5 Estilos de Decoração para Você Conhecer

14/05/18

Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu amo dar dicas de decoração. Tanto sobre dicas de espaço, como decoração de apartamento pequeno, quanto sobre estilos, como minimalismo. E esta é só uma das tendências de design do momento, mas hoje resolvi trazer outras opções e separei 5 estilos de decoração para você conhecer. 

Abaixo você vai conhecer melhor os estilos escandinavo, industrial, boêmio, mediterrâneo e shabby chic. E também conferir exemplos e inspirações para ver qual deles combina melhor com você e com a sua casa. Se interessou no conteúdo? É só continuar lendo!

estilos de decoracao

Estilos de decoração para você conhecer

Escandinavo

O estilo escandinavo se aproxima muito do estilo minimalista. Isso porque ele é inspirado na simplicidade de vida demonstrada nos países nórdicos, principalmente na decoração. 

É um estilo caracterizado por móveis simples, funcionais e contemporâneos, todos com uma proporção adequada ao espaço. Linhas fluidas, elementos naturais como madeira prensada, alumínio esmaltado, pisos de tábuas largas. 

estilo de decoracao escandinavo

A palheta de cores tende a ser uma mistura de branco com tons de cinza, e os toques com cores mais vivas normalmente vem de artes, fibras naturais ou de uma peça com maior destaque no espaço. A iluminação também ajuda muito para essa sensação de espaço que a decoração escandinava busca obter. 

decoracao escandinavaestilo escandinavo

Industrial

O estilo industrial é mais ou menos aquilo que o nome já indica, e é inspirado na era industrial da virada do século. Pense em uma indústria. O que vem à mente? Fios aparentes, madeiras desgastadas, muito aço e metal… Essa é a pegada do design industrial.

Nesse estilo de decoração você encontra tijolos aparentes, pés direitos altos, luminárias com fios aparentes, canos ou dutos expostos. A mobília costuma ser funcional e bem espaçada, e as artes decorativas costumam ser fotografias ou abstratas. 

estilo de decoracao industrial

A decoração possui, em geral, um tom mais neutro proveniente dos materiais principais, madeira e aço. 

E não pense que só porque é inspirada em indústrias que ela é desconfortável. Muito pelo contrário, você pode investir em poltronas e sofás confortáveis, mas que colaboram para o tom industrial e funcional desse estilo de decoração. 

decoracao industrial estilo industrial

Boho

Se você já ouviu falar do estilo boêmio, seja na moda, decoração ou até mesmo o estilo de vida, já sabe o que esperar. O boho se inspira em um estilo de vida vanguardista mais despreocupado e livre. É todo baseado em padrões ricos e cores vibrantes; uma aparência confusa com mistura de estilos, mas de forma proposital.  

Têxteis, madeira, decorações étnicas e nômades… O mais legal do estilo boho é essa liberdade de poder expressar sua criatividade da forma que você preferir, sem precisar seguir uma regra. 

estilo de decoracao boemioestilo boemio

É um estilo que combina muito com pessoas de espírito mais aventureiro e descontraído. É muito caracterizado por decorativos variados que representam memórias. Um livro que você comprou em um sebo na última viagem que você fez junto de um globo que você recebeu de herança da família. 

Travesseiros e almofadas no chão e cadeiras, assim como tapetes coloridos também são comuns na decoração boho. As cores predominantes costumam ser vermelho e roxos, misturados com tons mais claros, buscando um ambiente acolhedor. 

decoracao boemia estilo boho

Mediterrâneo

O estilo mediterrâneo abrange mais territórios do que você pode imaginar pelo nome. Além de se inspirar em regiões costeiras da Itália, Grécia e Espanha, também se inspira em países do norte da África e oeste da Ásia. 

A palheta de cores reflete o mar e cidades mediterrâneas, com tons de terracota, lavanda, azul e amarelo; e com detalhes em cores quentes e fortes, principalmente através de têxteis maravilhosos inspirados ou vindos diretamente de Marrocos. 

estilo de decoracao mediterraneo

O mobiliário costuma incluir bastante madeira, esculturas antigas são os decorativos favoritos e os tecidos se misturam com as texturas usadas nas paredes. 

Por ser essa mistura de influências, o estilo mediterrâneo pode se apresentar em diversas formas e palhetas de cores, mas ele sempre passa uma sensação de que, ao abrir a porta, você vai dar de cara com o mar e a brisa das cidades costeiras europeias. 

decoracao mediterranea estilo mediterraneo

“Shabby chic”

Em tradução livre, o shabby chic pode ser interpretado como o estilo “chique gasto”. Imagine um brechó de móveis elegante, com relíquias maravilhosas e de boa qualidade, mas a aparência um pouco gasta? É essa a pegada do shabby chic: um vintage propositalmente gasto.

Logo, os móveis desse estilo de decoração possuem sempre uma aparência envelhecida, madeira desgastada e tinta um pouco lixada para expor os sinais de desgaste. 

estilo de decoracao shabby chic

É um estilo vintage, assim como o boho que também é inspirado na vanguarda. Mas ao contrário do estilo boêmio e outros igualmente vintages, o shabby chic tende a ser mais feminino, suave, delicado e elegante. 

A palheta de cores inclui branco, tons de creme, cores cruas e tons pastéis. Linhos combinam bem com a elegância desse tipo de decoração, e as cores mais fortes são aplicadas em decorativos e adornos. 

decoracao shabby chic estilo shabby chic

Espero que você tenha gostado de conferir um pouco mais sobre esses cinco estilos de decoração! Sempre que falamos sobre design de interiores, o mais importante é que você escolha um padrão que você goste, seja de cores, formas ou texturas. Muito melhor do que seguir uma tendência, é viver em uma casa que combina com você e na qual você se sente bem.

Por isso mesmo não existe nenhuma regra certinha. Você pode misturar elementos de diferentes estilos de decoração, criar espaços que sejam diferentes um dos outros… Só lembre-se de tentar criar uma linha coesa para que os ambientes pareçam todos da mesa casa, ok? 😉 

Fora isso, deixe sua criatividade fluir! E se precisar, recomendo sempre pedir ajuda a um profissional, como uma arquiteta ou um designer. 

Quer conhecer outros estilos de decoração? Aqui no blog já falei bastante sobre decoração minimalista, e também já separei dicas e inspirações de outros dois estilos: decoração rústica e decoração romântica. 

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *