Brincadeiras para Chá de Panela – 11 ideias incríveis!

19/09/16

O post de hoje é em especial para as noivinhas ou para os padrinhos e madrinhas que estão preparando um chá de panela. Depois de fazer um apanhado de brincadeiras para chá de lingerie aqui no blog, chegou a vez de compartilhar ideias de brincadeiras para chá de panela que sejam engraçadas, fofas e divertidas.

O chá de panela também conhecido como chá bar, é uma festa nas quais os convidados presenteiam os noivos com utensílios para o novo lar. Ela pode ser organizada pelos próprios noivos, ou por parentes e amigos. E assim como no chá de lingerie, as brincadeiras fazem parte do evento! Vamos conferir algumas?!

brincadeiras para cha de panela

Brincadeiras para chá de panela

Trivia

É sempre divertido conhecer melhor os noivos em uma situação divertida, e essa brincadeira é uma ótima oportunidade dos seus convidados descobrirem mais sobre você e o seu noivo! Você pode jogar de duas formas: como um desafio para os convidados — dessa forma seria feitas diversas perguntas triviais sobre você e seu noivo como um casal e individualmente, como música favorita de cada um ou programa que os dois mais gostam de fazer juntos e os convidados precisam responder.

Ou você pode jogar como um desafio para você e o seu noivo. Nesse caso, as perguntas são feitas para vocês testarem um o conhecimento sobre o outro. Para isso, separe uma lista de perguntas com as respostas e peça para o seu noivo fazer o mesmo. Na hora do chá de panela, peça para um casal de padrinhos, por exemplo, fazer as perguntas para cada um de vocês e veja qual dos dois acerta mais!

Dica: Coloque prendas e brincadeiras para quem perder e errar a resposta! Fica muito divertido!

Duetos de amor

Outra ótima ideia de brincadeira divertida para chá de panela é fazer um karaokê versão duetos românticos. Você pode montar uma lista de músicas com o seu noivo que vocês gostem ou achem engraçadas e depois pedir para os convidados votarem em quais as que eles querem que vocês cantem (o número pode ser decidido por vocês). Vocês também podem deixar que os convidados deem uma nota e decidam se vocês precisam pagar prendas ou não!

Outra opção é fazer uma competição de duetos e deixar os casais convidados participarem também! Dessa forma você e seu noivo não pagam o mico sozinhos e ainda se divertem com os seus amigos e família!

karaoke cha de panela

A roupa perfeita

A roupa perfeita é um dos maiores desafios de toda noiva: encontrar o vestido que faz o coração bater mais rápido, escolher um terno que faz brilhar os olhos… E por que não transformar esse estresse em uma ótima brincadeira para chá de panela? Para isso, você vai precisar comprar ornamentos e peças da roupa do noivo e da noiva em lojinhas baratas de decoração para festa.

Na hora do jogo, você e seu noivo devem competir para ver quem consegue montar a melhor roupa em um tempo pré determinado (como um minuto, ou um minuto e meio). Mas não se esqueça que o desafio é você vestir a roupa do noivo e ele a sua!

Calendário dos recém-casados

Para essa brincadeira, faça um calendário em branco a partir da data do casamento até um ano depois, no primeiro aniversário de vocês. Durante o chá de panela, passe o calendário para os convidados acrescentarem eventos nele. Eles podem colocar eventos reais, como aniversários e feriados, e também alguns acontecimentos engraçados e inevitáveis para qualquer casal recém casado, como “primeira lâmpada queimada que você pediu ele vinte vezes para trocar” ou “primeiro jantar queimado do casal”. No final você ter um ano divertido e um calendário bem preenchido para dar risadas!

Qual deles é o meu noivo?/Qual delas é minha noiva?

O propósito dessa brincadeira é descobrir o quão bem você e o seu noivo se conhecem. Para isso, você e ele devem ser vendados, um de cada vez. Quando você estiver vendada, o seu noivo e outros convidados homens da festa devem te dar um beijo na bochecha, ou segurar sua mão por alguns segundos, por exemplo, e você deve adivinhar qual deles é o seu noivo. Faça o contrário com ele vendado também.

Você pode adicionar mais categorias, ou fazer uma só. Caso opte por mais categorias, comece de uma bem fácil e vá dificultando. Seja criativa!

brincadeiras de cha de panela

Ele ou ela?

Já falei desse jogo lá no post de brincadeiras para chá de lingerie, mas ele também é uma ótima ideia para chá de panela ou chá bar. O propósito principal da brincadeira é ser bem divertida e engraçada. Você e seu noivo devem responder “ele” ou “ela” — você pode fazer quatro plaquinhas pequenas de cartolina e papelão, por exemplo, com as duas opções — para algumas perguntas como “qual dos dois é mais vaidoso?” ou “qual dos dois é mais meloso?”.

Para tornar a brincadeira interativa, você pode pedir aos convidados para fazerem as perguntas na hora, escreverem sugestões em papéis ou pedir para os padrinhos e madrinhas já separarem uma lista de perguntas antes do chá de panela.

Duas verdades e uma mentira

Mais uma brincadeira que citei lá no nosso post de chá de lingerie, mas que também dá muito certo no chá de panela! Nesse caso, você pode chamar alguns dos padrinhos e das madrinhas para ajudar. Eles podem fazer isso juntos ou um de cada vez, por exemplo: um dos padrinhos conta três histórias pequenas sobre o noivo, mas uma delas é mentira e a noiva precisa adivinhar qual é. Depois dos padrinhos, as madrinhas fazem a mesma coisa para o noivo.

Se você ou seu noivo acertarem qual dos casos é mentira, vocês saem ilesos. Mas se errarem, pagam uma prenda escolhida pelos padrinhos e pelas madrinhas!

brincadeiras cha de panela

Livro de conselhos

Essa é uma ideia super fofa que é mais para o pós-festa, mas que eu aposto que você vai amar: pegue um caderno ou diário em branco e faça uma capa com o escrito “Conselhos matrimoniais para fulano e fulana” (coloque o seu nome e o nome do seu noivo). Durante a festa, faça com que o caderno passe pelas mesas dos seus convidados com a instrução para eles anotarem conselhos para os recém-casados.

Eles podem escrever conselhos fofos, como “lembre-se de dizer eu te amo” e “passem muito tempo juntos fazendo coisas que vocês gostam”, e também conselhos engraçados, como “se ela disser ‘faça o que você quiser’, não faça o que você quiser” ou “lembre-se sempre de abaixar a tampa”. Você também pode escrever tópicos nos começos das páginas para guiar os convidados na hora de escrever os conselhos.

Prova do bolo

Sabe aquele momento fofo de filme quando o casal corta o bolo de casamento juntos e um oferece um pedacinho do bolo para o outro? Vamos transformar esse momento em uma brincadeira para chá de panela e um momento de muita diversão e risada! Para isso, você vai precisar de um bolo, duas vendas e guardanapos.

Corte dois pedaços do bolo e coloque nos guardanapos. Você e seu noivo devem, vendados e sem auxílio de talheres, praticar para a troca de pedaços no dia do casamento! As risadas nessa brincadeira são garantidas!

Dica extra: Se você quiser você também pode fazer essa mesma brincadeira, porém com a taça de espumante!

casal com vendas brincadeiras cha de panela

Quem disse?

Também falei dessa brincadeira lá no post de brincadeiras de chá de lingerie. Para a versão do chá de panela, faça uma plaquinha para cada convidado que tenha a opção noiva de um lado e a opção noivo do outro. Antes da festa, você e seu noivo devem escrever uma lista de perguntas um para o outro e cada um deve responder a que o outro fez.

Na hora da festa, vocês leem apenas a resposta sem incluir pronomes, como por exemplo “o que mais me atraiu foi o sorriso” ou “o que eu mais gosto nele/nela são os olhos” e veem quem os convidados acham que disse o quê, e contem para eles qual a resposta certa!

Livro de receitas

Similar à ideia do livro de conselhos, você vai pedir para os seus convidados criarem receitas para situações corriqueiras do casamento. Você pode ir passando um livro com os títulos das receitas para os convidados preencherem ao longo do seu chá de panela, ou você pode separar um momento para a brincadeira.

Nesse caso, separe os convidados em grupos de mais ou menos quadro pessoas ou por mesas, e dê à cada mesa o título de uma receita para eles criarem os ingredientes e o modo de fazer na hora! As receitas podem ser fofas e engraçadas — “receita para fazer as pazes depois de uma briga” e “receita de como não irritar sua esposa na época da TPM”, por exemplo.

receitas cha de panela

Espero que vocês tenham gostado das sugestões de brincadeiras para chá de panela e chá bar! Todas as versões das brincadeiras podem ser organizadas por padrinhos e madrinhas sem que os noivos a conheçam previamente, e também pode ser organizada pelos próprios noivos.

Se você estiver planejando uma festa de chá de panela para um casal de amigos, lembre-se de comprar adereços de festa (aqueles óculos e chapéus engraçados) e de separar uma lista de prendas para as respostas erradas dos noivos, como o noivo ter que vestir peças da noiva e vice-versa, ou eles terem que fazer alguma dança engraçada.

E para as noivos e padrinhos é nunca fazer nada que não combine com as personalidades do casal  e que possa de alguma forma deixa-los desconfortáveis! Afinal, festa legal é aquela que todo mundo se diverte.

Não deixem de me contar nos comentários quais as brincadeiras favoritas de vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Caroline disse:

    Foram as melhores brincadeiras que já vi em algum site. Me auxiliou muito!