não se esqueça de sempre conversar com o fotógrafo responsável sobre a iluminação. 

Se possível, combine com o profissional para que ele ou ela veja o local onde será realizada a cerimônia. Dessa forma, seu fotógrafo pode te oferecer conselhos e dicas de iluminação e até mesmo estar mais bem preparado para tirar fotos maravilhosas no dia do seu casamento!

casamento no campo iluminacao

Decoração

A decoração é a parte mais fundamental de todo o casamento, e também uma das mais legais de planejar. Poder colocar a personalidade nos detalhes da cerimônia é o que faz dela um momento tão especial para o casal.

Casamentos no campo ou ao ar livre já oferecem um plano de fundo natural e maravilhoso, além de bem rústico. Mas eu separei  ainda algumas ideias de decoração que você pode usar para complementar esse plano de fundo e deixar sua cerimônia ainda mais linda!

Caminho de flores 

Por já serem realizados em meio à natureza, casamentos ao ar livre combinam perfeitamente com decorações que envolvem elementos da natureza, como flores. Você pode usá-las não só em mesas e adornos, como também nos caminhos entre um espaço e outro.

Para a caminhada da noiva: que tal usar pétalas para decorar e dar ainda mais destaque para esse momento especial?

casamento no campo decor flores

Bancos de madeira 

Outro mobiliário que também envolve um elemento da natureza e casa bem com a paisagem natural do casamento no campo, são os bancos de madeira. Você pode usá-los como assentos para o convidados durante a cerimônia, por exemplo, ou na espalhar alguns para dar um toque especial à decoração.

Placas de madeira 

Ainda falando sobre madeira, por que não criar placas para indicar lugares com ela? Placas de madeira lembram atividades no campo, como acampamentos, e dão um toque rústico e informal ao seu casamento. Não se esqueça de decorá-las de forma fofa e delicada, para que se adequem ao evento.

Vintage 

Mobiliários e objetos vintages (antigos) também se encaixam perfeitamente em casamentos ao ar livre e cerimônias feitas no campo! E você pode usá-los de todas as formas na decoração. Você pode colocar flores em uma bicicleta antiga ou uma charrete, espalhar lampiões pelos caminhos…

Deixe sua imaginação fluir! Se alguém próximo de você na família tiver objetos vintages bacanas, melhor ainda! Dê uma conferida e pegue emprestado peças que você saiba que vão dar um toque especial ao seu casamento.

Carros antigos

Seja para chegar em um ou usá-lo na decoração, os carros antigos combinam bem com casamento no campo. Você pode usar uma Kombi aberta, por exemplo, e colocar várias flores e retratos dentro dela! 

Vai ficar lindo e vai incrementar ainda mais seu casamento!

Mesa de bar rústica

Vale também dar uma atenção especial à mesa do bar. Quer você contrate um serviço, quer você decida fazer algo mais no estilo americano, a mesa em si é que precisa ser o destaque. 

Você pode optar por uma mesa de madeira de demolição, por exemplo, e usar tocos colocar copos, jarras, garrafas… E claro: use as flores do campo para compor sua decoração!

Mesa de doces e comida 

Uma das coisas que um casamento no campo te permite, é fazer uma decoração e um cardápio mais informal. Você pode servir pratos típicos do interior ou da sua cidade, comida e doces caseiros. Até mesmo porque no campo ou ao ar livre nem sempre temos ao nosso dispor a infraestrutura necessária para servir jantares ou pratos muito elaborados.

Porém, use isso ao seu favor e integre seu cardápio e mesas de doce e comida à decoração. Se optar por um cardápio mais simples e caseiro, invista em uma mesa mais rústica e simples também.

Flores do campo

Uma ideia de decoração barata para casamento no campo é usar as flores típicas do lugar na ambientação. Flores campestres, com aquelas brancas pequenas ou as margaridas, são opções fofas, por exemplo!

Você pode colocá-las ao longo do caminho até onde a cerimônia será realizada, nas mesas e em volta dos móveis que você escolher para ornar sua decoração.

Espaço para fotos 

Outra ideia legal é separar um lugar especial para os convidados tirarem fotos divertidas. Você pode colocar molduras de quadros rústicas penduradas, por exemplo. Caso você também queira dispor fotos de você e do seu noivo juntos, você pode montar um varal de fotos ou colocá-las em volta de uma árvore.

Ainda falando sobre fotos: você pode também montar uma “árvore genealógica” real: coloque fotos de casamento dos seus pais, os pais do seu noivo, e familiares mais próximos também em uma árvore!

casamento no campo decoracao

Cabine de fotos

Se você não quiser preparar um espaço divertido, existe outra opção. Não é bem um acessório decorativo, mas vai incrementar sua decoração e combina bastante com casamento no campo: as cabines de fotos. 

Você pode contratar esse serviço, e hoje já existem diversas opções! Desde as modernas às vintages. Escolha a que melhor combina com o casamento. O resultado vai ser um toque especial ao espaço e ainda milhares de fotos lindas para você e seus convidados!

A Noiva 

Vestido de noiva para casamento no campo

O vestido é um dos maiores desafios que toda noiva enfrenta. Algumas encontram o vestido dos sonhos de cara, mas na maioria das vezes é preciso procurar bastante e enfrentar algumas dúvidas até encontrar um vestido que faz o seu coração bater mais rápido.

No caso de um casamento no campo, não se esqueça que seu vestido precisa se adequar ao espaço onde a cerimônia será realizada.

 casamento no campo noiva

Vestidos com caudas longas e muito delicadas podem não ser a melhor opção. Mas se for parte do seu sonho, não se esqueça de garantir que o caminho até o altar seja coberto e protegido para que nenhum acidente aconteça. E tenha em mente que é bem provável que o seu vestido suje, nem que seja um pouquinho.

Casamentos ao ar livre também funcionam bem com vestidos cursos e simples, caso você opte por uma decoração e aspecto mais rústico e natural. Ainda, renda é uma opção linda e que se encaixa perfeitamente nesse tipo de cerimônia!

Se precisar de ajuda, é sempre legal conferir dicas de como escolher o vestido de noiva perfeito!


Vestidos curtos para casamento no campo

Vestidos modernos e minimalistas para casamento no campo
Vestidos longos com renda para casamento no campo

Penteado de cabelo para noiva

Uma ideia para noivas que queiram incorporar o clima campestre também no look, é usar flores ou arranjos florais no penteado. Você pode fazer uma trança com flores ao longo dela, usar uma coroa de flores ou até mesmo coloca-las em um coque.

Busque florezinhas pequenas e delicadas, que possam dar um toque especial sem tirar a atenção de quem mais importa: você! E claro, busque muitas inspirações de penteados para casamento!

Sapato para casamento no campo

Outro detalhe importante quando falamos de casamentos ao ar livre ou casamento no campo, é qual sapato escolher. Saltos agulha, por exemplo, podem não ser a melhor opção, já que vai ser muito mais complicado andar com eles na terra, grama ou terrenos irregulares, e ainda corre um risco de você se machucar.

Algumas noivas acabam aderindo a sapatos sem salto, que podem ser tão bonitos quanto, mas se você quer dar um up na altura, que tal um salto mais grosso e firme ou um salto anabela?

Buquê para casamento no campo

Assim como no caso do vestido e dos sapatos, o buquê também precisa de um cuidado especial. Ele é parte fundamental de todo o resultado final da noiva. E no caso de um casamento ao ar livre, é muito legal que ele seja mais rústico também.

Você pode pesquisar quais são as flores típicas da região onde você vai casar ou ir com algumas opções coringa. Como: girassol, margarida, lavanda… 

Espero que vocês tenham gostado das ideias, dicas e inspirações para casamento no campo! Lembre-se que o mais importante é que o casamento tenha a cara de vocês: sua e do seu noivo. E de que é possível criar muitas coisas legais e fazer vários projetos DIY fofos – então não hesite em pedir ajuda!

Se quiser se preparar ainda mais para o seu casamento, separei outros conteúdos ricos aqui do blog que acho que você também vai gostar:

Beijos e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Ingrid Carvalho disse:

    Amei todas as dicas!!
    Ju faz um post com dicas de lugares em BH e região que podemos fazer uma cerimônia ao ar livre linda e elegante.
    Um bj