5 Dicas para Lavar Roupas

07/12/17

Quem me acompanha lá no canal do Vida de Casada, viu que recentemente postei um vídeo com 5 dicas para lavar roupas e manter elas conservadas. Como eu sei que vocês também adoram ver essas “dicas de casada” por aqui, trouxe o conteúdo para cá para compartilhar com vocês!

Abaixo você vai conferir essas cinco dicas práticas que eu uso para manter minhas roupas sempre conservadas, e também o vídeo no qual eu mostro um pouco dessas dicas. Vamos conferir?!

5 Dicas para Lavar Roupas

Analise as etiquetas das roupas

Essa é uma dica muito ignorada pelas pessoas, mas fundamental. Entender os símbolos nas etiquetas das roupas é muito importante: eles direcionam a maneira como você vai lavar cada peça.

E como são vários símbolos, a minha dica é: coloque uma colinha na sua lavanderia! Assim, toda vez que você for lavar uma peça, você já consegue ver a melhor forma de lavá-la e manter ela muito bem conservada!

Etiqueta de roupas

Cuidado ao misturar as roupas

Ter um cuidado na hora de separar as peças também é fundamental. Aqui em casa, eu separo minhas roupas por três critérios, que vou compartilhar abaixo com vocês.

Por cor: deixar as brancas, as pretas e as coloridas separadas. Assim você evita que uma roupa manche a outra.

Roupas de academia: deixo sempre as roupas para prática de esportes separadas, já que elas costumam ir para a máquina com um odor mais forte, um cheirinho de suor mesmo. Por isso é legal evitar que esse odor chegue nas nossas outras roupas. E se ele estiver mais forte que o normal, o ideal é deixar a peça de molho antes da lavagem.

Roupas de academia lavar

Peças mais delicadas ou com detalhes: se você tem uma blusinha ou um vestido com uma corda, um detalhe extra, é legal ter um cuidado. Muitas vezes, quando a peça é mais delicada, eu opto por colocar ela em um saquinho antes de levar à máquina.

Cuidado com as roupas que desbotam

A gente sabe que muitas peças desbotam ao longo do tempo, ou até mesmo na primeira lavagem. E tomar cuidado com essas roupas que soltam tinta é muito importante. Para saber melhor se aquela peça vai soltar tinta a ponto de prejudicar outras peças que vão estar na máquina também, basta fazer um pequeno teste.

Umedeça um pedaço da roupa, de preferência do lado interno da peça. Depois, coloque um pano branco por cima daquela área molhada e passe um ferro por cima do pano branco. Se as cores não forem transferidas para o pano, quer dizer que elas são firmes e podem ser lavadas normalmente.

Teste da consistencia das coresCuidado ao escolher os produtos

Escolher produtos bons é fundamental. Infelizmente, alguns produtos precisamos usar várias vezes até que a peça esteja de fato limpa, o que acaba danificando a fibra da sua roupa. Isso pode fazer com que ela desbote e dure muito menos tempo.

Quem me acompanha, sabe que eu adoro usar sabão líquido. Além de ser eficiente e eficaz, ele consegue de fato entrar na peça, limpar e não deixar nenhuma marca ou mancha.

E recentemente, entrou no mercado um produto chamado Semorin concentrado, com três opções de embalagem: 500ml, 1l e 2l. Para usar é bem simples: você apenas coloca o produto na tampa medidora — a medida da tampa é para uma máquina de 10kg, ok?

O melhor: a embalagem de 2 litros rende até 55 lavagens! Muito mais econômico e mais ecológico!

semorim

Cuidados na hora de secar

O momento de secagem das peças também é importante, e por isso mesmo resolvi separar três truques para você usar aí no seu dia a dia!

Truque 1: se você conseguir, dê preferência para lavar sua roupas no período da manhã — no máximo no período da tarde — porque assim suas peças não vão ficar estendidas por muito tempo.

Muitas pessoas acabam lavando as peças à noite e deixando elas para secar até a parte da manhã ou se esquecendo delas. Isso danifica as fibras das roupas, principalmente de toalhas e roupas de cama.

Truque 2: hoje em dia existem várias roupas que não precisam ser passadas. No caso de peças assim, basta colocar elas para secar em um cabide — lembrando que ele não pode ser de tecido, nem de veludo para não manchar sua roupa. O ideal é que ele seja de plástico.

Truque 3: na hora de secar roupas de lã e casaquinhos, é importante lembrar que esse tipo de roupa não pode ser secado na vertical. Isso pode esticar a peça, e você pode também acabar perdendo ela. Basta colocar elas para secar na horizontal, de preferência com uma toalha por baixo para proteger

Espero que você tenha gostado de conferir esses 5 cuidados e dicas para lavar roupas e manter elas bem conservadas! São dicas simples e práticas, mas muito importantes no dia a dia. E se você usa alguma outra dica, não deixa de me contar aqui nos comentários!

Quer ler mais sobre limpeza e organização de casa? Aqui no blog você também encontra posts sobre 6 dicas para uma casa limpa e organizada5 dobras de roupa para organizar armários e os 15 erros de organização mais comuns.

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *