Modal Ebook


9 Sucos Naturais para Estresse

18/12/17

Hoje em dia é cada vez mais comuns nos sentirmos estressadas e ansiosas com o peso da rotina. Essa ansiedade pode nos causar diversos problemas de saúde e é algo muito sério. Como amo compartilhar dicas de bem estar, separei dicas naturais para lidar com esse problema: 9 receitas de sucos naturais para estresse.

Se você também está se sentindo ou já se sentiu bastante sobrecarregada, é muito importante garantir que a ansiedade e o estresse não prejudiquem sua qualidade de vida. Abaixo você vai encontrar sucos naturais com alimentos que ajudam a controlar o nível de cortisona no sangue.

sucos naturais para estresse

Sucos naturais para estresse

O estresse é natural.

Ele está presente na vida de todo mundo, e não é de hoje. Você já parou para pensar na quantidade de coisas que você faz diariamente? Na pressão que às vezes você sente no trabalho ou em casa? É natural que a gente fique ansioso e estressado de vez em quando.

O problema é o estresse crônico — ele é extremamente prejudicial ao seu corpo. E ele pode causar pressão alta, ganho de peso, acne, insônia e até mesmo depressão.

E você sabia que a sua alimentação está relacionada com o seu nível de estresse? Você com certeza já ouviu isso, mas uma boa alimentação, com os nutrientes certos, é essencial para uma vida saudável. Isso inclui também minimizar os efeitos colaterais do estresse e da ansiedade.

Mas antes vamos entender melhor como o estresse afeta o nosso corpo.

O lado ruim do cortisol

O cortisol não é necessariamente um hormônio ruim. Ele oferece um impulso de energia para o nosso corpo que é especialmente útil em situações de emergência ou de perigo. Quando precisamos daquela adrenalina para realizar uma ação mais urgente, por exemplo.

Mas nem só nessas situações: esse hormônio é produzido também quando acordamos ou fazemos exercício físico. Ou seja, já sabemos que ele não é o monstro nessa história.

Na verdade, o problema reside no excesso de cortisol no sangue. A partir de 18 minutos, a produção excessiva do hormônio já começa a ser bastante prejudicial. E tem mais: nos momentos de estresse, nosso corpo também produz adrenalina e noradrenalina.

sucos naturais para estresse e ansiedade

A adrenalina você provavelmente já conhece e o efeito já é familiar para você. Ela também te ajuda em situações de perigo, como assaltos, e momentos de tensão, como pular de paraquedas. É o seu organismo preparando o corpo para um alto esforço; é uma resposta à uma situação de estresse.

A noradrenalina também um hormônio produzido no mesmo lugar que a adrenalina e o cortisol: nas glândulas suprarrenais. Ela atua, porém, ajudando a manter a pressão sanguínea em níveis normais.

Quando esses três hormônios são lançados juntos no seu organismo em quantidades mais altas, nas situações de estresse, por exemplo, acontecem várias reações que você já conhece. O coração bate mais rápido, a pressão aumenta, você se sente mais cansado quando aquela situação passa…

Isso porque não é saudável que o seu corpo viva em constante estado de alerta. Não cuidar da sua saúde mental e viver com estresse e ansiedade pode levar a diversos problemas; diabetes, insônia, ganho de peso são alguns deles.

E vale lembrar que o aumento do cortisol também ajuda a diminuir a eficácia do seu sistema imunológico. Ou seja: fica bem mais fácil ficar doente.

Três nutrientes para combater o estresse e a ansiedade

Agora que você entendeu bem da onde vem o estresse e porquê ele é tão prejudicial à saúde, tenho uma notícia boa. Uma alimentação saudável e os nutrientes certos podem te ajudar bastante no combate ao estresse e à ansiedade!

alimentacao saudavel para combater o estresse

Alguns dos nutrientes mais importantes são:

Magnésio

Ele é um mineral vital para funções nervosas e musculares. E ele atua como uma barreira, impedindo que o cortisol entre no cérebro. Quando estamos estressados, nosso corpo acaba usando altas quantidade de magnésio; isso pode levar à uma deficiência do mineral.

Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, milho, cenoura, tomate e cebolas.

Vitamina B

Todas as vitaminas B possuem funções específicas no nosso corpo e desempenham um papel importante na gestão do estresse, ansiedade e depressão. Eles funcionam bem em conjunto para um combate eficaz ao estresse.

Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, cenoura, abóbora, abobrinha, couve-flor, maioria das frutas.

Vitamina C

Você já conhece a eficiência da vitamina C para combater gripes e resfriados. Porém, ela também desempenha um papel importante no combate ao estresse e à depressão. Ficar atento com a luz, porém, é importante: os benefícios da vitamina C são destruídos pelo cozimento e pela exposição à luz.

Dica: se puder, beba um suco com bastante vitamina C pela manhã, como um suco de limão, por exemplo. Já que os níveis de cortisol no nosso sangue são bem altos na parte da manhã, isso ajuda a suprimir o estresse e começar bem o dia.

Onde encontrar: todas as frutas cítricas, melão, melancia, abóbora, pimentão, espinafre, cenoura e repolho.

Agora você já sabe o que causa o estresse, o quão prejudicial ele é e até mesmo como uma alimentação saudável pode te ajudar a combater esses efeitos colaterais do cortisol.

Abaixo, separei nove sucos naturais para te estresse e ansiedade que também vão te ajudar no dia a dia a ter uma vida mais tranquila e saudável.

sucos para combater o estresse

9 Receitas de sucos naturais para estresse e ansiedade

Sucos naturais são uma excelente forma de incorporar alguns nutrientes à nossa dieta. Para quem não é fã de legume e verdura, é a forma perfeita de consumir esses alimentos tão importantes. Mas vale também lembrar que existem vários chás que podem te ajudar com estresse e ansiedade. Opção é o que falta!

Abaixo você confere 9 opções de sucos naturais fáceis e simples, com poucos ingredientes.

Mamão e maçã

Ingredientes

  • 1 mamão picado
  • 1 maçã vermelha picada sem sementes

Modo de preparo

Coloque as duas frutas no liquidificador com água o suficiente para facilitar a mistura. Você pode beber o suco de 2 a 3 horas antes de dormir, ou 30 minutos antes de qualquer refeição.

Banana, morango e pera

Ingredientes

  • 1 banana picada
  • 250g de morangos picados
  • 1 pera picada sem sementes
  • ½ xícara de água

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um liquidificador até obter uma mistura uniforme. Beba o suco pela manhã.

Maracujá e laranja

Ingredientes

  • 500ml de suco de laranja natural
  • Polpa de 1 maracujá médio
  • Mel

Modo de preparo

Depois de espremer as laranjas até obter os 500ml, passe a polpa do maracujá por um peneira para separar as sementes. Bata os dois ingredientes no liquidificador e adicione mel a gosto para adoçar. Você também pode acrescentar folhas de hortelã ou gengibre no suco!

receita de suco calmante de maracuja

Pera e aveia

Ingredientes

  • 1 pera picada sem sementes
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 1 xícara de chá de hortelã (200ml)
  • Mel para adoçar

Modo de preparo

Misture no liquidificador a pera, a aveia e o chá. Se preferir, use um processador para primeiro fazer o suco de pera e então misturar os ingredientes; ou misture eles aos poucos: a pera e o chá, depois acrescente a aveia. Por fim, coloque mel a gosto para adoçar e sirva-se!

Melão e camomila

Ingredientes

  • 3 fatias de melão picado
  • 1 xícara de chá de camomila (200ml)

Modo de preparo

Misture os ingredientes no liquidificador. Beba o suco antes de dormir.

Abacaxi e couve

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de couve picada
  • 1 copo de água de coco (250ml)
  • 3 folhas de hortelã
  • 1 fatia de abacaxi
  • Suco de meio limão

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Você pode, caso prefira, ir misturando eles aos poucos. Coloque a couve e a água de coco, depois acrescente as folhas de hortelã, o abacaxi e o suco de limão. Beba sem coar.

sucos para combater a ansiedade

Couve e água de coco

Ingredientes

  • 1 folha de couve picada
  • 100g de broto de alfafa picado
  • 1 copo de água de coco (250ml)

Modo de preparo

Misture os ingredientes no liquidificador e beba sem coar.

Maçã e framboesa

Ingredientes

  • 2 maçãs picadas sem sementes
  • 7 framboesas
  • 1 folha de menta

Modo de preparo

Misture os ingredientes no liquidificador acrescentando água se sentir que o suco está muito grosso. Beba o suco no café da manhã ou no jantar.

Maçã, espinafre e gengibre

Ingredientes

  • 1 maçã picada sem sementes
  • 1 colher de sopa de farelo de trigo
  • 1 punhado de espinafre
  • 1 colher de chá de lascas de gengibre

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador acrescentando água se a mistura estiver muito espessa. Beba ele sem coar.

sucos para combater o estresse e a ansiedade

Espero que você tenha gostado de conferir essas dicas de sucos naturais para estresse e ansiedade! Falo sempre aqui pelo blog sobre como uma vida saudável é importante. E cuidar da sua alimentação é o primeiro passo.

Não deixe de me escrever nos comentários o que achou do conteúdo, quais desses sucos você já conhecia e já toma. E se experimentar algum deles, me conta se gostou!

Quer conferir mais dicas assim? Separei três posts que acho que você vai gostar:

23 chás para uma vida saudável11 hábitos ruins para você cortar da sua vida e receita de salada detox.

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *