Bodas de Ouro — 50 Anos de Casamento!

15/03/17

Comemorar os marcos do nosso casamento é um momento importante, além de ser gostoso poder ver o quanto você e seu marido cresceram juntos ao longo de mais um ano de casados. Recentemente comemorei meus quatro anos de casamento (bodas de flores e frutas) com o meu marido, mas hoje vim dar dicas para um marco ainda mais importante: as bodas de ouro, o aniversário de cinquenta anos de casamento!

Abaixo eu separei o significado das bodas de ouro, porque ela recebe esse nome e o que ela simboliza, assim como ideias para decoração de festa, presentes e mensagens para você homenagear seus pais, avós ou outros parentes próximos que estejam comemorando esse marco tão importante na vida deles como um casal! Vamos conferir?!

bodas de ouro

Bodas de Ouro –  50 anos de casamento

Como vocês sabem, para cada aniversário de casamento foi associado um material: temos as bodas mensais de casamento, onde comemoramos mês a mês o primeiro ano, as bodas de papel (primeiro ano) e as bodas de algodão (o segundo), bodas de prata para os 25 anos de casamento e por aí em diante.

As bodas de ouro são a comemoração do aniversário de 50 anos de casamento. O ouro é um metal valioso, belo e sinônimo de riqueza e fartura, e no casamento simboliza uma união nobre, que se manteve forte durante todos esses cinquenta anos. Nas bodas de ouro é comum um casal renovar seus votos e organizar uma festa para familiares e amigos próximos.

bodas de ouro renovacao dos votos

Também é muito comum que filhos, netos ou parentes próximos organizem um evento ou uma festa para a comemoração do casal, caso eles mesmos já sejam mais velhos. E eu separei abaixo ideias para você usar na hora de planejar uma festa de bodas de ouro, ideias para presentear o casal, mensagens e até mesmo inspirações para bolos!

3 Ideias para Decoração de festa

Recriando o casamento

Essa é uma ideia muito legal e com certeza muito nostálgica. Você pode decorar a festa levando como base a decoração do casamento do casal, ou seja: mesmas cores, flores, se possível o mesmo lugar ou pelo menos o mesmo tipo de lugar — se eles casaram em uma igreja, por exemplo, ainda que você não consiga reservar a mesma igreja, você pode procurar uma outra igreja parecida e ver se é possível que eles realizem a renovação dos votos por lá!

bodas de ouro decoracao vintage

Para deixar a decoração ainda mais nostálgica, você pode pegar várias fotos do dia do casamento e espalhar pelas mesas, pelo espaço da festa e até mesmo colocar uma no bolo (abaixo tem mais ideias de bolos para as bodas de ouro). Crie um espaço que “volte no tempo”: use decorações e detalhes vintage que remetam à época em que o casamento aconteceu.

bodas de ouro decor vintagebodas de ouro inspiracao em casamentos antigosQue tal se vocês recriarem a fotografia do casamento? Se mantenham fiéis às poses e cenário, o resultado vai ser incrível!

Decoração temática

Essa também é uma ideia bastante nostálgica. Para decidir qual o tema da decoração da festa, procure algo na história de casamento deles. Você pode fazer uma decoração temática da década que eles casaram, ou inspirada no lugar no qual eles passaram a lua de mel, ou até mesmo com base no lugar que eles viveram grande parte da vida — como por exemplo uma decoração urbana ou de interior, ou até mesmo inspirada na cidade ou estado em que eles vivem, como uma decoração mineira.

bodas de ouro decoracao dos anos 60Decoração inspirada nos anos 60.

bodas de ouro decoracao antigaDecoração vintage.

Você pode ainda procurar traços da personalidade dos dois, ou deles como um casal para se inspirar no tema da festa. Se eles são um casal divertido, faça uma decoração divertida. Se eles são escritores, gostam de viajar, se amam ir ao cinema… Vale a pena descobrir mais da história deles também para buscar inspiração: como eles se conheceram e onde, como foi o pedido de casamento, etc.!

bodas de ouro decoracao alegreDecoração divertida e alegre.

Decoração dourada

A forma de decoração mais comum — e muito provavelmente a que vai te dar menos trabalho, é seguir no tradicional dourado como cor principal da decoração. Mas você ainda pode procurar vários projetinhos de DIY, e eu separei algumas ideias!

bodas de ouro decoracao dourada ideias

Você pode pintar garrafas de vidro com spray dourado (ou tinta dourada) para usar como vaso para as flores, espalhar fotos do casal nas mesas dos convidados ou um quadro com moldura dourada contando um pouco da história deles. E o mais importante: usar e abusar do dourado nos detalhes, como bombons, tecidos, talheres e mais!

bodas de ouro decoracao douradabodas de ouro ideias decoracao douradaNo quadro está escrito: “50 anos, 18.250 dias, 438.000 horas. 4 casas, 3 cidads, 5 filhos, 15 netos, 3 bisnetos. Os tempos mudam, e eu ainda te amo o mesmo tanto que te amava a 50 anos atrás.”

5 Inspirações para Bolos para bodas de ouro

Separei cinco tipos diferentes de bolos que você pode fazer para as bodas de ouro, e você também pode fazer o seu próprio bolo com a receita que eu separei no post de bolos de casamento simples — tem receita para massa, recheio e pasta americana por lá!

Cupcakes ao invés de bolo

bolo de bodas de ouro com cupcakes

Coloque uma foto do casamento no bolo

bolo de bodas de ouro com fotos

Modelos clássicos e simples

bolo de bodas de ouro classicos

Bolo de ferrero rocher

bolo de bodas de ouro com ferrero rocher

Use flores delicadas para enfeitar

bolo de bodas de ouro com flores na decoracao

3 Sugestões de Presentes para bodas de ouro

Taças ou copos de cristal personalizados

 Se o casal é daqueles de gosta de receber em casa, uma boa opção de presente são jogos de taças ou copos personalizados. Agora se eles não recebem muitos convidados, mas você sabe que eles gostam de beber um vinho juntos ou outro tipo de bebida, você pode dar só um conjunto de duas taças ou copos com uma mensagem legal gravada, especial dos 50 anos de casamento!

bodas de ouro presentes tacas personalizadas

Guardanapos e jogos americanos personalizados

Outro item personalizado que eu acho lindo, e até tenho aqui na minha casa, são guardanapos e jogos americanos personalizados. Os meus são com o monograma do meu casamento, com a minha inicial e a inicial do meu marido, o Lucas, o que eu acho um jeito elegante e discreto de personalizar o presente. Mas você também pode gravar uma mensagem ou “50 anos de casamento de (fulano) e (fulana)”, por exemplo, que com certeza vai ficar lindo!

Esse é um ótimo presente para quem gosta de receber convidados e família em casa, mas se esse não for o caso do casal que vai ser presenteado, você pode adaptar a ideia para fronhas de travesseiro ou capas de almofada personalizadas, por exemplo.

presentes bodas de ouro guardanapo de tecido personalizado

Novas alianças de ouro

Ao aproveitar para fazer a renovação dos votos, o casal pode renovar também as alianças. Nesse caso, é legal quando parentes próximos (filhos ou netos) presenteiam o casal com um novo par de alianças de ouro. Você pode inclusive mandar gravar uma mensagem dos 50 anos de casamento dentro do anel para deixar o presente ainda mais especial!

bodas de ouro renovacao dos votos e novas aliancas

20 Mensagens de Bodas de Ouro

Para o seu esposo ou esposa

“Eu me apoio em você e você se apoia em mim. E que grande benção é ter alguém com quem contar e alguém para se apoiar por 50 anos!”

“Você é minha outra metade! Parabéns a você e a nós por esta jornada de 50 anos juntos!”

“Mesmo depois de 50 anos de convivência e casamento, meu coração ainda bate mais forte quando te vejo e eu ainda me apaixono mais e mais por você a cada dia que passa.”

“Nosso 50° aniversário de casamento é uma ótima oportunidade para olharmos para trás, para a nossa história e os momentos maravilhosos que passamos juntos, e olharmos juntos para o futuro e quais sonhos ainda vamos conquistar um com o outro.”

mensagens de bodas de ouro

Para um casal que está comemorando as bodas de ouro

“Vocês são uma inspiração de como o amor, o respeito e o comprometimento de duas pessoas é capaz de criar uma linda e longa história! Feliz 50 anos de casamento!”

“Quando você acaba se casar, é difícil imaginar os próximos 50 anos com aquela pessoa, mas vocês fazem parecer fácil e são um brilhante exemplo dessa conquista! Parabéns!”

“Consigo pensar em 50 razões de porque vocês são feitos um para o outro, mas vou mencionar uma hoje: o amor de vocês resistiu à prova do tempo por 50 anos! A união e o companheirismo de vocês é um exemplo para os mais jovens! Parabéns a vocês dois!”

Mensagens engraçadas

“Dizem que os cientistas descobriram que quanto mais tempo as pessoas permanecem casadas, mais começam a se parecer um com o outro. Depois de 50 anos vocês vão precisar andar com crachás com os seus nomes na roupa!”

“O aniversário de cinquenta anos de casamento é a celebração da confiança, amor, parceria, paciência, tolerância e tenacidade entre duas pessoas. A ordem pode mudar para determinado ano.”

“O amor de um aniversário de cinquenta anos de casamento é a coisa que permite à esposa cantar enquanto ela limpa o chão que seu marido acabou de sujar com seus sapatos enlameados.”

Mensagens religiosas

“Vocês são um excelente exemplo do tipo de comprometimento que Deus espera do casamento! Que vocês continuem firmes através da fé que compartilham, e que o amor de vocês cresça mais a cada ano!”

“Parabéns pelas suas bodas de ouro e casamento duradouro! Que Deus cubra vocês de bênçãos por muitos e muitos mais anos!”

“Não sei como um casal poderia ficar tanto tempo junto se Deus não os tiver ajudado! Rezo para que esse amor continue crescendo! Feliz aniversário de casamento!”

mensagens para bodas de ouro

Espero que vocês tenham gostado das ideias para comemorar as bodas de ouro! Esse com certeza é um marco importante na vida de um casal, e merece ser comemorado e celebrado, afinal são cinquentas anos de uma história de companheirismo e perseverança entre duas pessoas que se amam.

Não deixem de comentar o que acharam, quais ideias mais gostaram, e também de me contar se já planejaram uma festa de bodas de ouro antes ou vão planejar para alguém! E aqui no blog você também encontra ideias para comemorar as bodas mensais de casamento, bodas de papel, bodas de algodão, bodas de trigo ou couro e bodas de flores e frutas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. JANE disse:

    Adorei as ideias de presentes e de mensagens

  2. Jonas disse:

    Adorei tudo, principalmente as alianças, sabem me dizer qual vlr e onde adquiri-las??

  3. Alessandra Samico disse:

    Amei as dicas.

  4. TEREZITA FREITAS disse:

    excelentes ideias . Parabéns!

  5. Laura M G Fadanelli disse:

    Gostei muito .
    estou pesquisando para nossos 50 anos, só com a família.